Hospital Cura D'Ars completa 49 anos

Eis o 27 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1917 - Fundada em Fortaleza, a Livraria Humberto, de Humberto Ribeiro, na Rua Major Facundo, 132 (antigo, atual 354), esquina com Rua São Paulo.

1927 - Primeiro dia de Carnaval, é coroada, na Fênix Caixeiral, a Rainha dos Caixeiros, senhorita Ruth Albuquerque, sendo saudada pelo jornalista Demócrito Rocha em nome da imprensa.

1932 - No Teatro José de Alencar, a posse da primeira diretoria do Club 3 de Outubro do Ceará, com a presença do Major Juarez do Nascimento Fernandes Távora e do capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, têm começo os trabalhos, ocupando a presidência o Major Juarez Távora. 

1944 - Chega, para uma temporada ao microfone do Ceará Rádio Clube - PRE-9, o conjunto formado por cearenses residente no Rio de Janeiro, Quatro Ases e Um Coringa. A formação era: Permínio de Pontes Medeiros, José de Pontes Medeiros e Evenor de Pontes Medeiros (irmãos), Esdras Falcão Guimarães (Pijuca) e André Batista Vieira (Coringa ou Melé).

1945 - Na Rua Senador Pompeu, o advogado Mozart Catunda Gondim encontra-se com Paulo Franco de Oliveira, desfechando contra o mesmo três tiros mortais. Em seguida apresentou-se na Polícia, sendo recolhido no quartel dos Bombeiros.

1946 - Instalada em Fortaleza a Associação dos Engenheiros do Ceará.

1952 - Quarta-feira de cinzas, em sua sede social, sita à Avenida Tristão Gonçalves,1008, esquina com Avenida Duque de Caxias, o Centro Artístico Cearense dá posse à sua nova diretoria: Presidente - Joaquim Teófilo Cordeiro de Almeida; vice-presidente - Francisco Holanda Galvão; primeiro secretário - João Batista Rodrigues dos Santos; segundo secretário - Eduardo Carvalho Costa; tesoureiro - Oscar França Ferreira e adjunto tesoureiro - Miguel Gomes Sobrinho. A Comissão de Organização Econômica fica a cargo de: José do Nascimento, José Correia de Melo e José Bezerra de Albuquerque. A Comissão de Sindicâncias é constituída por: Eusébio Mota Alencar, Francisco Pierre Carneiro e Isaías Alves de Araújo. Oradores: Eusébio Mota Alencar e Eduardo Carvalho Costa.

1963 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará o capitão de fragata Hugo Machado de Lima, substituindo Fernando Macedo Cavalcanti de Oliveira, do mesmo posto. 

1970 - Inaugurado o Edifício Filgueiras Lima, na Rua Barão do Rio Branco, nova sede do Colégio Lourenço Filho.

1972 - Fundado, por iniciativa do monsenhor José Mourão Pinheiro, o Hospital Cura D’Ars, na Rua Costa Barros, 833, esquina com Rua Nogueira Acioli (foto).

1973 - Com discurso de Idelzuite Carneiro, Suzana Ribeiro e Nadir Papi de Sabóia, a Associação Cristã Feminina inaugura sede própria na Barão de Aracati, 1515. Em seguida há a instalação da Biblioteca Engenheiro João Tomé, pela Sociedade das Amigas do Livro.

1976 - O estabelecimento fotográfico Aba Film Ltda., e a Sonótica, da firma A. A. Albuquerque Comercial e Importadora Ltda. inauguram sua nova sede localizada em prédio na Rua Dona Leopoldina, 1050, esquina com a Avenida Heráclito Graça.

1977 - Morre o médico João Eudes da Costa, cearense da cidade de Aracati.

1985 - Morre, aos 65 anos de idade, o empresário Luís Crescêncio Pereira. Manteve por vários anos a Casa Crescêncio, com o slogan “uma solução para cada problema”. Nascera a 23 de setembro de 1917.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses