Há 10 anos morria professor Faria Guilherme

Confira o Arquivo Nirez para 12 de dezembro na História de Fortaleza:

1840 - Morre o bacharel em Direito e juiz João Antônio Rodrigues de Carvalho, último ouvidor geral do Ceará, senador pelo Ceará, carioca nascido em 1770.

1877 - Morre, no Rio de Janeiro, o escritor cearense José Martiniano de Alencar (José de Alencar), aos 48 anos de idade. Seu nome hoje está perpetuado em praça, teatro, e na casa onde nasceu no Sítio Alagadiço Novo, em Messejana, em primeiro de março de 1829.

1913 - Morre, em Fortaleza, o guarda-livros e professor João de Alencar Araripe (João Araripe), que fez parte do Centro Literário e era vice-presidente da Fênix Caixeiral. Era cearense de Fortaleza.

1920 - Encerramento do Campeonato Cearense de Futebol com a vitória do Fortaleza Sport Club ao derrotar o Guarani pelo escore de 2x0 no Campo do Prado. O Campeonato deixa de ser promovido pela Liga Metropolitana Cearense de Futebol, passando a ser da Associação Desportiva Cearense-ADC.

1921 - A Prefeitura de Porangaba (Parangaba) é anexada à Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF.

1925 - Surge em Fortaleza mais um clube de mercadorias por sorteios, denominado Caixa do Povo, na Rua Floriano Peixoto, 246 (antigo), da firma Timóteo & Miranda, composta por José Bruno de Miranda e Teodomira Timóteo de Lima.

1930 - O prefeito de Fortaleza, César Cals de Oliveira, atendendo os reclamos da imprensa, institui, em Fortaleza, a feira livre, devendo a primeira se realizar na véspera de Natal, na Praça dos Voluntários.

1937 - São fechadas todas as casas de jogo, por determinação do Governo, inclusive o jogo do bicho.

1938 - Lançado o primeiro número da revista literária Valor, de Antônio Martins Filho e Raimundo Girão. A redação ficava na Rua Major Facundo, 746.

1941 - Morre, no Rio de Janeiro, então Capital de República, a professora cearense Isaura Braga Mourão.

1944 - Morre em Monte Castelo, Itália, em combate, aos 36 anos de idade, o 2º sargento da Força Expedicionária Brasileira Hermínio Aurélio Sampaio (Sargento Hermínio), cearense de Crateús. Após a morte foi promovido a 1º sargento. Nascera em Crateús em 12 de junho de 1908. Hoje é nome da avenida principal do bairro de Monte Castelo, antigo Açude João Lopes.

1945 - Criada pelo interventor Benedito Augusto Carvalho dos Santos (Beni Carvalho), a Secretaria de Educação e Saúde do Ceará, sendo extinta a Diretoria de Saúde do Estado e o Departamento Geral de Educação.

1946 - A 10ª Região Militar tem novo comandante, o general Otávio da Silva Paranhos, que substitui o general Onofre Muniz Gomes de Lima, que se ausentou do cargo em 18 de novembro.

1952 - O Diário Oficial do Município 116, publica a Lei 578 que dá o nome de Avenida Zezé Diogo à via que orla a Praia do Futuro, proposição do vereador Fernando Gomes. O homenageado foi proprietário daquelas terras.

1955 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador José Tavares Bordeaux Rego, em substituição ao também tenente coronel aviador Geraldo Menezes da Silva.

1959 - Instala-se em Fortaleza a agência do Banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais S. A -Comind, na Rua Barão do Rio Branco, 1152.

1959 - Durante a Semana da Marinha, é entregue o antigo Farol do Mucuripe, na Ponta do Mucuripe, na Avenida Vicente de Castro s/nº, ao Serviço do Patrimônio da União.

1960 - Inaugura-se o Jornal Luminoso, no Edifício Triunfo, na esquina da Rua Liberato Barroso com Rua Senador Pompeu. Durou pouco tempo.

1967 - Recebe nome, na gestão do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, a Praça Dr. José Ribeiro da Frota, no Porangabuçu (Rodolfo Teófilo), entre a Rua Capitão Francisco Pedro, Rua Papi Júnior, Rua Costa Mendes e Rua Alexandre Baraúna, no Porangabuçu, conhecida como Pracinha da Maternidade Escola.

1967 - O prefeito José Walter Barbosa Cavalcante dá o nome à praça no Carlito Pamplona, de Praça Padre Lima, no entre a Avenida Francisco Sá, Avenida Pasteur e a Rua Frei Teobaldo. Depois mudaria para Praça Ângelo Figueiredo.

1967 - Por projeto do vereador José Monteiro uma via de Fortaleza recebe o nome de Rua Coronel Abelardo Rodrigues, sendo publicada no Diário Oficial do Município 3.819 a Lei 3.495 do dia seis. A rua fica na Vila Velha, na Barra do Ceará.

1974 - Inauguração da Igreja Matriz do Cristo Redentor no bairro do Japão, com assinatura do arquiteto Jorge Neves, tendo capacidade para 1.200 pessoas, na Avenida Nossa Senhora das Graças, 1430.

1975 - Dois soldados da Polícia Militar, em Fortaleza, obrigam o comerciante José Amorim da Silva a comer dinheiro.

1975 - Chega em Fortaleza o jovem emasculado pelo fazendeiro João Saraiva da Cruz, em Assaré, caso que revoltou a população de todo o Estado.

1975 - Extingue-se o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva-CPOR de Fortaleza, comunica o coronel Adriano Áulio Pinheiro da Silva, comandante daquela corporação, ao dirigir a palavra aos aspirantes a Oficial da Reserva da última turma daquele estabelecimento, desativado pelo Ministério do Exército. A cerimônia foi presidida pelo comandante da 10ª Região Militar, general Florimar Campello.

1975 - Publicado o Diário Oficial do Município nº5806 que entre outras publica a Lei 4640, de 19 de dezembro de 1975, concedendo o Titulo Honorífico de Cidadão de Fortaleza, ao jornalista José Milton de Vasconcelos Dias, natural de Ipu, proposição do vereador Jerônimo Bezerra.

1978 - Inaugura-se, em Fortaleza a primeira agência do Banco Safra, na Rua Floriano Peixoto, 450.

1979 - Morre o artista plástico cearense Raimundo Siqueira Campos, vítima de câncer no pulmão, aos 61 anos de idade completados dois dias antes. Nascera em Pacatuba, no dia 10 de dezembro de 1918.

1981 - Morre,  na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista Raimundo Magalhães Júnior (R. Magalhães Jr.), cronista, contista e teatrólogo, trabalhava na revista Manchete. Nascera em Ubajara, CE, em 12 de fevereiro de 1907.

1982 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1982 encerra-se, quando no Castelão, o Fortaleza Esporte Clube derrota o Ferroviário Atlético Cearense, pela contagem de 4x0, sagrando-se Campeão.

1986 - Primeiro dia de funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher, marcado por várias denúncias de mulheres contra seus maridos.

1988 - Circula o último trem de passageiros de Fortaleza a Crato, puxado pela locomotiva 2210-AB, dirigida pelos maquinistas Paulo Tavares Camelo e Ivanildo Serafim Maia.

1996 - Inaugurada na Praia de Iracema, proximidades onde foi o Jangada Clube, um monumento à Iracema, onde ela está ajoelhada, curvando um arco, de autoria do artista plástico Zenon da Cunha Mendes Barreto (Zenon Barreto). O projeto concorrera a concurso em 1965 tirando o segundo lugar, perdendo para o escultor pernambucano Corbiniano Lins. Ficou conhecida como Iracema Guardiã.

1997 - Inaugura-se o Shopping Diogo, com 18 lojas e uma galeria para exposições, no antigo Edifício Diogo, onde outrora funcionou, nos últimos andares o Ceará Rádio Clube e no andar térreo o Cine Diogo, na Rua Barão do Rio Branco, 1006, no chamado “Quarteirão Sucesso da Cidade”.

2002 - Falecimento, em Paris-França, do Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno). Era padre e capelão da Polícia Militar do Ceará. Ordenou-se sacerdote em 1934. Foi um dos fundadores da Sociedade de Assistência aos Cegos, sendo seu primeiro presidente. O Padre Arquimedes Bruno, quando do advento do golpe de 1964 foi preso no 23º BC e posteriormente exilou-se na França. Nascera em Fortaleza, em 15 de novembro de 1911.



2010 - Morre o advogado, jornalista e professor Heitor Faria Guilherme, 75 anos, no Hospital Regional da Unimed, onde estava internado no há alguns dias. O velório acontece na Funerária Eternus e o enterro acontece às 10 horas do dia seguinte no cemitério Jardim Metropolitano. Foi um dos fundadores do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Ceará-UFC, em 1965, Heitor foi diretor do Centro de Humanidades-CH daquela instituição, e foi também chefe do Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia. Filiado ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará, também chegou a integrar a diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Sua especialidade era a revisão, tendo publicado um manual sobre o assunto. Trabalhou nos jornais “O Povo” e “O Nordeste”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde