Instituto do Ceará completa 134 anos


Eis o três de março na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1887 - Fundado o Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará-Instituto do Ceará (foto), sob inspiração do médico Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart) e mais 11 importantes vultos de nossa sociedade.

1892 - Assume o comando do Batalhão de Segurança do Ceará (hoje Polícia Militar do Ceará), o alferes do exército, Abílio Augusto de Nossa e Silva. 

1927 - Instala-se, na Farmácia Pasteur, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira, o Consultório de Lactentes, a cargo do médico pediatra Abdenago Rocha Lima. 

1932 - A antiga loja de modas Casa Maranguape, cujo prédio foi destruído por um incêndio, reinstala-se provisoriamente em novo prédio, na Rua Guilherme Rocha, próximo da Praça do Ferreira, tendo como único proprietário Porfírio Sales, antigo sócio da firma. Com a presença de várias pessoas, verificou-se o ato de entronização de um quadro do Sagrado Coração de Jesus, sendo oficiante o reverendíssimo cônego José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé). 

1933 - Grande incêndio destrói a Farmácia São José, na Rua Major Facundo. 

1935 - Estreia no Carnaval cearense o Bloco Prova de Fogo, ainda hoje existente. Foi fundado em 21 de janeiro de 1935 pelos sargentos do Exército, Otacílio Anselmo, Carlos Alenquer e Luís Freitas e os comerciários Alderi Pereira e Edson Viana Maranhão (Edson Maranhão).

1935 - Coroação do Rei Momo do Clube Iracema, Sua Majestade Ponce de Leon 1º e Único, em Baile Carnavalesco nas dependências do clube, denominado “Uma Noite no Inferno”, sob o som do hino “Tabajara”, de Euclides da Silva Novo e Caetano Vasconcelos de Acioli (Caetano Acioli). 

1939 - Eleita e imediatamente empossada, a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo na presidência o jornalista Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim). 

1941 - Chega em Fortaleza, vindo de Belo Horizonte, o cantor mineiro Feliciano Constantino de Moraes Neto, que esteve em Fortaleza no ano anterior. 

1942 - Em concurso promovido pelo maestro argentino radicado no Rio de Janeiro, Heriberto Leandro Muraro (Heriberto Muraro), no Teatro José de Alencar, José Pattapio da Costa Jatahy (José Jatahy) é aclamado o melhor cantor do Ceará. Hoje é nome de avenida no Jacarecanga, Farias Brito, Parque Araxá e Benfica. 

1953 - Circula em Fortaleza a Folha do Comércio, órgão da União das Classes Produtoras do Ceará.

1953 - Fundada no Maracanaú, a Escola Tenente Mário Lima. 

1956 - Lançada, no Porangabuçu, a pedra fundamental da Maternidade Popular de Fortaleza, que depois se chamaria Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará, inaugurada em 11 de dezembro do mesmo ano. O projeto foi dos arquitetos Oscar Valdetaro, Roberto Nadalutti, Israel de Barros Correia e o engenheiro Carlos Miranda. O construtor foi o engenheiro Jaime Verçosa. O primeiro diretor da maternidade foi o professor José Galba Araújo. 

1958 - Registrado, pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE-Ceará, o Diretório Regional do Partido Social Democrático-PSD, assim formado: Presidente, Francisco de Menezes Pimentel; vice-presidente, José Waldemar de Alcântara e Silva; secretário geral, Severino Sombra de Albuquerque; 1º secretário, Vicente Ferrer Augusto Lima; tesoureiro, Expedito Machado da Ponte; e adjunto de tesoureiro, Antônio José Gentil.

1958 - Fundado, em Maracanaú, o Instituto São José, pelo padre José Holanda do Vale.

1964 - Publicada no Diário Oficial do Município 2.977, a Lei 2.559, de 26 de fevereiro, que dá o nome de Praça Dr. Moraes Correia, a terreno na Bela Vista entre a Rua Viriato Ribeiro, Rua 21 de Abril e Rua Oscar Lopes, que já tinha o nome oficial de Praça Rodrigues Alves. No local foi construído o prédio da Escola Integrada Economista Nilson Holanda.

1967 - Morre, aos 78 anos de idade, o pastor presbiteriano, professor Natanael Pegado de Siqueira Cortez (Natanael Cortez), ex-deputado estadual. Foi professor do Liceu, Escola Normal e Colégio Militar. Membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Era norte-riograndense de Açu, onde nasceu no dia 12 de janeiro de 1889. É hoje nome de praça no bairro da Parquelândia. 

1973 - Lançado ao mar, na Praia do Iate Clube, um iate com 27 metros de comprimento, capacidade para 20 passageiros, dotado de ar-refrigerado, fabricado na Indústria Naval do Ceará.

1975 - Encerra-se, a Exposição de Artesanato Nordestino - I Exanor, sendo eleito o melhor artesão, Mestre Noza.

1975 - Morre, às 7 horas, aos 70 anos de idade, a Irmã Ester Vanderley, a última remanescente do grupo que no dia sete de abril de 1915 criou o Colégio das Dorotéias.

1975 - Inaugurada, às 17 horas, a nova sede do Departamento Estadual de Trânsito - Detran, na Maraponga, obra executada pela Delta Engenharia. 

1976 - A Escola de Samba Ispaia Brasa é campeã no desfile de Rua do Carnaval e o Náutico Atlético Cearense no Carnaval de clubes são os grandes campeões do Carnaval de 1976. O Maracatu Az de Ouro fica com as honras de vice-campeão; Os Enviados de Alá conquistam o cetro de Blocos e Cordões. O BNB Clube vence os chamados médios independentes; O Clube Romeu Martins é campeão suburbano, levantando o tetracampeonato; Como vice-campeão aparece o Clube Recreativo Tiradentes. A apuração é realizada por comissão constituída dos jornalistas Sérgio Ponte, Jader de Carvalho Nogueira, Aliatar Bezerra, Carlos Alberto, Híder Ponte, Newton Sales e Paulo Karan. 

1982 - Inicia-se, no salão de convenções do Imperial Othon Palace, o I Seminário Sobre Problemas de Infraestrutura da Região Metropolitana de Fortaleza. A abertura foi feita pelo jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe). 

1989 - Em apartamento na Rua Silva Paulet, 2355, Bloco D, apartamento 205, ocorre a sessão de instalação do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB. Assinaram a ata de instalação no Ceará, Moema Correia São Thiago (Moema São Thiago), Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras), Francisco Antônio Barros Farias, Maria da Natividade Pinho Belém Rocha, César Augusto Couto Martins, Luís de Melo Andrade Filho e Luzia Leite Ferreira.

1997 - Inaugura-se a Unidade Materno Infantil Professor José Carlos Ribeiro, em prédio anexo à Casa de Saúde César Cals, na Avenida do Imperador, 545, construção feita pela Fujita Engenharia. 

1999 - Abertura do Seminário sobre a vida e a obra de Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), com o professor Plácido Cidade Nuvens, nas comemorações dos 90 anos do poeta. No dia quatro de março 1999, prossegue o Seminário, com o professor Tadeu Feitosa, e no dia 5 às 11 horas, a solenidade de inauguração do Memorial Patativa do Assaré, da adutora de Assaré e às 12 horas, a solenidade de entrega ao poeta, do Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará-Uece, lançamento de seu livro Inspiração Nordestina e, finalmente, o encerramento do Seminário sobre a vida e a obra de Patativa do Assaré, com o professor Gilmar de Carvalho.

1999 - Morre, em Fortaleza, aos 61 anos de idade, o advogado e ex-deputado estadual Antônio Eufrasino Neto, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, no Instituto José Frota, vítima de desastre automobilístico na estrada CE-040. Seu sepultamento ocorre em Poranga, cidade que o viu nascer a seis de maio de 1937.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto