Futricas Fortalezenses

Eis o 26 de abril na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1803 - Toma posse como 16º Ouvidor Geral do Ceará, Luís Manuel de Moura Cabral.

1855 - A Chefia de Polícia sofre mudança quando assume Domingos José Nogueira Jaguaribe, responsável pela criação da primeira escola que funcionou na Cadeia de Fortaleza, onde os alunos eram os presos.

1871 - O 2º vice-presidente coronel Joaquim da Cunha Freire assume a presidência da Província.

1908 - Fundado, em Fortaleza, uma associação denominada Ceará Atlético Clube, tendo como fim o desenvolvimento físico dos seus associados.

1918 - Morre, vítima de câncer, no Recife, PE, o comerciante Joaquim de Oliveira Torres (Joaquim Torres). Nascera em San Martin do Dume, Portugal, em 1853. Era pai de Jerônimo de Oliveira Torres (Jerônimo Torres) e Dionísio de Oliveira Torres (Dionísio Torres). Hoje é nome de rua no bairro de Joaquim Távora.

1926 - Lançado o livro Outras Terras, Outras Gentes, de autoria do escritor Raimundo de Menezes.

1933 - Fundado em Fortaleza o Colégio Maria Auxiliadora, dirigido pelas Irmãs Salesianas.

1937 - Sai o primeiro número do Jornal do Ceará, dirigido por Egberto Geraldo Schmidlin Guilhon (Egberto Guilhon), Araken Carneiro e Herbert Castelo Branco. Tinha redação no Edifício Parente, sala 33.

1937 - Morre o musicista e maestro Pedro Domingues, regente da Banda da Polícia Estadual.

1938 - Falecimento, em Fortaleza, do popularíssimo barbeiro Antônio Macieira, proprietário do Salão Macieira.

1940 - O capitão de fragata Luís Clóvis do Oliveira, assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, que foi restaurada por ordem do então Ministro da Marinha, vice-almirante Aristides Guilherme - havia sido extinta pelo Decreto Federal nº 20.607, de 05/11/1931.

1942 - Recital de estréia do pianista Aloysio de Alencar Pinto (Aloísio Pinto), levado a efeito no Teatro José de Alencar com grande sucesso.

1944 - Aparece nas livrarias o livro Ritmo Essencial, versos, do escritor, educador e poeta Antônio Filgueiras Lima.

1944 - Morre, em Fortaleza, o poeta Francisco Brilhante, sendo sepultado às 16h no Cemitério de São João Batista.

1946 - Em Assembleia Geral realizada na Polícia Militar do Ceará, no quartel localizado na Praça José Bonifácio, por iniciativa do sargento PM Benício Luís da Silva, é criada a Associação Esportiva Tiradentes.

1947 - Inaugura-se, às 15 horas, o III Salão de Abril, de artes plásticas, promovido pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, em colaboração com o Clube de Literatura e Arte-CLÃ, no hall do Cine Majestic, lado da Praça do Ferreira (foto Fortaleza em Fotos e Fatos).

1951 - Instala-se, em Fortaleza, o IX Congresso Estadual de Estudantes, sob o patrocínio da União Estadual dos Estudantes-UEE.

1952 - Instala-se em Fortaleza o X Congresso Estadual dos Estudantes, promovido pela União Estadual dos Estudantes-UEE.

1954 - São retirados os guindastes da Ponte Metálica, antigo molhe de desembarque de Fortaleza.

1958 - Fundada em Fortaleza a Associação Cearense de Escritores.

1964 - Assume a superintendência da Fundação do Serviço Social de Fortaleza, seu primeiro dirigente, Edvar Arruda Filho.

1967 - A firma Rabay & Companhia requer concordata.

1967 - Inaugura-se a 323ª agência do Banco Brasileiro de Descontos S. A.-Bradesco, em prédio da Rua Major Facundo, 716.

1969 - Inauguram-se, em Maranguape, o Cine Maragoa e o Itarema Clube.

1973 - Morre, aos 77 anos de idade, 50 dos quais dedicados à vida artística, o ator José Alves Cabral.

1973 - Em sessão solene, na Assembleia Legislativa, o reitor Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio), da Universidade Federal do Ceará - UFC, recebe o Título de Cidadão Cearense, em decorrência de proposição do ex-deputado Gomes da Silva.

1974 - Cai sobre Fortaleza chuva de 77 milímetros, causando sérios transtornos. O prédio nº 849 da Rua General Sampaio, esquina com avenida Duque de Caxias, onde funcionou, no início, o Instituto Brasil-Estados Unidos-IBEU, tem toda a sua fachada danificada, ruindo em parte. Hoje lá está a Apiguana, com frente para a Avenida Duque de Caxias.

1977 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), dois novos sócios efetivos, jornalista e escritor José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) e o escritor Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola).

1978 - Morre o conhecido vulto popular Mário Rosal Roberto, conhecido como o homem do facão, por andar armado com um facão, dizia ele, para cortar a vassoura de Jânio Quadros. Foi candidato a deputado federal.

1978 - A nova iluminação do Estádio Presidente Vargas é inaugurada, à noite, nas partidas entre Ceará Sporting Club x Noroeste de Bauru, pelo Campeonato Nacional e Tiradentes x Quixadá, pelo Torneio de incentivo Governador Waldemar Alcântara.

1981 - Morre, aos 72 anos de idade, vítima de enfarte, o general cearense Afonso Augusto de Albuquerque Lima, (Afonso Albuquerque Lima), ex-diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, a bordo de um avião a jato no trecho entre o Recife e o Rio de Janeiro. Era natural de Fortaleza nascido a 22/08/1919.

1989 - Morre, em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o bacharel em Direito, professor, escritor e poeta José Valdivino de Carvalho. Era cearense de Água Verde, Pacatuba, onde nascera em 25/02/1911. Membro da Academia Cearense de Letras - ACL.

1999 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará - PMC o coronel PM Francisco Justino Ribeiro Neto, em substituição a Francisco Mauro Alves Benevides, do mesmo posto. Toma posse também no cargo de sub-comandante, o coronel Adaílton Magalhães.

2000 - Acontece a XXX Regata de Jangadas Dragão do Mar, que tem como vencedor o pescador Eliseu Lima do Nascimento, ficando em 2º lugar, José Ferreira Nunes e em 3º lugar José Ribeiro da Silva.

2000 - Morre, às 11h30, aos 88 anos incompletos, vítima de insuficiência respiratória, a promotora de Justiça Lucrécia Pinho, a primeira a se inscrever na OAB-CE e a Segunda na OAB nacional. 

Era cearense de Sobral nascida a 28/04/1912. Seu sepultamento ocorre no Cemitério de São João Batista.

2005 - O ministro Francisco César Asfor Rocha (César Rocha) é empossado como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral- TSE em sessão presidida pelo ministro Carlos Velloso. César Rocha é o único representante do Ceará no STJ. Fora eleito por unanimidade no último dia primeiro, pelo Superior Tribunal de Justiça-STJ.

2005 - A cidade recebe a notícia da eleição do novo chefe da Igreja Católica, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, que adota o nome de Papa Bento XVI. Ex-guardião da Doutrina da Fé, o novo pontífice é considerado a “eminência parda” de João Paulo II. O novo O novo Papa, é o 265º da história da Igreja Católica e sétimo de nacionalidade alemã.

2010 - Morre o professor, jornalista, sociólogo, bacharel em direito e escritor Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro), autor de mais de 40 livros e Fundador da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará. Foi um dos intelectuais mais destacados do Ceará no século XX. Nascera no dia 30 de maio de 1912 em Crateús..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto