Futricas Fortalezenses

Confira o Arquivo Nirez para o 19 de junho na Histrória de Fortaleza:
1880 - Falecimento, aos 47 anos de idade, em Paris, de Bernardo Duarte Brandão (Barão do Crato), cearense de Icó, bacharel em ciências jurídicas e sociais. Foi deputado da Província e nomeado 4º vice-presidente. Seu corpo foi embalsamado e enviado a Fortaleza onde foi sepultado no Cemitério de São João Batista. Hoje é nome de Rua na Floresta (Álvaro Weyne) e Monte Castelo.
1910 - Funda-se, no salão da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Guilherme Rocha, o Centro Espírita Cearense.
1912 - Embarca na Ponte Metálica, de regresso a Pernambuco, o 49º Batalhão de Caçadores, a bordo do vapor “Minas Gerais”.
1913 - Funda-se, sob os auspícios do Sr. Arcebispo Metropolitano, o Círculo dos Operários Católicos de Fortaleza, tendo à frente o padre Jerônimo de Castro.
1923 - Morre José Maria Vóssio Brígido, que usava o pseudônimo de Mogar Jandira, na Padaria Espiritual.
1930 - Inaugurado o cinema sonoro em Fortaleza, no Cine Moderno - que vinha desde 1921 apresentando fitas mudas - com o filme Broadway Melody, da Metro, no processo Vitaphone.
1933 - Morre, em Mondubim, o antigo comerciante João Sobreira de Andrade, dono da Casa Petrópolis, no centro de Fortaleza.
1934 - Criada, por Provisão, a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica, sob direção dos padres lazaristas, na ocasião sob administração do padre Guilherme Vaessen.
1941 - Com a presença do secretário de Polícia e Segurança, Antônio Catunda de Saboia, realiza-se a cerimônia de posse dos novos Delegados de Fortaleza, o advogado José Pompeu Gomes de Matos, na Delegacia de Investigações; o capitão Ponce Leão, na Primeira Delegacia e o advogado José Maria Catunda, na Delegacia da Ordem Política e Social.
1942 - Criado o Centro Espírita João Evangelista Amor e Fraternidade, no Jardim América, sob direção de Francisco Ernani Pinto.
1951 - Apresenta-se na Rádio Iracema de Fortaleza e no Teatro José de Alencar, o cantor Sílvio Caldas e a Orquestra de Ruy Rey.
1955 - Em Fortaleza o marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora), que faz comício de propaganda de sua candidatura à Presidência da República.
1960 - Estreia, no Teatro José de Alencar, do Teatro Universitário, sob a direção de José Maria Bezerra de Paiva (B. de Paiva), com a peça de Ariano Suassuna “O Auto da Compadecida”.
1963 - Morre, aos 77 anos de idade, o oficial da Marinha José Maria de Aguiar (Patrão-mor Aguiar), hoje nome de praça em Parangaba. Nascera no distrito de de Mirim, no município de Massapê, CE., em 25/05/1886.
1965 - Eleita Miss Ceará 1965, no Baile das Misses realizado no Náutico Atlético Cearense-NAC, Iassodara Cavalcante Viana, representante do Clube dos Diários.
1967 - Morre, aos 77 anos de idade, o padre Geminiano Bezerra de Menezes (Padre Nini), que foi vigário do Patrocínio. Era cearense de Pacoti nascido a 28/09/1890.]
1970 - Morre, aos 75 anos de idade, o advogado Gentil Barreira, ex-deputado que também foi secretário de Estado. Nascera a 10/02/1895 em Sólonópole.
1978 - Terreno entre a Rua Joaquim Lima, Rua Manuel de Queirós, Rua Ribamar Lobo e Rua Desembargador Lauro Nogueira é batizado de Praça Arquiteto Laércio Acioli, no Papicu. A praça é cortada ao meio pela Rua Pereira de Miranda.
1981 - A Santa Casa de Misericórdia vende imóvel de sua propriedade nas proximidades do Estádio Castelão, para resolver urgentes problemas, entre eles saudar títulos protestados.
1987 - Morre, em Fortaleza, o antigo diretor do Banco dos Proprietários e do Banco Industrial do Ceará-BIC, banqueiro Deusdedit Costa Sousa.
1987 - Cai sobre Fortaleza forte chuva (89mm), que deixa um saldo de várias inundações, inclusive em cartórios, danificando vários processos, desabamentos e centenas de desabrigados.
1987 - Desaprovadas as contas do Banco do Estado do Ceará-BEC, relativas ao exercício financeiro de 1986, quando da gestão de Fernando Terra.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto