Hoje é Dia da Mata Atlântica

Nesta quinta-feira (27 de maio), a Secretaria Cearense do Meio Ambiente (Sema) realiza uma manhã de atividades online, para marcar o Dia da Mata Atlântica. O evento será realizado com a participação de gestores públicos do Maciço de Baturité – prefeitos e secretários, conselheiros do Meio Ambiente dos municípios e das unidades de conservação (UCs), Área de Proteção Ambiental – APA da Serra de Baturité e Refúgio da Vida Silvestre – REVIS Periquito Cara Suja. Pela primeira vez, em formato virtual, foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da Sema com a participação do Secretário Artur Bruno.
O objetivo é apresentar e debater as políticas e projetos ambientais desenvolvidos na região do Maciço de Baturité, com foco na Mata Atlântica. Na ocasião, será apresentado vídeo, no qual Artur Bruno e o Secretário Executivo da SEMA, Fernando Bezerra, representante do Ceará no Conselho Nacional da Biosfera da Mata Atlântica (CN – RBMA), estão realizando plantio no Bosque da Memória (Parque Estadual do Cocó), em homenagem a Afrânio Menezes, falecido vítima da Covid19. Ele era o vice-presidente do CN-RBMA.
Mata Atlântica - Floresta com uma das maiores biodiversidades do planeta e, ao mesmo tempo, um dos biomas mais ameaçados no país, a Mata Atlântica possui importância vital para 128 milhões de brasileiros espalhados por 17 estados, do Ceará ao Rio Grande do Sul. É celebrada em 27 de maio, porque nesta data, em 1560, o Padre Anchieta assinou a “Carta de São Vicente”, onde descreveu a riqueza das florestas tropicais do Brasil. Desde 2002, o evento é realizado em distintas cidades onde há ocorrência do Bioma.
Confira programação do Dia Nacional da Mata Atlântica, no Ceará:
9h: Abertura com a participação do Secretário Artur Bruno
Apresentação de vídeo do plantio de mudas, no Bosque da Memória, no Parque Estadual do Cocó, em homenagem ao Afrânio, Vice- Presidente do Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, falecido vítima da Covid19.
Apresentação 1: Sistema Estadual do Meio Ambiente – o papel da Sema e da Semace
Palestrantes: Artur Bruno e Carlos Alberto.
Apresentação 2: Os desafios para a implantação e implementação de políticas ambientais.
Palestrante: Deputado estadual Acrísio Sena
Apresentação 3: APA da Serra de Baturité e REVIS Periquito Cara Suja e o resultado das gestões.
Palestrante: Patrícia Jacaúna.
Apresentação 4: Economia Verde no Maciço de Baturité
Palestrante: Adalberto Alencar, Coordenador de Políticas Públicas e Transição Ecológica da Fundação Cepema.
Apresentação 05: Maciço de Baturité: os avanços na Gestão de Resíduos Sólidos
Palestrante: Prefeita de Guaramiranga, Roberlândia Ferreira.
11h30: Debate.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses