Webinar aborda a utilização de resíduos da mineração



A exploração de recursos minerais é de grande importância para a humanidade. Entretanto, essa prática gera grandes volumes de resíduos. O evento “Utilização de Resíduos da Mineração”, nesta quinta-feira (27 de maio), às duas da tarde, objetiva apresentar a importância da pesquisa científica em busca do melhor aproveitamento desse material. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sympla.com.
Para o Gerente Técnico do Laboratório de Rochas Ornamentais do Nutec, Wollker Cunha Soares, é essencial a realização de pesquisas científicas na área de resíduos de mineração para evitar mais impactos ao meio ambiente.
- Os resíduos são uma preocupação crescente para o setor da mineração, sobretudo na rocha ornamental, pois seu descarte inadequado pode causar problemas ambientais. Contudo, os resíduos de rochas possuem características importantes para gerar novos produtos. O evento é uma forma de chamar atenção para o tema e divulgar alguns trabalhos realizados em pesquisas”, afirma.
O evento contará com a participação de Francisco Hollanda, tecnologista sênior III do Centro de Tecnologia Mineral–CETEM; Ricardo Emílio, professor do departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Ceará (UFC); Talita Gentil, professora do curso técnico em mineração e coordenadora de extensão do Instituto Federal da Bahia – Campus Jacobina; e Erlon Cordeiro, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, no curso de Engenharia Mecânica. A mediação ficará por conta do Gerente Técnico do Laboratório de Rochas Ornamentais – LRO da Gerência de Materiais do Nutec, Wollker Cunha Soares.
A transmissão será realizada no canal do YouTube do Nutec (Nutec ce). Ao final do evento, os inscritos que preencherem a lista de presença receberão o certificado de participação.
Resíduos da mineração - Resíduos de mineração já são reintroduzidos na cadeia econômica em países como Canadá, EUA, Austrália, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, África do Sul e China, sendo que a China possui meta de reutilizar ao menos 20% dos rejeitos de mineração.
Estudos apontam que o aproveitamento dos resíduos da mineração para a transformação em insumos de construção civil pode proporcionar redução de até 40% nos custos das obras, ademais do fato de se evitar a degradação ambiental com a disposição destes resíduos nas formas tradicionais (pilhas e barragens), ganho imensurável de equilíbrio ecológico.
A atividade minerária é, por si só, poluidora. Não há como extrair minerais da terra sem causar danos ao meio ambiente. Porém trata-se de atividade necessária à produção de diversos bens e manutenção do meio de vida do ser humano, logo, cabe a adoção dos meios de produção e técnicas que causem menos danos ao meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto