Futricas Fortalezenses

Confira o Arquivo Nirez para 30 de maio na História de Fortaleza:

1849 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, o juiz de paz Vicente Ferreira Mendes Pereira.

1864 - Morre, vítima de colapso cardíaco, em Fortaleza, o inspetor da Alfândega, ex-tenente coronel da Guarda Nacional Luís Vieira da Costa Delgado Perdigão, fortalezense nascido em 1808.
1892 - Esta data marca a fundação do mais importante movimento cultural de nossa terra, a Padaria Espiritual, que tinha sede na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) e que ficou conhecida nacionalmente “pela inédita bizarria de seu programa”, como afirma Rafael Sânzio de Azevedo. Outro local de reunião dos “padeiros” era no Café Java, na Praça do Ferreira. Faziam parte da agremiação Jovino Guedes Alcoforado, Antônio Sales, Luís Tibúrcio de Freitas, Ulisses Bezerra, Carlos Vítor, Moura Cavalcanti, Teófilo de Moura, Álvaro Dias Martins (Álvaro Martins) “Alvarins”, João Lopes de Abreu Lage (Lopes Filho), Temístocles Machado, Manuel Sabino Batista, José Maria Brígido, Henrique Jorge Ferreira Lopes (Sarasate Mirim), Lívio Barreto, Luís Félix de Sá, Joaquim Vitoriano de Almeida Pinheiro, Antônio de Castro Vidal Barbosa, Adolfo Ferreira Caminha (Adolfo Caminha), José dos Santos e João Paiva, todos fundadores. Depois ingressaram muitos outros. Publicava o jornal O Pão. A Padaria Espiritual extinguiu-se em 1897.
1915 - Fundada a Liga Metropolitana Cearense de Futebol, que teve na presidência interina Alcides de Castro Santos (Alcides Santos), presidente do Stela. Foi escolhido para presidente da Liga, Heitor Augusto Borges e para vice Clodoveu Moraes. Os clubes fundadores foram: Stela, Ceará (que oficialmente ainda era Rio Branco), Rio Negro e Maranguape.
1917 - Francisco Philomeno Ferreira Gomes adquire da viuva Mariana Gurgel de Lima a Fábrica de Cigarros Fortaleza, que ficava na Praça José de Alencar, 120 e juntamente com seus filhos Pedro Philomeno Gomes e Godofredo Messias Ferreira Gomes constitui uma sociedade mercantil denominada Gomes & Messias, fundando a Fábrica Iracema.
1929 - Surge a Tribu Cearense de Antropofagia, fundada na redação do jornal O Povo, na Rua Barão do Rio Branco, 239. Na primeira eleição o presidente foi Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho) e o secretário, Paulo Sarasate Ferreira Lopes.
1930 - Morre, em Fortaleza, Amarílio Normando, proprietário do Bar do Passeio Público.
1933 - O Governo Estadual adquire por 140 contos de réis a chácara Nous Autres, na Avenida Bezerra de Menezes, 1820, no Alagadiço, para demolir e construir o prédio da Diretoria Geral da Agricultura, depois Secretaria de Agricultura e Abastecimento e hoje Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.
1941 - O Aero-Clube do Ceará oferece um coquetel à imprensa em sua nova sede na Praia de Iracema, inaugurando-a.
1946 - Transita por Fortaleza, pela primeira vez, um avião Constelation, considerada a maior aeronave comercial do mundo, na época.
1950 - Morre, aos 35 anos de idade, Paulo de Brito Firmeza, vítima de desastre aviatório. Era professor da Faculdade de Farmácia e Odontologia, pela qual se formara. Nascera em Fortaleza no dia 13/02/1915.
1951 - Chega a Fortaleza, uma nova marca de leite em pó vindo do Canadá, o Leite Canac, representado aqui com exclusividade por Rui Caminha Barbosa.
1951 - O Diário Oficial do Município 5.138 publica a Lei 321, do dia 16 que denomina de Padre Andrade parte o antigo bairro da Cachoeirinha, no distrito de Antônio Bezerra, proposição do vereador Gutemberg Braun. O nome do Padre Andrade era Francisco Juvencio de Andrade Filho.
1953 - Toma posse, às 20 horas, na sede da Associação Cearense de Imprensa, na Rua Senador Pompeu, a nova diretoria da Associação dos Profissionais da Crônica Esportiva do Estado do Ceará - APCDEC. A nova diretoria está assim constituída: Presidente - Antônio Pontes Tavares; Vice-presidente - Antônio Almeida; 1º secretário - Thiago Otacílio de Alfeu; 2º Secretário - Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto); 1º Tesoureiro - Luís Carlos Aguiar; 2º Tesoureiro - Aliatar Bezerra; Orador - Aécio de Borba Vasconcelos; Diretor de publicidade - J. Arabá Matos. Conselho Fiscal: Presidente - Eduardo Guilherme da Silva; José Carlos de Araújo e Orlando Ramalho; Comissão Permanente da Classe: Presidente - Aécio de Menezes, Arnolfo Fontenele e Iran Benevides.
1959 - Ocorre o Baile das Misses, no Náutico Atlético Cearense - NAC, para escolha da Miss Ceará 1959, saindo vencedora Rufina Braga da Justa, representante do Clube Iracema.
1961 - Publicado o primeiro número do jornal O Suburbano, do bairro Dias Macedo, antigo Mata Galinha, com redação em casa na Avenida Pedro Dantas. Diretor: José de Arimatéia Palhano.
1963 - O Diário Oficial do Município 2.767 publica a Lei 2.151, do dia 29, que concede o Título de Cidadão de Fortaleza aos escritores Lauro de Oliveira Lima e Ismael de Andrade Pordeus (Ismael Pordeus).
1964 - Na tradicional Festa das Flores, realizada à noite no Clube dos Diários, é coroada Rainha da Imprensa a senhorita Ariadne Ancilon Cavalcante, tendo como princesas Regina Tavares e Ília Freitas. Fora eleita no dia 23/01 e recebeu o cetro das mãos de sua antecessora, Maria Luísa Barbosa Chaves (Maria Luísa Chaves).
1969 - Nomeado para a Secretaria de Polícia e Segurança Pública, o coronel Hamilton Holanda Teófilo.
1969 - Na administração do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante realiza-se reunião para tirar de circulação os ônibus elétricos da CTC, que estavam circulando desde 1967.
1969 - O professor Antônio Martins de Aguiar e Silva (Martinz de Aguiar), recebe o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal do Ceará-UFC.
1979 - Assume em Brasília o novo Reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, o professor Paulo Elpídio de Menezes Neto.

1986 - Inaugura-se a Rádio Cidade FM, do Grupo Patriolino Ribeiro de Sousa, na Avenida Desembargador Moreira, 2910, no Dionísio Torres.
1989 - Conferido ao professor e escritor Clodomir Teófilo Girão, pela Câmara municipal de Fortaleza, o Título de Cidadão de Fortaleza. Ele era natural de Morana Nova.
1993 - Morre em Fortaleza o conhecido leiloeiro Edgar da Cunha Rola.
2003 - Inaugura-se a sede do Instituto da Cidade, localizada nas salas 201 e 202, no segundo andar do prédio situado na Avenida Santos Dumont, 1789, às 18 horas.
2012 - Recebe, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, Rua Thompson Bulcão, 830, bairro Luciano Cavalcante, o prémio Medalha Boticário Ferreira, o escritor Raimundo Alves Ferreira Neto (Raimundo Neto), requerimento de autoria do vereador Antônio da Silveira Machado Neto (Machadinho). Na ocasião, será lançado o livro "Os Acangapebas", de autoria do homenageado, ganhador do Edital de Literatura da Secretaria da Cultura de Fortaleza (2007) e do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura da Academia Cearense de Letras (2011).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses