Cinema da Estação da Visconde do Rio Branco era inaugurado em 1917


Eis o Arquivo Nirez referente ao 12 de janeiro da História de Fortaleza:

1689 - Tomás Canral de Olival assume o governo da Província do Ceará, substituindo Bento de Macedo Farias.

1820 - Manuel Ignácio de Sampaio e Pina (Governador Sampaio) entrega o governo a uma junta formada pelo Juiz de Fora Adriano José Leal, pelo vereador Joaquim Lopes de Abreu e pelo Sargento-Mor Francisco Xavier Torres. 

1825 - Circula o primeiro número de O Cearense, jornal semanário que foi o segundo periódico editado no Ceará. 

1872 - Toma posse o 34º Presidente da Província, o comendador João Wilkens de Matos, paraense, depois Barão de Muruiá.

1909 - Falece, na vila Seabra, rio Juruá, Amazonas, o major Raimundo Antônio Borges, que ocupou no Ceará os cargos de secretário do Liceu do Ceará, procurador dos Feitos da Fazenda Estadual e diretor da Escola Normal.

1914 - Deixa o cargo de Capitão dos Portos, o capitão-tenente Gd PM João Tavares Iracema, que vinha respondendo interinamente, passando para o 1º tenente José Sérgio Ferreira, também interino.//Inaugurada a linha de bondes de tração elétrica da linha da Praia, dia em que circulou pela última vez um bonde de tração animal (puxado por burros), sendo o último da linha do Alagadiço, guiado pelo boleeiro Fialho. O caminho de ida da linha da Praia era pela Rua Floriano Peixoto, Rua Castro e Silva, Praça da Sé, Avenida Alberto Nepomuceno, Avenida Pessoa Anta, Avenida Almirante Tamandaré e Rua Tabajaras, voltando pelas mesmas vias até a Praça da Sé, onde toma a Travessa Crato, Rua General Bezerril e Rua Guilherme Rocha, chegando na Praça do Ferreira.


1917 - Inaugura-se mais um Cinema em Fortaleza, o Cinema da Estação, próximo à Estação de Bondes, na hoje Avenida Visconde do Rio Branco, 2.406, com o filme “Caçadores da noite”. 

1920 - Assume o cargo de Diretor da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas-IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), pela segunda vez, o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa), substituindo o engenheiro José Luís Mendes Diniz.

1921 - Transferida a farmácia fundada por Rodolfo Teófilo, para o farmacêutico Antônio Gonzaga, que muda o nome do estabelecimento para Drogaria Gonzaga, funcionando na Rua Barão do Rio Branco, 56/58 (antigos, atual 936). Depois foi Farmácia Gonzaga.

1923 - Antônio Escudeiro de Almeida e José Antônio da Silva fundam a firma Almeida & Silva que instala a Padaria Imperial na Avenida Joaquim Távora (Avenida Visconde do Rio Branco, 806, atual 2178). Em 1934 passou a pertencer ao português Manuel Dias Branco (M. Dias Branco).

1927 - Proclamada Rainha dos Estudantes do Ceará, a senhorita Suzana de Alencar Guimarães, que obteve 6.995 votos, ficando em segundo lugar Hortência J. Alencar, com 3.302 votos e em terceiro Ester Corrêa, com 1.370 votos. O concurso foi instituído pelo jornal Correio do Ceará.

1929 - Inaugura-se a estação rádio telegráfica da Agência Americana, na Chácara Iracema, em São Gerardo.

1931 - Começa o empedramento (calçamento) da estrada que liga Fortaleza à Barra do Ceará (hoje Avenida Francisco Sá). 

1935 - Em Fortaleza, para visita, o jurista Clóvis Bevilacqua e sua esposa, a escritora Amélia de Freitas Bevilacqua, sendo festivamente recepcionados.

1945 - Morre, em Manaus, Amazonas, aos 72 anos incompletos, o poeta Júlio Olímpio da Rocha, cearense de Fortaleza nascido em 15 de setembro de 1873. Usou o pseudônimo de Sancho Ribas.

1946 - Criada, em Antônio Bezerra, a Freguesia de Jesus Maria José.

1948 - A Assembleia Legislativa do Estado declara extinto o mandato dos deputados José Pontes Neto e José Marinho de Vasconcelos, eleitos pelo Partido Comunista do Brasil-PCB.

1949 - Morre, em Fortaleza, o famoso proprietário de uma oficina de barbearia na Rua Floriano Peixoto, 39 (antigo), Cunegundes Rodrigues da Silva, que nas horas vagas era clarinetista. Foi vereador na década de 1920. Nascera em Fortaleza a 17 de junho de 1884. Hoje é nome de Rua no Bairro Bom Futuro.

1951 - Morre, pela manhã, o coronel Antônio Botelho de Sousa, agricultor e proprietário em Maranguape. Nascera na cidade de Maranguape, em três de março de 1866, filho de portugueses. Foi político de largo prestigio em todo o Estado, tanto no Império como na República. Eleito deputado estadual em 1914, teve o seu mandato renovado até 1930. Pai de Jacinto Botelho de Sousa, diretor do Ginásio Municipal de Fortaleza; e Antônio Botelho Filho, Tabelião nesta capital. O sepultamento foi realizado em Maranguape, saindo o féretro desta capital, às 15 horas, da Rua São Paulo, 1840.

1953 - O Círculo Militar de Fortaleza elege nova diretoria, a qual deverá reger os seus destinos durante o ano de 1953, ficando assim constituída: Presidente - tenente coronel aviador Manuel Rogério; 1º Vice-presidente - tenente coronel Waldetrudes Amarante, 2º Vice-presidente - capitão de corveta José Fontenele; 1º Secretário - 1º tenente Raul Sampaio; 2º Secretário - capitão Cecil Barbosa; 1º Tesoureiro - capitão Nelson Alencar; 2º Tesoureiro - 1º tenente Aderson de Aquino. Diretores Sociais: coronel José de Ribamar Maciel Campos, coronel Abelardo Rodrigues de Sousa, Fernando Eduardo Benevides (Fernando Benevides), Raimundo Arruda, major Manuel Expedito Sampaio, major Francisco Façanha, capitão aviador Hélio Eraldo Pereira Leal (Hélio Leal), major Hugo Maia, major José Maranhão, capitão Antônio Alves. Diretores Culturais: tenente coronel Virgílio Nogueira Paes e tenente coronel Murilo Moreira. Diretores Desportivos: capitão Hugo Hortêncio, 1º tenente aviador Zairo Maia, 1º tenente Adriano Pinheiro, 2º tenente Carlos Duailibe. 

1956 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos incompletos, o professor Joaquim Antônio Viana Albano, da Faculdade Católica de Filosofia, da Escola Preparatória de Fortaleza e do Colégio Estadual do Ceará. Nascera no dia 11 de março de 1892 em Fortaleza.

1959 - Falece em Fortaleza, aos 86 anos de idade, a professora Ifigênia Amaral, cujo enterro é oficiado por um seu ex-aluno, o padre Teógenes Gondim.

1964 - Abre-se, no auditório da Faculdade de Direito, o Congresso Brasileiro de Esperanto, organizado pela Associação Cearense de Esperanto.

1968 - Morre, no Rio de Janeiro, onde se encontrava em tratamento, o cearense Júlio Viana da Silva Tavares, Chefe de Contabilidade, aposentado, da RVC.

1969 - Inaugurado o Autódromo Virgílio Távora, no município de Euzébio. 

1970 - Falece, vítima de desastre automobilístico, pela manhã, o coronel Virgílio Nogueira Paes, diretor comercial da Conefor e ex-superintendente da RFFSA.

1979 - O prefeito Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luís Marques) inaugura o trecho da Avenida Beira-Mar que vai do Imperial Palace Hotel até a Volta da Jurema.

1981 - A terra volta a tremer, aos 34 minutos, em Fortaleza, como no ano anterior, sendo sentido em vários bairros.

1981 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Disraeli Joaquim de Amorim Saback, em substituição ao brigadeiro do ar Dilson Lyra Castelo Branco Verçosa, que deixara o comando em 12 de dezembro de 1980. 

1985 - Reeleito para presidente do Sindicato dos Médicos, Mariano Araújo Freitas (Mariano Freitas).

1995 - Inaugura-se a Escola de 1º Grau Padre Antônio Monteiro da Cruz, funcionando na Rua Pedestre XIII, 25, no Conjunto Fluminense.

2000 - Inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Batista Saraiva Leão, na Avenida Curió, s/nº , no Parque São Miguel.

2000 - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Isabel Ferreira, na Rua M, s/nº , no Curió, é inaugurada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto