Futricas Fortalezenses

Eis o Arquivo Nirez para 15 de maio na História de Fortaleza:

  • 1759 - A Missão da Paupina (Messejana) é elevada à vila por ato do capitão general governador de Pernambuco, sendo inaugurada no primeiro dia do ano seguinte.
  • 1874 - Em seção realizada na sede da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, é aceito o oferecimento do médico Meton da Franca Alencar para prestar serviços médicos gratuitos ao pessoal da empresa.
  • 1904 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do jornal literário O Guarani, mensário redatoriado por Renato Barroso, com gerência de Eutímio Lopes da Costa tendo por secretário Francisco C. Moreira.
  • 1905 - Falece em Fortaleza, aos 67 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o jurisconsulto e publicista Luís Francisco de Miranda (Luís de Miranda), cearense de Sobral nascido em 17/11/1836. Foi homenageado com o nome em rua no Benfica.
  • 1914 - Procede-se em todo o Estado a eleição para presidente, vice-presidente e deputados, tendo comparecido 566 eleitores.
  • 1922 - Surge a Farmácia Popular, na Rua General Sampaio nº 352 (antigo, atual 1355), de propriedade de Silva Filho.
  • 1923 - Surge, na Rua Major Facundo nº 220, na Praça do Ferreira, a fotografia e Papelaria Orion, de propriedade de João Ribeiro Pessoa (J. Ribeiro).
  • 1926 - Surge em Fortaleza o Café Cascatinha, também botequim, na Rua Major Facundo nº 137 (antigo), propriedade de Nagib Ary.
  • 1927 - Inicia-se, às 8h, o tráfego de veículo suburbano, de Fortaleza a Cajazeiras, pela Auto Viação Suburbana, partindo do final do chamado calçamento de Messejana, hoje Avenida Visconde do Rio Branco. Eram dois carros com os passageiros, puxados por um trator Simplex. Depois passou a fazer a linha até Messejana e por fim até o Euzébio.
  • 1927 - Estreia, armado na Praça do Colégio Militar (atual Praça da Bandeira), o Circo Moraes Vantonats, com várias atrações.
  • 1933 - Decreto nº 22.735 do Chefe do Governo Provisório cria o 6º Regimento de Aviação, que depois foi o 6º Corpo de Base Aérea e hoje é a Base Aérea de Fortaleza, sendo seu primeiro comandante o capitão aviador José Sampaio de Macedo, cearense do Crato, falecido em 1992.
  • 1940 - Inaugura-se, nos baixos do Palácio do Comércio, o Café Belas Artes, de propriedade de Osvaldo José Azin, café, bar e sorveteria.
  • 1940 - Aprovado o regulamento da Polícia Estudantal, departamento do Centro Estudantal Cearense, reconhecida pela Secretaria de Polícia e Segurança Pública do Estado. A Polícia Estudantal era dirigida por Itamar Barroso Ribeiro.
  • 1941 - Inaugurada a Praça dos Tamborins, no bairro do Coqueirinho, depois Amadeu Furtado, hoje, Parquelândia, homenagem a uma família cujos membros eram militares e lutaram na Guerra do Paraguai. Fica entre a Rua Érico Mota, Rua Professor Lino Encarnação, Rua General Bernardo Figueiredo e Avenida Jovita Feitosa. Recebeu depois o nome de Praça Santo Afonso e Praça Deputado Manuel Rodrigues. É conhecida como Praça da Igreja Redonda, por lá ficar a Igreja de Santo Afonso, que tem formato arredondado.
  • 1943 - Às 14 horas, na sede do Departamento Estadual de Cooperativismo, acontece a assembleia de constituição da Cooperativa Bancária de Fortaleza, tendo na presidência João Lins Filho. Depois chamou-se Cooperativa de Crédito Popular Ltda, funcionando em prédio na Rua Floriano Peixoto nº 859.
  • 1943 - Divulga-se a notícia de que o pintor cearense de Camocim, Raimundo Brandão Cela (Raimundo Cela), conquistou o 1º Prêmio no 9º Salão de Belas Artes em São Paulo, tendo concorrido com a tela Jangadas vencendo o escarcéu. O pintor Antônio Bandeira recebeu medalha de bronze e o pintor Mário Barata, menção honrosa.
  • 1949 - A Farmácia Juliana é adquirida pela firma Edmílson Lima & Companhia, proprietária da Farmácia Assunção.
  • 1950 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 89 anos de idade, o engenheiro cearense João Felipe Pereira, ex-Ministro das Relações Exteriores no governo de Floriano Peixoto. Trabalhou na Estrada de Ferro de Baturité - EFB em 1890 e no Serviço de Abastecimento d’água de Fortaleza no governo Acioli. Era cearense de Tauá nascido em 23/03/1861. Hoje a Estação ferroviária central traz o seu nome.
  • 1952 - Com a presença de altas autoridades municipais, entre as quais o prefeito Paulo Cabral e o médico Silvio Leal, secretário Municipal de Saúde, toma posse no cargo de diretor do Hospital de Pronto Socorro e Assistência, o médico Artur Enéias Vieira, o qual vai substituir naquelas funções o médico José Frota, que vem de solicitar o seu afastamento. Inicialmente, fez-se ouvir o dr. José Frota, que se despediu dos médicos e funcionários da Assistência. Falaram, em seguida, o médico Estanislau Façanha, o novo diretor, Artur Enéas e por último, encerrando a solenidade, o prefeito Paulo Cabral de Araújo. Hoje chama-se Instituto José Frota.
  • 1954 - Funda-se em Fortaleza, pelo cineasta cearense Paulo Silva Sales (Paulo Sales), a Cinegráfica Educadora e Ruralista Cearense, empresa para registro cinematográfico dos acontecimentos diversos do Ceará.
  • 1956 - Morre, em Fortaleza, Antônio Paracampos, funcionário da Empresa Luiz Severiano Ribeiro.
  • 1957 - Morre, aos 60 anos incompletos, em Fortaleza, o professor e poeta José Justo Matos Pereira, maranhense de São Luís. Usou no jornal “O Democrata” o pseudônimo de Chibata.
  • 1964 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Críticos Cinematográficos do Ceará.
  • 1967 - Publicada no Diário Oficial do Município - Diom nº 3.676, a Lei nº 3.373 do dia 13 que atendendo projeto do vereador Antônio Ademar Arruda denomina de Avenida Washington Soares o trecho da Avenida Perimetral que vai do Rio Cocó até a Cidade do Funcionário.
  • 1970 - A moeda Cruzeiro volta, substituindo o Cruzeiro Novo, com o mesmo valor.
  • 1971 - Assume a presidência da Fundação do Bem Estar do Menor do Ceará, a professora Aldaci Nogueira Barbosa Mota (Aldaci Barbosa), continuando a responder pela Superintendência da Fundação do Serviço Social de Fortaleza.
  • 1974 - Indicado para o Governo do Estado, aos 47 anos de idade, o coronel José Adauto Bezerra de Menezes.
  • 1976 - Inaugurada a sede da Delegacia Regional da Associação dos Servidores Civis do Brasil - Seção do Ceará, na Rua João Cordeiro nº 881.
  • 1977 - Inaugurado, em frente à Igreja de Nossa Senhora de Loreto, da Base Aérea de Fortaleza, um busto do Capelão Manuel Andrade Soares (Frei Ambrósio Maria de Fortaleza), por sinal, uma réplica perfeita do homenageado, tendo de um lado escrito F. A. Liboredo e do outro, Milton P. Catão.
  • 1990 - Aberto, no Centro de Convenções Edson Queiroz, o I Congresso Brasileiro de Advocacia.
  • 1992 - O governador Ciro Ferreira Gomes (foto) assina o decreto de desapropriação de um terreno de 10 hectares, na Avenida Alberto Craveiro (atual Padaria Espiritual) para implantação de um Hospital Sarah Kubitschek, com previsão para inauguração em 1995.
  • 2001 - Morre, aos 95 anos de idade, em Salvador, Bahia, o militar e político Juracy Montenegro Magalhães (Juracy Magalhães), cearense que governou a Bahia. Nascera a 04/08/1905.
  • 2003 - O ex-jogador de futebol Vicente de Paulo Castro, 64 anos de idade, que atuou em times cearenses na década de 60, principalmente o América, conhecido na época como Vicente Pezão, é encontrado morto em sua casa na Prainha, em Aquiraz. A crueldade do crime assusta os próprios policiais. Foram arrancadas a língua, a traqueia e o esôfago além de parte da musculatura cervical posterior. De acordo com laudo pericial a morte ocorreu em outro local, sendo seu corpo levado para sua residência. O sepultamento ocorre no dia seguinte no Jardim Metropolitano.
  • 2009 - Morre, vítima de hepatite medicamentosa, no Hospital São Mateus, o jornalista, publicitário, compositor e filósofo Francisco Augusto Pontes, ex-secretário de cultura do Estado (1991-1993). Seu corpo é velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e o sepultamento ocorre no Cemitério São João Batista. Nascera em 30/12/1935.
  • 2012 - A antiga Rua Martinho Rodrigues, no Bairro de Fátima, que se inicia na Avenida 13 de Maio e termina na Avenida Eduardo Girão (do Canal), amanhece com as placas mudadas para Rua Maestro Mozart Brandão. É muito justa uma homenagem ao maestro, mas cremos que existe uma lei que não permite a mudança de nomes de ruas em Fortaleza. O maestro e compositor faleceu em 09/11/2006. Martinho Rodrigues de Sousa foi jornalista, abolicionista e advogado, nascido em Canindé, CE., no dia 11/11/1848 e falecido em 10/08/1905, na Amazônia, em Porto Artur, no Alto Purus, a bordo do vapor Santo Antônio, e é Patrono da Academia Cearense de Letras - ACL. Era natural de Canindé onde nascera a 11/11/1848.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto