Há 18 anos morria Martins Filho

 Confira o 20 de dezembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1878 - Em substituição ao capitão tenente Antônio Pompeu de Albuquerque Cavalcante, na Capitania do Porto, assume Francisco Forjes de Lacerda.

1898 - Encerram-se as atividades da Padaria Espiritual, o mais importante movimento literário cearense e um dos mais importantes do País.

1902 - Publicado em Fortaleza, o jornalzinho O Fiscal.

1922 - Sobrevoa Fortaleza, o avião “Sampaio Correia-II”, no qual viajam os pilotos Euclides Pinto Martins, cearense e o americano Walter Hinton, que empreendem o “raid” Nova Iorque - Rio de Janeiro.

1930 - O capitão de corveta Mário Hecksher assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, em substituição ao capitão-tenente Aníbal do Prado Carvalho.

1933 - Falece Vicente de Sousa Lima, funcionário aposentado dos Correios e ex-tesoureiro do Crédito Popular São José.

1935 - Morre, no Recife, aos 68 anos de idade, o advogado e crítico literário José Rodrigues de Carvalho, nascido em Alagoinha, Paraíba, em 18/12/1867, tendo pertencido ao Centro Literário e à Academia Cearense.

1936 - Morre, em Recife, PE, o advogado, intelectual e político José Rodrigues de Carvalho, membro de Academia Cearense de Letras - ACL. Nascera em Alagoinha, PB, em 18/12/1867.

1939 - Um incêndio devora as lojas Auto Volante, de A. Barbosa & Cia. e Empório da Moda, de Isauro Fontenele, ambas no quarteirão depois demolido e em cujo local foi construída uma praça e depois foi levantado o Abrigo Central, que não mais existe. Ficava entre a Travessa Pará, Rua Floriano Peixoto, Rua Guilherme Rocha e Rua Major Facundo.

1947 - O Decreto estadual 833 encampa a Faculdade de Ciências Econômicas e a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará.

1947 - Entregue à Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Palacete Iracema, recém adquirido ao Clube Iracema, pela Municipalidade, na gestão do prefeito José Leite Maranhão, entre a Rua Pedro Pereira, Rua do Rosário, Rua General Bezerril, 751 e Rua Monsenhor Luís Rocha, ao lado da Praça dos Voluntários.

1954 - Entidade de finalidade cultural, diversional e de união e defesa da classe, é fundado, em Fortaleza, o Clube do Advogado. A diretoria provisória da novel entidade está integrada dos seguintes causídicos: Aderbal Nunes Freire (Aderbal Freire) - Presidente, Francisco Álvaro Ferreira Costa (Álvaro Costa), Aldy Mentor Couto Melo, Valmir Pontes, Valmir Magalhães, Jorge Maia, Carlos Roberto Martins Rodrigues, Célio Loureiro, Luís Edgar de Andrade, Evaristo Linhares, Pedro Praxedes, Antônio Alves Araújo (Antônio Araújo), Ciro Maia, Valdizar Fontenele, José Arrais Maia, Raimundo Felício Neto e Túlio Maranhão

1956 - O presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira assina protocolo da Companhia Hidroelétrica do São Francisco autorizando a modificação do plano inicial de transmissão de energia de Paulo Afonso para o Cariri, de modo a possibilitar a eletrificação total do Ceará.

1958 - Fundada a Associação Cearense de Magistrados em prédio na Rua General Bezerril nº 122.

1961 - Inauguração da Avenida Luciano Carneiro (antiga Rua 3 de Outubro), que nasce na Avenida 13 de Maio e vai até o Aeroporto Pinto Martins, atravessando os bairros de Fátima, Parreão, Vila União e Aeroporto.

1961 - A estação de passageiros do Aeroporto Pinto Martins, na Vila União, que já estava pronta mas não tinha acesso, inaugura-se juntamente com a Avenida Luciano Carneiro.

1961 - Inauguradas as novas instalações do Parque da Liberdade.

1973 - É considerado de Utilidade Pública, pelo Decreto Federal 73.343, o Instituto do Câncer do Ceará,  

1976 - Eleitos, para o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) e o advogado Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola).

1978 - O Ceará Sportig Club sagra-se campeão pela quarta vez consecutiva, ao derrotar o Fortaleza Esporte Clube pela contagem de 1x0, conquistando o Tetra-Campeonato, no Estádio Plácido Castelo, o Castelão, pelo Campeonato Cearense de Futebol.

1986 - Assassinado por assaltantes, na Avenida da Abolição, o estudante colombiano Carlos Plata Liebisch, de 21 anos, chegado em Fortaleza uma hora antes.

1988 - Morre, aos 76 anos de idade, o médico oftalmologista Honório Correia Pinto, cearense de Fortaleza nascido em 17/09/1912, ex-deputado estadual, constituinte de 1947.

1988 - Chuva de 71,6 mm cai sobre Fortaleza causando transtornos vários, entre eles inundações, desabamentos, queda de árvores, engarrafamentos e deixando muitos desabrigados.

1991 - A Praça do Ferreira é reinaugurada pelo prefeito Juraci Vieira Magalhães, trazendo a volta da Coluna da Hora - embora diferente da antiga que era de alvenaria e a atual é de ferro - e uma praça humana para a Cidade. Projeto dos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo Costa Júnior.

1991 - Morre, aos 62 anos de idade, Nilo Cláudio Barbosa Falcão (Nilo Falcão), percussionista pandeirista que atuou no conjunto Quatro Ases e Um Curinga, em substituição ao pandeirista André Batista Vieira (Melé). Era cearense de Fortaleza nascido em 14/12/1929.

1992 - Morre em Fortaleza a vereadora Maria Zélia Correia, aos 48 anos de idade, sendo seu corpo velado na Igreja de São José, na Avenida dos Expedicionários e sepultado no dia seguinte, no Cemitério Parque da Paz.

2001 - Em sessão plenária o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará-TJCE aprovou a concessão da Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Bevilacqua que será entregue a oito personalidades e uma instituição, a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, Corregedora Geral da Justiça; deputado federal Francisco Ariosto Holanda, secretário estadual de Ciência e Tecnologia; deputado estadual Carlos Mauro Benevides Filho, presidente da CPI do BEC; desembargador Jaime de Alencar Araripe (in memoriam); desembargador Raimundo Catunda (in memoriam), desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro; o jurista Miguel Aragão; os servidores Manuel Antônio de Almeida, Francisca Célia Gomes Rodrigues e o Sistema Verdes Mares de Comunicação do Grupo Edison Queiroz, conforme a Resolução nº 3. A entrega será no próximo ano em data a ser anunciada.

2002 - Morre, às 6 horas, no Hospital São Mateus, às vésperas de completar 98 anos de idade, o bacharel em direito, escritor e professor Antônio Martins Filho (foto), vítima de um choque cardiogênico (miocardiopatia isquêmica). Foi o criador e primeiro Reitor da Universidade Federal do Ceará-UFC. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), onde era presidente de honra. O corpo foi velado no salão nobre da Reitoria da UFC e o sepultamento às 8 horas do dia seguinte, no Cemitério São João Batista. A UFC suspendeu as atividades didáticas e administrativas e o reitor Roberto Cláudio decreta luto oficial de cinco dias em homenagem ao professor. A Rádio Universitária FM faz programação especial durante o luto. Além da UFC Martins Filho fundou ainda a Universidade Estadual do Ceará-Uece e a Universidade Regional do Cariri - URCA, auxiliou na abertura da Universidade Vale do Acaraú - UVA e no projeto da Universidade de Fortaleza - Unifor. Nascera em 22 de dezembro de 1904, à margem esquerda do Rio Salamanca, numa faixa de terra hoje pertencente a Missão Velha; foi batizado na igreja de Santo Antônio, em Barbalha, e registrado como nascido no Crato.

2002 - Inauguração do Centro de Memória da Educação do Ceará, às 19 horas, no prédio do Colégio Estadual Justiniano de Serpa, no centro da Praça Filgueira de Melo. O prédio foi construído com projeto do arquiteto José Gonçalves da Justa no estilo flamengo moderno, em 1923, para abrigar a Escola Normal, que depois passou a denominar-se Escola Normal Pedro II (28/08/1925); Escola Normal Justiniano de Serpa (02/04/1939); Instituto de Educação do Estado do Ceará (07/02/1947); Instituto de Educação Justiniano de Serpa (06/01/1952); Colégio Estadual de Fortaleza (15/01/1960) sendo desmembrados os cursos primário e normal que vão para prédio no bairro de Fátima, recebendo a denominação de Centro Educacional do Ceará; e hoje chama-se Colégio Estadual Justiniano de Serpa (26/01/1961). Na ocasião é lançado o livro História da Educação no Ceará: sobre promessas, fatos e feitos, de autoria da professora Sofia Lerche Vieira.

2004 - Mário Degésio Cavalcante assume hoje a presidência da Federação Cearense de Futebol - FCF, pois era o seu vice. Ele era considerado um dos homens mais corretos, probos e verdadeiros do nosso futebol, pelo então presidente Fares Lopes. O primeiro ato de Mário Degésio foi decretar luto oficial por três dias, além de comunicar a CBF e Federações de todos o Brasil.

2004 - O Ministério da Educação-MEC barra o funcionamento da Faculdade de Ciências do Estado do Ceará-Facec, localizada no bairro da Itaoca. O anúncio é feito pelo próprio ministro da Educação, Tarso Genro, no Jornal Nacional. A Facec estava na lista de instituições irregulares de ensino superior, oferecia seis cursos e tinha mais de 800 alunos matriculados.

2017 - Vítima de complicações do Alzheimer, morre, à noite, em Fortaleza, o escritor e professor universitário aposentado Carlos Neves d’Alge (Carlos d’Alge), aos 87 anos de idade. Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL e era autor de 12 livros publicados. Carlos d’Alge foi ainda apresentador e mediador do programa Debates do Povo, na antiga Rádio AM do POVO, hoje Rádio O Povo/CBN O velório acontece, na Funerária Ternura, onde, às 15 horas, é celebrada a missa de corpo presente seguindo-se o sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Chaves, Portugal em 24/07/1930, chegando ao Brasil com seis anos de idade mas só veio para o Ceará em 1958.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde