Observatório Astronômico do Colégio 7 de Setembro completa 28 anos

Eis o dois de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez.

1743 - Toma posse, no cargo de governador da Província, João de Teive Barreto de Menezes.

1850 - Lançada a pedra fundamental da Igreja do Patrocínio, na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar) que estaria pronta cinco anos depois. Em 1849 o cabo de esquadra Fortunato José da Rocha disparou um tiro contra o capitão Jacarandá, mas pegou no joelho do alferes Luís de França Carvalho que estava junto ao capitão. Vendo-se em grande perigo de vida, Luís de França fez voto a Nossa Senhora do Patrocínio que se escapasse faria uma igreja em sua devoção. Escapou, e no ano seguinte, no dia dois de fevereiro, lançou a pedra fundamental da igreja ao norte da Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar). O oficial teve que deixar Fortaleza e os trabalhos da igreja passaram a ser muito lentos, apesar da ajuda de particulares. A planta do templo foi feita pelo mestre Antônio de Rosa e Oliveira. A igreja já deu nome à praça em que se encontra, que já foi Praça do Patrocínio.

1872 - A Colônia Portuguesa em Fortaleza funda a sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro, tendo como primeiro presidente o comendador Luís Ribeiro da Cunha; primeiro vice-presidente, Francisco Joaquim da Rocha; segundo vice-presidente, Antônio Coelho da Fonseca; tesoureiro, Antônio Fernandes de Farias; primeiro secretário, Bernardino Plácido de Carvalho; segundo secretário, Ernesto Adolfo de Pina Vidal; fiscal, João Anastácio Gomes; e procurador, Manuel Pereira Valente.

1887 - Resolução da Câmara dá ao Largo do Palácio, ou Praça do Palácio o nome de Praça General Tibúrcio, onde seria depois erigida a estátua daquele militar. Infelizmente hoje é chamada de “Praça dos Leões”.

1906 - Fundado em Fortaleza o Externato Coração de Jesus, de Maria Bastos Dantas Ribeiro e Clélia Brígido.

1913 - Surge, em Fortaleza, a Socialistas Obreiros Liberais, sociedade de amparo e auxílio mútuo às classes proletárias, inaugurando-se na Rua Senador Pompeu,  77, sendo aclamado presidente Honório Teixeira.

1914 - O 1º tenente José Sérgio Ferreira entrega o comando da Capitania dos Portos, a que vinha respondendo interinamente, ao capitão de corveta Alfredo Amâncio dos Santos, novo titular do cargo.

1924 - O primeiro número da revista Iracema (existiram várias revistas com este nome), revista literária.

1927 - Morre, atropelado por um automóvel, no Botafogo-RJ, aos 70 anos de idade, o capitalista cearense, coronel Antônio Frederico de Carvalho Mota, que governou o Ceará em 1912. Era cearense de Granja nascido em 1857. É hoje nome de rua no Parque Araxá e Rodolfo Teófilo.

1928 - Após reforma, às 7 horas, é reinaugurada a Igreja São Bernardo, na Rua Senador Pompeu, esquina com Rua São Bernardo (Rua Pedro Pereira).

1930 - Inaugura-se o Abrigo-Hospital Demóstenes de Carvalho, no bairro de São Gerardo, fundado por Samuel Felipe de Sousa Uchoa, chefe do Serviço de Saneamento e Profilaxia Rural.

1932 - Sai o Decreto 473, do Interventor Federal major Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, instituindo o Conselho de Educação do Estado do Ceará, órgão consultivo e deliberativo composto de 15 membros.

1935 - Criado o Colégio Farias Brito pelo professor Adualdo Batista de Araújo, na esquina da Rua Barão do Rio Branco, 1658 com Rua Clarindo de Queirós. Depois se mudou para a esquina da Rua Major Facundo com Avenida Duque de Caxias, 519. Hoje existem vários em toda a Cidade, divididos em Colégio Ary de Sá e Colégio Farias Brito.

1936 - Inaugurado, no bairro do Barro Preto (Jardim América), o Patronato da Sagrada Família (Casa de Nazaré), na Rua Padre João Piamarta, 465.

1943 - O Ginásio São João, localizado na Avenida Santos Dumont, 1119, na Vila Quixadá, casa construída por Adolfo Quixadá e que foi residência oficial dos presidentes de Estado, passa a denominar-se Colégio São João.

1944 - Morre, em Messejana, o militar Raimundo Cals de Abreu, tenente do Exército.

1947 - Chega a Fortaleza o engenheiro-arquiteto José Otacílio de Saboia Ribeiro, encarregado de elaborar o plano de urbanização da cidade de Fortaleza.

1950 - Inaugura-se, às 11 horas, o Bar e Restaurante Olinda, na Rua Castro e Silva, 287, de propriedade de Raimundo Magalhães Cavalcante.

1952 - Na gestão do prefeito Paulo Cabral de Araújo, é fundada, com o nome de Escola Rural Manuel Sátiro, que mudou o nome para Grupo Escolar Henriqueta Galeno em 10 de abril de 1965, a Escola de 1º Grau Henriqueta Galeno, na Rua Major Montenegro, 917, na Vila Manuel Sátiro.

1953 - Constituída a nova diretoria do Clube Líbano-Brasileiro: Conselho Superior - Pedro Lazar, José Dummar, Carlos Jereissati, Wadih Nossa Jereissati e Jean Ary, Diretoria: José Kalil Otoch - presidente; Jorge Ary - vice-presidente; Carlos Bardawil - 1º secretário; Aniz Chehab - 2º secretário; Wadih Nasser - tesoureiro; Afonso Rabay - adjunto-tesoureiro; Antonio Azin - orador oficial.

1955 - Encerra-se o concurso dos Melhores do Rádio, com apuração final realizada na sede da Associação Cearense de Rádio, com o resultado: Melhor cantor - Joran Coelho; Melhor cantora - Maria Ayla Gomes da Silva (Ayla Maria); Melhor Locutor - José Jaime Bezerra Rodrigues (Jaime Rodrigues); Melhor locutora - Aneide Maia Nogueira (Neide Maia); Melhor radiator - João de Medeiros Ramos (João Ramos); Melhor radiatriz - Maria José de Deus (Celina Maria); Melhor humorista - Dempsey Leite (Picolé); Melhor produtor - Heitor Costa Lima; Melhor animador - Armando Vasconcelos; Melhor locutor esportivo - Aécio de Borba Vasconcelos; Melhor compositor - Luís Gonzaga Assunção (Luís Assunção). A promoção foi da revista Folha do Rádio, de Ciro Colares da Penha e Neusa Colares.

1959 - Abre-se, na Lagoa Redonda, a Escola Reunida que depois passou a Grupo Escolar e hoje á Escola de 1º Grau Deputado Moreira da Rocha, funcionando na Rua Odilon Guimarães nº 3.860.

1960 - Nas administrações do Prefeito Manuel Cordeiro Neto e do governador José Parsifal Barroso, com a complacência do historiador Raimundo Girão, é iniciada a derrubada de parte do Palácio da Luz (do Governo do Estado), para dar lugar ao prosseguimento da Rua Guilherme Rocha, até a Rua Sena Madureira. 148 anos de história destruídos para nada, já que o intuito era dar fluxo aos carros que circulavam pela Rua Guilherme Rocha e a rua seria aberta até unir com a Avenida Santos Dumont. Na Guilherme Rocha, há muito tempo não circulam carros.

1964 - Morre, em Fortaleza, o poeta Pierre Pereira da Luz, pernambucano chegado no Ceará em 1919. Além de poesias, poemas, sonetos, era letrista de músicas. É hoje nome de rua no Jardim Guanabara. Nascera no Recife, em 1891.

1964 - O Rei Momo Girão I (Madaleno Girão Barroso) recebe do prefeito Murilo Borges Moreira, na Praça do Ferreira, a Chave Cidade.

1965 - Morre o engenheiro agrônomo Arnaldo Lopes Ferreira, em consequência de desastre automobilístico ocorrido uma semana antes.

1966 - O escritor Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho) lança seu livro de poemas Água da Fonte, na Livraria Renascença, na Rua Major Facundo, 746.

1968 - Lançamento da pedra fundamental da Ceará Laminados e Compensados-Celaco, primeira empresa a providenciar sua instalação no Distrito Industrial de Fortaleza.

1972 - Morre, aos 87 anos de idade, o ministro Abner Carneiro Leão de Vasconcelos, membro do Tribunal Federal de Recursos e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a nove de dezembro de 1884 em Pereiro.

1976 - O Departamento de Cirurgia do Centro de Saúde da Universidade Federal do Ceará-UFC inaugura um rim artificial, pretendendo iniciar o transplante de rim no ser humano.

1978 - Pela manhã, é inaugurado e entra em funcionamento, o Aterro Sanitário do Jangurussu, em Messejana, em solenidade iniciada às 8h30, com a presença do prefeito Evandro Ayres de Moura.

1979 - Iniciada a obra de construção da sede da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-ANVFEB - Seção Regional do Ceará, na Avenida Carapinima, 2608, no Benfica. 1982 - Assume o comando do Colégio Militar de Fortaleza o coronel Domingos Antônio Gazzineo, substituindo o coronel Ricardo Moniz de Aragão.

1985 - Eleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Djalma Eufrásio Rodrigues, do PMDB.

1985 - Posse, na Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará-TJCE, do desembargador Júlio Carlos de Miranda Ribeiro.

1986 - Morre, em Fortaleza, aos 86 anos de idade, o jurista e poeta Carlyle de Figueiredo Martins (Carlyle Martins), membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Cearense de Fortaleza, nascera a 16 de junho de 1899 em Fortaleza.

1987 - Toma posse o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Raimundo Catunda, em cerimônia realizada na sala de sessões do Palácio da Justiça, no Cambeba.

1993 - Inaugurado o Observatório Astronômico do Colégio 7 de Setembro, na Rua Henriqueta Galeno, na Água Fria, pelo professor Dermeval Carneiro Neto.

1998 - Começa a funcionar, mesmo antes da inauguração, o novo Fórum Clóvis Bevilaqua, na Avenida Washington Soares, esquina com Avenida Desembargador Floriano Benevides, 220, na Água Fria.

2004 - A Irmã Maria Andrade, 75 anos de idade, fundadora da Casa Menino Jesus, que trata de crianças e adolescentes com câncer, falece pela manhã, em Brasília, depois de colocar uma ponte de safena e sofrer um acidente vascular cerebral, no Hospital Santa Lúcia. O corpo é velado no dia seguinte na entidade, na Rua Gonçalves Lêdo, 1535. Uma missa é celebrada às 16 horas e o enterro acontece às 17 horas no Cemitério Parque da Paz.

2019 - Morre, em Fortaleza, o ex-vereador Edward Arruda Filho. Nascera em 19 de fevereiro de 1938.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses