Em 2015 morre padre Gotardo Lemos

  • Eis o Arquivo Nirez para seis de fevereiro na História de Fortaleza:
  • 1821 - Alvará criando a Relação de Pernambuco que tem por sede a vila do Recife e seu distrito é formado pelas províncias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
  • 1856 - Assume a Chefia de Polícia o juiz de direito Francisco Gonçalves da Rocha, pernambucano.
  • 1890 - Às 12 horas, na sala de honra da Escola Militar de Fortaleza, instala-se o Clube Militar Cearense, tendo na presidência o coronel Inocêncio Galvão de Queirós.
  • 1898 - Um domingo, é inaugurada a Biblioteca da Sociedade Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua São Paulo, altos.
  • 1915 - Inaugurada mais uma casa de projeção cinematográfica em Fortaleza, o Amerikan Kinema, com o filme “Sangue Azul”, da Nordisk Films, de Copenhague. Era de Meireles & Companhia.
  • 1921 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo o padre Plácido Alves de Oliveira, em substituição ao cônego Henrique Raulino Mourão.
  • 1927 - Inaugura-se o Laboratório de Pesquisas Biológicas, sob a direção do médico Edmundo Monteiro Gondim e do professor químico Cláudio Nogueira, na Rua Floriano Peixoto,º 245 (antigo).
  • 1934 - Assume o exercício do cargo de Chefe de Polícia do Estado do Ceará o industrial Franklin Monteiro Gondim.
  • 1938 - A casa Princesa do Norte, da firma Gurgel & Companhia, formada pelos irmãos Belsan Gurgel e Eurípedes Gurgel, muda-se, da Rua Liberato Barroso para a Rua Floriano Peixoto, 473.
  • 1942 - Inaugura-se, na Praça dos Voluntários, o Palácio da Polícia Central, com a Secretaria de Polícia e Segurança Pública, tendo no pátio do andar térreo um busto do Interventor Federal Francisco de Menezes Pimentel, feito pelo escultor italiano radicado em Fortaleza, Agostino Balmes Odísio (Agostinho Balmes Odísio). O arquiteto da obra foi Emílio Hinko. Estiveram presentes várias autoridades, entre elas o Interventor Menezes Pimentel, o Arcebispo Dom Antônio Lustosa, o Secretário Rui de Almeida Monte (Rui Monte), e o prefeito Raimundo Alencar Araripe. O prédio sofreu reforma em 2002 e foi retirada herma de Francisco de Menezes Pimentel que foi recolhida a depósito. Hoje chama-se Palácio General Manuel Cordeiro Neto.
  • 1942 - Morre o bacharelando Francisco de Andrade Arrais (François), sendo sepultado no dia seguinte.
  • 1946 - O conjunto vocal-instrumental cearense Vocalistas Tropicais grava, no Rio de Janeiro, seu primeiro disco, com as músicas “Papai, mamãe você e eu”, fox de Paulo Sucupira na face “a” e “Tão fácil, tão bom”, balanceio de autoria de Lauro Maia na face “b”. O grupo era formado por Nilo Xavier da Mota (Nilo Mota), Danúbio Barbosa Lima (tantã), Artur Oliveira, Paulo de Tarso, Paulo Eduardo Sucupira (Paulo Sucupira) (crooner e violão) e Evandro Sousa.
  • 1949 - Funda-se, em Fortaleza, o bloco Turma do Camarão pelos carnavalescos Geraldo Gadelha, Francisco Soares, Abmael de Souza, Antônio Neves, Pedro Soares e José Maria da Silva. Em 1966 mudou o nome para Escola de Samba Império Ideal, influenciado pelo documento oficial da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF que retirou as premiações para blocos tradicionais e impôs a mudança para escolas de samba.
  • 1952 - Falece em Fortaleza o lazarista holandês padre João Vassen, que foi professor do Seminário e diretor-fundador da Casa das Missões São José. Veio para o Brasil em 1897, ordenando-se em Fortaleza em 1902. Nascera em Limburg Hoensbrock, Holanda a 16 de julho de 1876.
  • 1953 - Instala-se a Taki Indústria e Comércio, cuja inauguração foi em 12 de abril de 1953, em prédio na esquina da Rua Barão do Rio Branco nº 2841 com Rua Padre Miguelino, com a presença do vice-governador Stênio Gomes da Silva e do prefeito Paulo Cabral de Araújo.
  • 1954 - Suicida-se, com apenas 34 anos de idade, o artista plástico Hermógenes Gomes da Silva, membro da Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, em virtude de um amor impossível. Era pernambucano do Recife nascido em 1920.
  • 1955 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, o padre Gerardo Aguiar Nogueira.
  • 1959 - Lançada a pedra fundamental do edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários-IAPI, na Rua do Rosário, entre a Rua Monsenhor Luís Rocha e a Rua Pedro Pereira, na Praça dos Voluntários, por trás do Palacete Iracema, da Prefeitura, com a presença do delegado regional, Jáder de Figueiredo Correia, do engenheiro construtor, Amílcar de Moraes Fernandes Távora (Amílcar Távora) e do presidente do IAPI, Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral).
  • 1962 - Fundada em Fortaleza pela S. C. Johnson & Son. Inc., a Escola Johnson, com sede na Rua Dragão do Mar, fábrica de beneficiamento de cera de carnaúba para atender inicialmente aos filhos dos funcionários da fábrica. Posteriormente mudou-se para a Rua Doutora Socorro Azevedo, 461, no Luciano Cavalcante.
  • 1974 - Comissão julgadora presidida pelo jornalista Jáder de Carvalho Nogueira escolhe, em festa realizada, no Clube Romeu Martins, a Rainha do Carnaval Cearense de 1974, Sandra Calixto.
  • 1962 - Fundada em Fortaleza pela S. C. Johnson & Son. Inc., a Escola Johnson, com sede na Rua Dragão do Mar, fábrica de beneficiamento de cera de carnaúba para atender inicialmente aos filhos dos funcionários da fábrica. Posteriormente mudou-se para a Rua Doutora Socorro Azevedo, 461, no Luciano Cavalcante.
  • 1974 - Comissão julgadora presidida pelo jornalista Jáder de Carvalho Nogueira escolhe, em festa realizada, no Clube Romeu Martins, a Rainha do Carnaval Cearense de 1974, Sandra Calixto.
  • 1975 - O presidente Ernesto Geisel, que se encontra em Fortaleza dá por inaugurado o novo prédio da Biblioteca Pública do Estado (hoje Biblioteca Pública Menezes Pimentel), na Avenida Marechal Castelo Branco, 255 (Avenida Leste-Oeste), embora o edifício ainda não esteja concluído.
  • 1976 - Inaugurada, na Rua Dom Lino, 260, no São Gerardo, a Clínica Otorrino-Oftalmológica Professor Saraiva Leão, sob orientação dos drs. Antônio e Fernando Praça. As instalações foram benzidas pelo Padre Adriano, da Paróquia de Caucaia. Homenagem ao médico João Batista Saraiva Leão.
  • 1976 - Ônibus da Empresa São Cristóvão, da linha Nova Assunção, repleto de passageiros, avança sinal e é colhido por uma composição ferroviária no cruzamento da Avenida Tenente Lisboa com Avenida Francisco Sá, deixando um saldo de 3 mortos e 25 feridos. A composição saíra da Estação Central e ia com destino às Oficinas do Urubu.
  • 1977 - Morre, na Casa de Saúde Cura D’Ars, em Fortaleza, a poetisa Maria Araci Magalhães Martins, sendo velada na Capela do Hospital, seguindo para Santa Quitéria, sua terra natal, onde foi sepultada. Era membro da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno. É autora os versos do Hino de Santa Quitéria. Nascera em São Benedito, na Serra da Ibiapaba.
  • 1982 - Instalação do transmissor da Rádio AM do Povo em Messejana, que terá potência de 50 quilowatts.
  • 1987 - Preso o marginal Francisco Evandro Oliveira e Silva, tarado sexual que cortava com um bisturi as nádegas de moças e crianças no Conjunto José Walter. Era conhecido como “o corta-bundas”.
  • 1988 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o coronel Paulo César Romero Castelo Branco, em substituição ao coronel Rômulo de Oliveira Maciel.
  • 1989 - Morre em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o jornalista e contabilista Olavo Euclides Araújo (Olavo Araújo), ex-proprietário do jornal Gazeta de Notícias. Era cearense de Sobral nascido a 20 de julho de 1911.
  • 1995 - Começa a funcionar a Escola de 1º Grau Doutor Abdenago da Rocha Lima, na Rua 114, 75, no Parque Dois Irmãos, no Itaperi.
  • 1998 - Véspera da data marcada para sua inauguração, começa a funcionar, com o vôo nº 558/559 da TAM, procedente de Campinas-SP, a nova gare do Aeroporto Pinto Martins, na Avenida Senador Carlos Jereissati nº 2000.
  • 2004 - O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Valmir Campelo (cearense de Crateús), inaugura, às 17 horas, a nova sede da Secretaria de Controle Externo no Estado do Ceará, que funciona na Avenida Valmir Pontes, 900, bairro Edson Queiroz.
  • 2005 - Inicia-se o desfile carnavalesco com o tema “Fortaleza Bela é Prova de Fogo”, homenagem ao bloco que fará um desfile comemorativo de 70 anos de fundação, na Avenida Domingos Olímpio. Desfilarão oito maracatus: Vozes d’África, Nação Iracema, Rei Zumbi, Nação Baobab, Rei de Paus, Az de Ouro, Kizumba e Nação Fortaleza; as escolas de samba: Imperadores da Parquelândia, Imperadores da Bela Vista, Ideal, Unidos do Acaracuzinho e Corte no Samba; os blocos: Garotos do Parque, Garotos do Benfica, Fuxico do Mexe-Mexe, Unidos da Vila e Prova de Fogo.
  • 2015 - Morre aos 85 anos, o padre Gotardo Lemos, O religioso encontrava-se internado havia mais de um mês, por problemas decorrentes de um infarto, que havia sofrido. Em 1980, na oportunidade da visita do Papa João Paulo II, Gotardo compôs a música "Obrigado, João Paulo II", canção interpretada por Luís Gonzaga e que ficou conhecida pelo povo como "O Hino do Papa". A torcida alvinegra adotou a canção para o clube e havia a crença de que, sempre que a mesma era entoada nos dias de jogos do Ceará, a vitória do Vovô era dada como certa. Na missa do centenário do clube, acontecida no ano passado, Padre Gotardo, já bastante debilitado e sem condições de presidir a celebração, foi homenageado pelo clube com uma placa alusiva à data. Gotardo Lemos também foi fundador do Colégio Juventus, tradicional escola que existiu na Capital. O velório do religioso acontece Funerária Ternura, no Bairro Dionísio Torres onde acontece a missa de corpo presente, sendo depois sepultado no Cemitério São João Batista.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde