Futricas Fortalezenzes para 30 de abril na História da capital cearense

Eis o Arquivo Nirez para 30 de abril na História de Fortaleza.

1825 - Executados por sentença da Comissão Militar, o coronel de milícias João de Andrade Pessoa Anta, nascido em Granja, a 23/12/1787 e o padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó), nascido na povoação Riacho Guimarães (Groaíras) em 29/07/1778. Ambos hoje são nomes de vias públicas em Fortaleza, Avenida Pessoa Anta e Rua Padre Mororó.

1870 - Desembarcam em Fortaleza as tropas do 26º Batalhão de Voluntários da Pátria comandadas pelo coronel Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza (General Tibúrcio), constituído de 28 oficiais e 402 praças, vindos da Guerra do Paraguai.
1875 - Sai em Fortaleza o jornal "E Pur Si Muove", tendo por redatores Pedro Tomás de Queirós Ferreira (Pedro de Queirós), Clóvis Beviláqua, Francisco de Paula Ney, Gil Amora e João Edmundo.
1929 - São inauguradas as Escolas Reunidas do Boulevard Visconde do Rio Branco, dirigidas pela professora Amélia Pereira Pequeno.
1929 - Pelo vapor Almirante Jaceguay, chega a Fortaleza o escultor paulista Humberto Bartolomeu Cozzo (Humberto Cozzo), a quem - depois de rigoroso concurso - foi confiada a confecção do monumento a José de Alencar. Humberto Cozzo veio assistir à inauguração da estátua do escritor cearense na praça Marquês de Herval (hoje, Praça José de Alencar).
1932 - A Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS) tem novo diretor, o engenheiro Luís Augusto da Silva Vieira (Luís Vieira), substituindo Artur Fragoso de Lima Campos.
1932 - Morre, em Fortaleza, aos 50 anos de idade, o comerciante Rosklin Bravo.
1938 - Criada, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, a Companhia Telefônica de Fortaleza.
1946 - O presidente Eurico Dutra proíbe o jogo em todo o território nacional, fechando todos os cassinos; repercutindo em Fortaleza, obviamente.
1953 - Falecimento do advogado e jornalista Jaime Carneiro Leão de Vasconcelos (Jaime de Vasconcelos), irmão de Abner Carneiro Leão de Vasconcelos, membro do Tribunal Federal de Recursos. Nascera em Granja, em 09/12/1884, tendo iniciado as suas atividades advocacionais no Acre, transferindo-se, depois, para o Rio de Janeiro, onde instalou escritório de advocacia.
1954 - Em solenidade presidida pelo prefeito de Fortaleza, Paulo Cabral de Araújo, é encerrado o X Salão de Abril e entregues os dois prêmios, conferidos à pintora Heloísa Ferreira Juaçaba - Divisão Moderna - e ao escultor Florisvaldo Mendes - Divisão Geral.


1955 - Emília Barreto Correia Lima (foto) é eleita Miss Maguari, para concorrer ao título de Miss Ceará e ganhou o Miss Brasil.
1956 - Estreia, à noite, na Praça José de Alencar, o Circo Mágico Tihanyi, de origem húngara, uma das mais importantes companhias de revióta musical. Tihányi, cognominadï “Rei dos Ladrões” é um dos mais respeitados mágicos circenses.
1973 - A 10ª Região Militar tem novo comandante em solenidade presidida pelo comandante do IV Exército, general Walter Menezes Paes, assume o general cearense Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira, 59 anos, substituindo o general Oscar Jansen Barroso que deixou o comando no dia 23. Esteve respondendo interinamente o coronel Mário Ramos Soares.
1975 - Acontece, às 20h30, a inauguração do XXV Salão de Abril, no Pavilhão Antônio Bandeira (depois Galeria Antônio Bandeira), no subsolo da Praça do Ferreira, com a presença do prefeito Evandro Ayres de Moura, da primeira dama do município, Aunésia Ayres, e do secretário de Cultura do Estado, Ernando Uchoa Lima.
1976 - Desembarca, no Aeroporto Pinto Martins, dom Aloísio Lorscheider, agora cardeal, sendo saudado pela Banda de Música do 23º BC que executou o Hino Pontifício e recepcionado pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes e o prefeito Evandro Ayres de Moura.
1979 - As águas territoriais da costa cearense, como as de todo o País, passam a ter 12 milhas em vez de seis.
1983 - O 2o tenente da Polícia Militar e ex-integrante do COE, Francisco Monteiro da Silva Júnior, é morto a bala quando uma patrulha da qual fazia parte perseguia assaltantes em Antônio Bezerra.
1983 - Publicado o Ano I número 1 do jornal "O Popular", pela Popular Editora Ltda., com redação e administração na Rua Liberato Barroso, 1093, dirigido por Manuel Coelho Raposo (Manoel Raposo), Paulo Verlaine Coelho e Rosana Coelho Raposo Gomes, sendo redatoriado por Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Durval Aires de Menezes, Fenelon Almeida, Gervásio de Paula, Lúcio Lima, Olavo de Sampaio e Rogaciano Leite Filho. Vinha datado de 30/04/1983 a 15/05/1983.
1990 - Inaugurado o XL / XLI Salão de Abril, dois num só, para corrigir a numeração que vinha errada desde 1964. Realizou-se no salão nobre do Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, 505.
1993 - Deixa a Secretaria de Segurança Pública o delegado Francisco Carlos Araújo Crisóstomo, assumindo em seu lugar o delegado de Polícia Civil Francisco Quintino Farias.
2002 - Abre-se, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor, na Rua Conde D’Eu, 560, Centro, o 53º Salão de Abril de Artes Plásticas, promoção da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza-Funcet com apoio do Banco do Brasil.
2002 - O Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Estado do Ceará-DERT, antigo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem-DAER, muda-se de sua sede, o Edifício Presidente José Linhares, na Rua Assunção nº 1100 para sede da Avenida Godofredo Maciel, vizinho ao Detran, na Maraponga. Hoje é Departamento de Edificações e Rodovia-DER.
2003 - Abre-se o LIV Salão de Abril, promoção da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo-Funcet, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor (antigo Mercado Central).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto