Futricas Fortalezenses

Confira o Arquivo Nirez para 29 de maio na História de Fortaleza:

1838 - Em Moçambique, na África, morre João Carlos Augusto de Oeynhausen e Grevembourg, militar que governou o Ceará de 1803 a 1807 e foi senador. Era português de Lisboa nascido em 12/10/1776. Foi Visconde e Marquês de Aracati.
1847 - Assume a Chefia de Polícia, o Conselheiro Tristão de Alencar Araripe. Hoje é nome de rua no centro, José Bonifácio e Bairro de Fátima.
1896 - Morre, aos 35 anos de idade, o magistrado, professor, poeta, escritor, contista e historiador José Carlos da Costa Ribeiro Júnior (José Carlos Júnior), o Bruno Jaci, da Padaria Espiritual. Foi fundador da Academia Cearense de Letras - ACL. Era paraibano da cidade da Paraíba, (hoje João Pessoa), onde nascera a 24/07/1860.
1904 - Publica-se em Fortaleza, o periódico literário e noticioso O Germinal, que tinha como redatores Álvaro Bomílcar da Cunha, Bezerra Filho, Álvaro Adolfo, Joaquim Olímpio da Rocha, Joaquim Fabrício e José Vieira. Saía semanalmente. Era impresso na Tipografia Minerva de Assis Bezerra. Durou apenas até setembro.
1904 - Assume o vigariato da freguesia de São José de Fortaleza, o monsenhor João Alfredo Furtado (Monsenhor Furtado), que ficaria até 1925.
1912 - Morre, em Fortaleza, aos 50 anos de idade, o bacharel em direito Antônio Adolfo Coelho de Arruda (Antônio Arruda), cearense de Sobral nascido a 28/02/1862. É hoje nome de rua no bairro Cristo Redentor (Tirol).
1919 - Eclipse total do sol acorre. Para observar o acontecimento vieram uma comissão brasileira chefiada por Henrique Morise, uma comissão inglesa composta dos astrônomos C. D. Crommelin e D. G. Davidson, do Observatório de Greenwich e outra americana composta de técnicos da Carnegie Institution, de Washington, Daniel Wise e Andrew Thompson. O ponto escolhido para as observações foi a cidade de Sobral. Em Fortaleza o eclipse teve início às 9h3 e terminou às 9h5m3segundos.
1926 - Inaugurada a Casa Pratt, explorando o ramo de máquinas de escrever.
1930 - Ocorre a bênção da Igreja do Cristo-Rei, na Rua Nogueira Acioli, em frente a atual Praça da Bandeira, dos padres Jesuítas. Foi a primeira igreja católica sem uma cruz no topo.
1930 - Inaugura-se, no Leprosário de Canafístula (hoje Antônio Diogo), a creche para os filhos dos doentes internados, com a presença do presidente do Estado, José Carlos Matos Peixoto.
1934 - Instalada, na Rua Major Facundo, 576, na Praça do Ferreira, a Drogaria e Farmácia Oswaldo Cruz, da firma Hortêncio Mota & Companhia composta dos sócios: Benjamin Hortêncio de Medeiros, Murilo Hortêncio de Medeiros, Hortêncio Mota de Campelo Matos, Áureo Hortêncio de Aguiar, Artur Augusto Porto e Raimundo Paiva Mota, em prédio de propriedade de Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho), construído em 1927. Hoje pertence a herdeiros de Edgar Rodrigues de Paula.
1941 - Inaugurada, pelo Interventor Francisco de Menezes Pimentel, às 17h, na Praça José de Alencar, a Festa da Mocidade, promovida pelo Centro Estudantal Cearense-CEC, em benefício da Casa do Estudante.
1942 - Em Fortaleza, o violonista cego Levino Albano da Conceição (Levino Conceição), que realiza recital no Teatro José de Alencar no dia 12 de junho.
1944 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), em salão no Palácio do Comércio, Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, que foi saudado por Manuel Antônio de Andrade Furtado.
1944 - Morre, aos 60 anos de idade, o industrial Francisco Lorda, proprietário do Curtume Cearense. Ele era uruguaio, de Montevidéu.
1951 - Circula o primeiro número da Revista dos Municípios do Ceará, sob a direção dos advogados Américo Barreira e Lauro Maciel Severiano.
1951 - O Diário Oficial do Município - Diom nº 5.937 traz a Lei nº 275, de 12/05/1951, que denomina de Rua Zacarias Gondim uma rua de nossa Capital. Trata-se de uma homenagem ao maestro Zacarias Tomás da Costa Gondim, no transcurso do Centenário de seu nascimento. Era ele sobralense de 29/12/1851. Falecera a 13/12/1907; A proposição foi do vereador Valdemar Rodrigues Figueiredo.
1954 - Circula, em Fortaleza, o primeiro número do semanário Sete Dias, de propriedade da empresa Monitor Comercial Ltda., sob direção de Egberto Geraldo Schmidlin Guilhon (Egberto Guilhon), tendo como redator-secretário Durval Aires de Menezes.
1959 - Inaugura-se em Fortaleza o San Pedro Hotel, da Imobiliária Pedro Lazar, de Pedro José Lazar (Pedro Lazar), no Edifício San Pedro, na Rua Castro e Silva, 71/91, esquina com a Rua Floriano Peixoto. “A dois passos do Forte Nossa Senhora da Assunção, quase em frente ao Centro de Artesanato da Emcetur, ao lado do Mercado Central e da Catedral em construção, próximo ao Teatro José de Alencar e no corredor de todas as praias metropolitanas. O hotel mais procurado por quem quer ficar perto de tudo”, diz o folder da inauguração. Tem uma área de 6.086 metros quadrados, 11 pavimentos, contando com o térreo, sobreloja e o restaurante, 78 quartos.; Tem elevadores movidos por luz própria a óleo diesel, salão de beleza e sala de reuniões.
1965 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 51 anos de idade, o advogado, jornalista, poeta, contista e crítico literário Yaco Bleasby Fernandes (Iaco Fernandes), auditor da Justiça Militar. Nascera em Fortaleza no dia 01/01/1914. Hoje é nome de rua no bairro João XXIII e na Água Fria, esta, infelizmente, traz nas placas, erradamente, “Rua Iacó Fernandes”.
1970 - A Tribuna do Ceará inaugura oficialmente a composição a frio e a impressão off-set que já vinham sendo usadas desde o dia 20 de março.
1970 - Assume interinamente o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Luís Gonzaga Gameiro Sarahíba, substituindo o coronel João Olímpio Filho.
1975 - Assume, às 17h, o cargo de diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito - Detran, o coronel João Ferreira de Almeida, recebendo o cargo das mãos de Gidel Dantas Queirós, que vinha respondendo interinamente.
1978 - Morre o odontólogo e cantor Nilo Xavier da Mota (Nilo Mota), principal componente do grupo vocal-instrumental cearense Vocalistas Tropicais, surgido na velha PRE-9 e que passou a atuar no Sul (hoje Sudeste) a partir de 1946. Era cearense de Fortaleza nascido em 25/02/1922.
1982 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará o tenente-coronel do Exército Adelson Leite Julião, em substituição ao coronel Olavo Egídio Silva.
1990 - O ex-governador José Adauto Bezerra de Menezes toma posse na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste-Sudene.
1992 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Francisco Hamílton R. Barroso, que substitui seu colega coronel PM José Danilo Tomás.

2003 - O prefeito Juraci Vieira Magalhães (foto) inaugura, no bairro das Damas, o Polo de Lazer Professor Gustavo Braga, que urbaniza e arboriza a lagoa de contenção criada para evitar transbordamentos dos canais das Damas e do Jardim América. Com isso, a prefeitura pretende acabar com o acúmulo de muriçocas e sujeiras no local, além de proporcionar à população, lazer e segurança. O polo de lazer, em frente ao Colégio Gustavo Braga, na Avenida João Pessoa, 4680, é um equipamento com estrutura composta de uma quadra de esportes para a comunidade, bancos, árvores e pistas de contorno. O titular da Secretaria Executiva Regional IV, João Melo, vereadores e lideranças dos bairros beneficiados estiveram presentes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses