Futricas Fortalezenses para 29 de abril na História da capital cearense

Confira o Arquivo Nirez para 29 de abril na História de Fortaleza:

1824 - Demitido, pela Junta Governativa, o presidente Pedro José da Costa Barros, sendo assim proclamada a república no Ceará, tendo como presidente Tristão Gonçalves de Alencar que assume nesta data. Eclode em 1824, no Ceará, o movimento de adesão à República do Equador, pois o espírito republicano de 1817 ainda estava latente. O movimento, que nasceu em Pernambuco, ia ganhando terreno, obtendo a adesão da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. D. Pedro I, declarando que a Constituinte havia perjurado ao juramento prestado à Nação, de defender a integridade do Império, sua independência e sua dinastia, dissolveu aquela assembleia. José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), que fora deputado, volta ao Ceará, passando antes por Recife, onde após assistir a sessão do Grande Conselho, chega com o espírito revolucionário e aqui, o Grande Conselho elege seus membros, sendo o mais votado Tristão Gonçalves de Alencar.

1859 - Falece, em Fortaleza, às 21 horas, o farmacêutico prático (boticário) Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo (Boticário Ferreira), ex-vereador, ex-intendente, vítima de asfixia lenta devida à aneurisma da aorta pectoral. É o Patrono da principal praça de Fortaleza, a Praça do Ferreira. Foi sepultado no antigo Cemitério de São Casemiro (do Croatá). Nascera na Vila Real da Praia Grande, hoje Niterói, Rio de Janeiro.

1888 - Deixa a Chefia de Polícia o desembargador Joaquim Pauleta Bastos de Oliveira.

1891 - Assume o comando do Corpo de Segurança Pública (atual Polícia Militar do Ceará), o tenente-coronel do Exército, Olímpio Agobar de Oliveira em substituição ao o major Quintino Aderaldo Maia.

1891 - Toma posse no cargo de Chefe de Polícia do Estado, o advogado e desembargador Pedro Tomás de Queirós Ferreira (Pedo de Queirós), que exercera o cargo no regime monárquico.

1920 - Cai, sobre Fortaleza, chuva torrencial que inunda a cidade e derruba casas.

1928 - Posse de Bernardo Café Filho na administração dos Correios do Estado.

1931 - Afastamento do prefeito municipal de Fortaleza, médico César Cals de Oliveira, conforme era esperado, pois recusou-se a assinar o decreto anulatório da concessão feita em 1925, à Empresa Matadouro Modelo Limitada e, por esse motivo, o interventor federal no Ceará, Manuel do Nascimento Fernandes Távora, o exonera. Para substitui-lo é nomeado Antônio Urbano de Almeida.

1934 - Morre, às 8 horas, em Fortaleza, aos 61 anos de idade, o coronel Joaquim Magalhães, ex-presidente da Fênix Caixeiral, ex-secretário da Fazenda. No seu sepultamento falaram Demócrito Rocha e Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota). Existe hoje a Rua Joaquim Magalhães que une a Avenida Aguanambi à Avenida da Universidade, atravessando o bairro de José Bonifácio. Era cearense de Uruburetama.

1940 - Morre em Salvador-BA, o antigo governador do Ceará de 1912 a 1914, Marcos  Franco Rabelo que foi deposto pelos jagunços da Sedição de Juazeiro, de Floro Bartolomeu e Padre Cícero com apoio do governo federal. Nascera em 25 de abril de 1851 em Fortaleza.

1943 - Lançada a pedra fundamental do edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários-IAPB, na Rua General Bezerril, 275, no Mercado Central, em frente à Praça Waldemar Falcão.

1946 - Caem fortes chuvas em Fortaleza, o que vem acontecendo nos últimos dias.

1950 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, o tenente-coronel Alfredo Soares dos Santos.

1957 - O 23º Batalhão de Caçadores muda de comandante. Assume o coronel Hugo de Faria.

1963 - Empossado no cargo de Inspetor Geral do Trânsito em Fortaleza, o capitão Celso Viana de Araújo.

1964 - Muda a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs, quando em substituição ao engenheiro Manuel Martins Ataíde, assume o engenheiro militar Stanley Fortes Batista.

1966 - Morre, em Fortaleza, aos 60 anos de idade, o maçom Lauro Augusto de Matos Pereira, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Nascera em São Luís, Maranhão, em 14 de novembro de 1905. Hoje é nome de praça na Maraponga.

1969 - Morre em Fortaleza, com 55 anos de idade, o professor da Escola de Aprendizes Marinheiros e de outros estabelecimentos, Aloísio Ferreira da Silva, cearense de Fortaleza.

1969 - O Diário Oficial do Município 4.159 publica Lei 3.693 do dia 25 que dá o Título de Cidadão de Fortaleza ao maestro Euclides Silva Novo, projeto do vereador Roberto Carvalho Rocha.

1971 - Inaugura-se o XXI Salão de Abril com apresentação feita por Manuel Eduardo Pinheiro Campos. Promoção da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Fortaleza.

1974 - Reúne-se, em Assembleia Geral, a Associação Profissional dos Corretores de Imóveis do Ceará, na sede do jornal O Povo, para decidir sua transformação em Sindicato, sendo eleita, na ocasião, a diretoria provisória, ficando a presidência com Raimundo Bezerra da Silva. Passa a denominar-se Sindicato dos Corretores de Imóveis.

1976 - Empossada a nova diretoria da Federação das Associações do Comércio, Indústria e Agropecuárias do Ceará-Facic. O empresário José Afonso Sancho (foto) transmite o cargo ao seu sucessor, João Luís Ramalho de Oliveira. A solenidade realiza-se no Palácio do Comércio, e conta com a presença do governador Adauto Bezerra, do vice-governador José Waldemar Alcântara e Silva; e do prefeito de Fortaleza, Evandro Ayres de Moura.

1977 - Assume a Superintendência Regional do INPS, em Fortaleza, Antônio Albuquerque Barroso.

1978 - Inaugurado, ao meio dia, na Praia do Meireles, chamada Praia do Náutico, o Monumento do Saneamento, de autoria do artista plástico Sérvulo Esmeraldo.

1982 - Morre em Fortaleza, aos 95 anos incompletos, o comerciante Raimundo Gutemberg Teles, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista.

1982 - Os Estatutos da Associação Desportiva e Recreativa Santa Cruz Futebol Clube são registrados no Cartório Melo Júnior.

1997 - Assume o comando da 10ª Região Militar, o general de divisão Plínio Abreu Coelho, em substituição ao general de divisão Frederico Faria Sodré de Castro.

1999 - Inaugura-se, em Aquiraz, a Usina Eólica da Prainha, com 20 aerogeradores com capacidade instalada de 10MW.

2003 - A 10ª Região Militar realiza solenidade de passagem de comando do general de divisão Ulisses Lisboa Lannes para o general de divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira. O evento contou com a presença do comandante militar do Nordeste, general do Exército Alberto Câmara Senna.

2004 - Falece, em Fortaleza, aos 62 anos de idade, o radialista Luís Bravo Saraiva “Mincharia”, repórter policial que trabalhou em diversas emissoras de rádio da Capital e, durante anos, fez a cobertura policial de Fortaleza e do Interior do Estado para a Rádio Dragão do Mar. Participou também da cobertura política na Assembleia Legislativa e de coberturas do Carnaval de Rua da Capital durante mais de 20 anos, sendo integrante da Crônica Carnavalesca. Com saúde debilitada, há cerca de dois anos fazia hemodiálise. Seu falecimento decorreu de uma cirurgia cardíaca (colocação de ponte de safena) no Hospital das Clínicas. Seu sepultamento é no dia seguinte, no cemitério São João Batista.

2006 - O árbitro de futebol José Paula Santos, pertencente ao quadro da Federação Cearense de Futebol-FCF, também bancário, morre, por volta das duas horas da manhã, vítima de problemas cardíacos, em sua residência, aos 43 anos de idade. Seu corpo é sepultado à tarde, no Cemitério de Messejana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto