Há 50 anos CMFor inaugurava sede na Antonele Bezerra

Eis o Arquivo Nirez para 12 de março na História do Ceará:

1843 - Assume as rédeas do Governo Provincial o vice-presidente, coronel comandante superior da Guarda Nacional do Fortaleza Joaquim Mendes da Cruz Guimarães.

1874 - Francisco Teixeira de Sá entrega o governo ao vice Joaquim da Cunha Freire.

1877 - Toma posse, na Chefia de Polícia da Província, o advogado Francisco José de Sousa Nogueira.

1889 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, que fora eleito em 27 de fevereiro. 

1899 - O Batalhão de Segurança do Ceará passa a denominar-se apenas Batalhão de Segurança. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.

1912 - Entram em greve os tipógrafos de Fortaleza, exigindo aumento de salários e diminuição das horas de trabalho. 

1913 - O Batalhão de Segurança passa a denominar-se Batalhão Militar. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.

1916 - Fundação, da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, de iniciativa particular sob liderança do odontólogo Raimundo Gomes e o major Sá Roriz. São também fundadores Pedro Veríssimo, Mozart Catunda, e Afonso Pontes. A sede é em prédio na esquina das Rua Major Facundo com Rua São Paulo, altos, onde, no ano seguinte se instalaria, na parte térrea, a Livraria e Papelaria Humberto. Foi reconhecida em 31 de janeiro de 1940 e em 1950 foi desmembrada em Faculdade de Farmácia e Bioquímica e Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

1938 - Na então Praça da Bandeira, hoje Praça Clóvis Bevilacqua, inaugura-se o novo prédio da Faculdade de Direito. Na ocasião, discursaram o bacharelando Adahil Barreto Cavalcante, o Diretor João Otávio Lobo e o Interventor Federal Francisco de Menezes Pimentel.

1938 - Às 9 horas, o 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC tem novo comandante, o coronel Hugo de Alencar Matos (Hugo Matos) vindo do 25º BC de Teresina.

1941 - Morre, às 14 horas, em Poços de Caldas-MG, aos 73 anos de idade, vitimado por uma crise de angina pectórica o coronel José Gentil Alves de Carvalho, presidente do Banco Frota Gentil S.A. e da Imobiliária José Gentil S. A., deixando 15 filhos, 70 netos e 15 bisnetos. Era cearense de Sobral onde nasceu em 11 de setembro de 1866. Seu enterro foi em Fortaleza, no dia 14 de março sendo seu corpo velado em sua residência na Avenida Visconde de Cauipe (atual Avenida da Universidade), hoje Reitoria da UFC, de lá seguindo para o Cemitério de São João Batista.

1942 - Seguem de avião para o Rio de Janeiro os jangadeiros que tripularam a jangada São Pedro, contratados por Orson Welles, para filmagens.

1942 - Assume comando da Força Policial do Ceará (hoje Polícia Militar do Ceará), o coronel Luís David de Sousa, daquela corporação, substituindo o capitão do Exército, Luís Abner de Sousa Moreira. 

1954 - Empossada a nova diretoria do Centro Artístico Cearense: Presidente - Theófilo Cordeiro; Vice-presidente - Francisco de Holanda Galvão; 1º Secretário - João Batista Rodrigues dos Santos; 2º Secretário - Eduardo Carvalho Costa; Tesoureiro - Oscar França Ferreira; Adjunto tesoureiro - José Correia de Melo. Comissão de Organização Econômica - Isaías Alves de Araújo, Miguel Gomes Sobrinho e Francisco Pierre Carneiro. Comissão de Sindicância e Propaganda - Eusébio Mota Alencar, José Bezerra de Albuquerque e José do Nascimento. Oradores: Eusébio Mota Alencar e Eduardo Carvalho Costa.

1954 - Fundada a Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural-ANCAR, entidade subsidiária do Banco do Nordeste do Brasil-BNB. Sua sede ficará no Recife-PE. 

1956 - Assume a presidência do BNB, o ex-governador do Estado Raul Barbosa, em solenidade pública realizada na Direção Geral.

1961 - Morre, em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o coronel da Guarda Nacional, Antônio Joaquim de Carvalho Júnior (Coronel Carvalho), cearense de Redenção onde nasceu a 24 de outubro de 1866. Hoje é nome de Rua na Barra do Ceará, Vila Velha, Jardim Iracema, Jardim Guanabara e Quintino Cunha.

1971 - Criação da Central de Abastecimento do Ceará Sociedade Anônima - Ceasa SA. Pela Lei 9.448.

1971 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o advogado, jornalista, sociólogo e escritor Adonias Lima, nascido em Pombal, na Paraíba, a 26 de dezembro de 1887, era membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Tem seu nome hoje em Avenida no bairro Aeroporto.



1971 - Inaugurado o prédio-sede da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), na Rua Antonele Bezerra, 280-Meireles, na época presidida pelo vereador Agostinho Moreira e Silva (foto). Hoje a CMFor está localizada na Rua Thompson Bulcão, 830, no bairro Luciano Cavalcante. 

1972 - Falece em Fortaleza o advogado Augusto Jaime Benevides de Alencar Araripe, fundador da UDN, no Ceará. Era membro da Sociedade Cearense de Geografia e História. Era pai do advogado Marijeso de Alencar Benevides (Marijeso Benevides). 

1974 - Em decorrência do falecimento da diretora-presidente da Empresa O Povo Ltda, Creusa do Carmo Rocha, é investida na presidência que edita o jornal O Povo e Gazeta de Notícias, Albanisa Rocha Sarasate, que já exercia o cargo de diretora-superintendente, agora extinto.

1974 - O jornalista Tancredo Carvalho Filho é eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará.

1978  - Morre, aos 83 anos de idade, o ex-deputado Hildeberto Barroso, cearense de Itapipoca nascido em 27 de maio de 1894.

1979 - O Banco do Estado do Ceará-BEC inaugura sua Agência Metropolitana Aldeota na Avenida Santos Dumont, 2004, esquina com Avenida Barão de Studart, com a presença do governador José Waldemar de Alcântara e Silva.

1983 - Morre o coronel Hamílton Holanda Teófilo, que ocupou a Secretaria de Segurança e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra. Nascera em Fortaleza no dia dois de abril de 1927.

1983 - Abre-se, com a presença da psicóloga Marta Suplicy, o II Congresso da Mulher Cearense.

1991 - Lançado, na Secretaria de Cultura Turismo e Desporto - Secult, no Palácio da Abolição, à noite, o livro O Balanceio de Lauro Maia, biografia do compositor cearense, nunca antes biografado, de autoria de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), com apresentação feita pela então secretária, psicóloga Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau. 

1992 - Morre, em São Paulo, Mirian Duarte Matos, filha do jornalista Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos), que foi Rainha da Imprensa no ano de 1955. Nascera em Fortaleza, a 22 de abril de 1934. A seu pedido, o corpo foi cremado.

1998 - Inaugura-se o Hospital Regional da Unimed, na Avenida Visconde do Rio Branco, 4000, no São João do Tauape, numa área de 26.904 metros quadrados. O projeto é do arquiteto Reginaldo Rangel. A construção havia sido iniciada em março de 1993. 

2000 - Morre, em Vassouras-RJ, o general-de-brigada Severino Sombra de Albuquerque, líder integralista que fundou a Legião Cearense do Trabalho. Ex-secretário de Segurança, estava à frente da Universidade integrada Severino Sombra. Nascera em Maranguape, em oito de julho de 1907.

2004 - Morre, aos 74 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o jornalista e advogado Thiago Otacílio de Alfeu, ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, quando funcionava nos altos da Loteria Estadual do Ceará, na Rua Edgar Borges. Era cearense de Cascavel nascido em primeiro de maio de 1924.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto