Ceará conta com 648 mil motoristas com restrição visual

De acordo com um levantamento inédito realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), dos 2.133.263 de pessoas habilitadas no Ceará, 648.868 motoristas ou motociclistas possuem algum tipo de restrição visual. Isso representa um total de 30% da população motorizada do estado. Essas condições exigem dos condutores o uso de lentes de contato ou óculos.

O médico oftalmologista e membro do CBO, Giuliano Veras alerta que, diante desse cenário, os motoristas precisam criar o hábito de passar por consultas regulares, mesmo já habilitados. 

- Muitas distorções podem surgir ao longo da nossa vida e, caso não sejam tratadas a tempo e da maneira correta, podem representar um risco no trânsito. Sem contar que é fundamental avaliar anualmente as condições dos óculos utilizados, já que essas restrições visuais exigem o uso desse elemento, bem como as lentes de contato. A saúde ocular dos motoristas é essencial para um trânsito mais seguro. Sem uma condição adequada para dirigir, o motorista coloca não só em risco sua vida, mas de toda a população”.

A inclusão dessas anotações na CNH é feita no momento do exame para fazer o documento pela primeira vez ou em sua renovação. Um médico avalia o candidato, analisando suas condições para conduzir um veículo sem oferecer perigo para outros motoristas, pedestres ou passageiros. Ainda nesse exame, o médico identifica a existência de deficiência e recomenda que o candidato busque o suporte de um oftalmologista, no caso de problemas de visão, para fazer o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.

Região Nordeste - De acordo com o levantamento, o Ceará possui a terceira maior quantidade de motoristas habilitados com restrição visual, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte, que tem 38% dos seus condutores nessas condições, e a Paraíba, que soma 36% do total de motoristas nesse cenário. 

Em todo o País, conforme os dados da pesquisa, houve um aumento de 44% no número de motoristas com restrições visuais, entre 2014 e 2020. A análise dos dados foi realizada por oftalmologistas do CBO com base em dados oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses