Novo Mercado Central de Fortaleza completa 23 anos

 Eis o Arquivo Nirez para 19 de janeiro na História de Fortaleza:

1839 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará) o alferes do Exército Manuel Franklin do Amaral, substituindo o tenente do Exército Tomás Lourenço da Silva Castro.

1892 - Assume, o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o 1º tenente José Tomás Lobato de Castro, interinamente, quando deixa o cargo o capitão-tenente Silvino José de Carvalho Rocha.

1919 - Morre no Rio de Janeiro, vítima da gripe espanhola, o presidente da República eleito e que não chegou a tomar posse, Francisco de Paulo Rodrigues Alves, ficando na Presidência seu vice Delfim da Costa Moreira (Delfim Moreira). A nota relativa ao ano de 1919 registra a morte do então presidente eleito da República Brasileira, que não chegou a tomar posse, Francisco de Paulo Rodrigues Alves, ficando na Presidência seu vice Delfim da Costa Moreira (Delfim Moreira). A morte de RODRIGUES ALVES foi em virtude da famosa Gripe Espanhola, na pandemia de 1918 a 1820.

1936 - Inaugurado o gabinete radiológico do médico Rafael de Codes y Sandoval, na Rua Senador Pompeu, 932. Foi a primeira clínica radiológica de Fortaleza.

1937 - Toma posse, no cargo de sub-prefeito de Messejana, Pedro Façanha de Sá.

1941 - Encerra-se a Segunda Feira de Amostras do Ceará, visitada por 200 mil pessoas.

1941 - Na Vila Porangabuçu ocorre a inauguração da Escola Assis Chateaubriand, iniciativa da “Casa de Proteção”, associação patrocinada pelo coronel Raimundo de Holanda e Antônio Russo Italiano Sobrinho, em sede provisória, sendo lançada na ocasião, a pedra fundamental da futura e definitiva sede.

1947 - Realizam-se em todo o Estado eleições para governador, um senador e deputados estaduais. No dia 20 de fevereiro o Tribunal Regional Eleitoral diploma os candidatos eleitos: senador Manuel do Nascimento Fernandes Távora (UDN) e governador Faustino de Albuquerque e Sousa (UDN-PPS). Foi a primeira eleição para governador desde a deposição de José Carlos de Matos Peixoto pelo movimento de 1930. O outro candidato era o general Onofre Muniz Gomes de Lima (PSD-PTB).

1949 - Publicada no Diário Oficial do Município a Lei 115, do dia 13, denominando de Rua Virgílio de Melo Franco uma via de Fortaleza, iniciativa do vereador José Cláudio de Oliveira; também a Lei 116, do dia 13, denominando de Travessa Santa Fé a Rua Pajuçara, no Otávio Bonfim (hoje denomina-se Rua dos Pracinhas); proposição do vereador Francisco Edmilson Pinheiro; também a Lei nº 117, do dia 13, que dá a nova denominação, a rua do Bairro de Fátima, de Rua Eusébio de Sousa, iniciativa do vereador Joaquim Valentim.

1951 - Inaugura-se a Capela de Nossa Senhora da Assunção, no lado norte do Quartel General da 10ª Região Militar, sendo abençoada pelo arcebispo metropolitano Dom Antônio de Almeida Lustosa.

1955 - Morre, vítima de acidente aeronáutico, o capitão da Aeronáutica Dakir Carvalho Barbosa, natural do Rio de Janeiro. Existe hoje, em sua homenagem a Rua Capitão Dakir. No mesmo acidente morre o capitão da Aeronáutica Cláudio R. de Vasconcelos, que também tem uma rua em sua homenagem, a Rua Capitão Vasconcelos, na Aerolândia.

1959 - Falece, no Rio de Janeiro, vítima de colapso cardíaco, aos 48 anos de idade, o comerciante Carlos Barbosa, ex-secretário da Fazenda Estadual.

1968 - Morre, em Fortaleza, Osório Palmela Bastos de Oliveira, funcionário aposentado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS.

1970 - Morre, aos 80 anos de idade, a professora Aída Santos e Silva (Aída Balaio), líder no Mucuripe onde hoje existe uma rua com seu nome. O sobrenome Balaio vem de apelido dado a um seu antepassado que lutou no movimento chamado de Balaiada, no Maranhão. Ela era cearense de Fortaleza nascida em 1889.

1972 - Morre, em Fortaleza, o advogado e maçom Estêvão Mosca de Carvalho, antigo delegado em Fortaleza. Após ser velado na Faculdade de Direito é sepultado no cemitério São João Batista. Era nascido em Ottaiano, na Itália, a 17 de dezembro de 1887.

1976 - Às 8h30, instala-se a Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, em sua nova sede, no edifício da Biblioteca Pública do Estado (Biblioteca Pública Menezes Pimentel), na Avenida Marechal Castelo Branco, 255 (Avenida Leste-Oeste), em frente à Praça do Cristo Redentor, na Prainha, com a presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes e do Secretário de Cultura Ernando Uchôa Lima.

1977 - Postos da gasolina, em todo o País, a partir desta data fecharão às 23 horas e não funcionarão aos domingos e feriados, como medida de economia de combustíveis.

1977 - A Escola Fisk, de Fortaleza, inaugura sua nova sede, em prédio na Avenida Rui Barbosa, 1332, Aldeota, com a presença do professor fundador do método, Mr. Richard Fisk.

1983 - O presidente do Inamps, Aluísio Sales, escolhe, para representá-lo no Ceará, o médico Antero Coelho Neto, que toma posse no dia 27 na Superintendência Regional do Inamps.

1989 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador José Araken Leão dos Santos, substituindo o também coronel aviador Cláudio Queiroz.

1993 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Maurício Andrade C. da Silva, em substituição ao também coronel aviador Cláudio Queroz.

1997 - Morre o engenheiro civil José Aragão e Albuquerque Júnior, ex-prefeito de Fortaleza (1982-1983). Ocupou a direção da Superintendência Municipal de Obra e Viação-Sumov. Nascera em Fortaleza em primeiro de setembro de 1943.

1998 - Começa a funcionar o novo Mercado Público (Mercado Central) construído na Avenida Alberto Nepomuceno,199, em frente à 10ª Região Militar. Para construí-lo, foram derrubadas mais de uma dezena de casas históricas, as mais antigas da Cidade. Foi arquiteto Luís Fiúza. Na verdade não é um mercado central, mas um “shopping” de artesanato para turistas.

2000 - Para apresentação no Centro Cultural Dragão Mar, está em Fortaleza, em 19 de janeiro de 2000, o pianista concertista Artur Moreira Lima.

2006 - O médico Sílvio Ideburque Carneiro Leal falece, de madrugada, em Fortaleza, aos 91 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca. Fundador da Sociedade de Assistência aos Cegos (antigo Instituto dos Cegos), ex-presidente do Centro Médico, diretor médico da Escola Técnica e fundador do Centro de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia. O velório acontece no mesmo dia, na funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante onde realiza-se missa de corpo presente às 15 horas, sendo sepultado às 16h30, no Cemitério São João Batista, no Centro, com grande acompanhamento de parentes e amigos.

2009 - Morre o comerciante Francisco de Assis Pereira de Alencar (Francisco Alencar), em Brasília, aos 83 anos de idade. Foi um dos pioneiros com loja na avenida W-3. Nascera em Aurora, CE., a 24 de dezembro de 1926.

2017 - Falecimento do Padre Hermano Mestrom, da Congregação da Missão (Lazarista). O velório acontece na Capela de São José Operário no Rodolfo Teófilo com missa às 15 horas e após, sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Nascera a 10 de março de 1930 em Gileem, Holanda. Veio para o Brasil em 1956 já ordenado e para o Ceará no ano seguinte, fixando-se em Limoeiro do Norte. Em 1967 foi para Quixeramobim Transferiu-se para Fortaleza em 1980 nomeado pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica, onde ficou até 2007, quando foi para a Capela de São José Operário no Rodolfo Teófilo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto