Especialista lista dicas para conseguir recolocação no Mercado de Trabalho


Realocar-se no Mercado de Trabalho muitas vezes pode ser bem difícil, principalmente se o profissional já está há muito tempo afastado da ocupação. É preciso estar atento às oportunidades e preparado para elas, a fim de conseguir a vaga que irá trazê-lo de volta à profissão.
Pensando nisso, a gerente executiva de seleção na MRH Gestão de Pessoas e Serviços, Valéria Mota, listou algumas dicas que irão facilitar um retorno às atividades profissionais.
Esteja sempre se qualificando - As empresas cada vez mais têm dificuldade em encontrar o perfil ideal e uma boa qualificação faz parte disso. Por isso, a primeira dica é se profissionalizar cada vez mais.
“O quanto mais você se qualificar, mais você se diferencia no mercado de trabalho. E isso vai desde o curso de inglês até uma pós-graduação. Com a agilidade e a dinamicidade do mundo atual, se você parar no tempo, estará concorrendo no Mercado de Trabalho em desvantagem”, pontua Valéria Mota.
Clareza de propósito - É preciso saber o que o profissional gosta de fazer e o caminho que deseja trilhar na carreira. Afinal, se a pessoa não sabe onde quer chegar, qualquer caminho se torna mais difícil.
É preciso saber em qual área da profissão se deseja aprofundar e quais metas a longo prazo. “Quando você tem essa clareza de propósito, você vai fazendo sua trilha de forma mais simples, porque você está empenhado em conseguir aquele objetivo e se qualificar para ele”, afirma Valéria Mota.
Networking: Usar LinkedIn - Networking é fundamental em qualquer área. Dessa forma, o profissional pode acionar a lista de contatos e selecionar pessoas chaves, que possam indicar vagas para o perfil dele. Uma das ferramentas para isso é o LinkedIn.
O LinkedIn é uma rede social feita exclusivamente para relações profissionais a fim de compartilhar as vivências no mercado de trabalho e até mesmo a indicação de vagas. É uma ótima forma de criar relacionamento com empresas e colegas de profissão.
- O LinkedIn hoje é uma ferramenta extremamente importante na recolocação. É uma vitrine profissional. Nessa vitrine, você inclui sua formação, experiência e seus objetivos. Você gera conteúdo e isso faz com que você seja visto no mercado. Quanto mais você aciona essa rede de relacionamento, mais fácil você vai se recolocar. Quem não é visto não é lembrado”, afirma Valéria Mota.
Currículo sempre atualizado - Ninguém sabe quando vai aparecer uma oportunidade, por isso é bom estar sempre com o currículo em dia. Entretanto, não se deve distribuí-lo indiscriminadamente. "É preciso ter a percepção necessária para saber quais vagas cabem ao profissional, assim acionando pessoas chaves que possam ajudá-lo", finaliza Valéria Mota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde