Fortal 2003 foi proibido na Beira-Mar

Confira o quatro de dezembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1822 - Assume o Governo da Província, Francisco Xavier Torres, sob protestos dos demais membros do Governo.

1844 - Assume o novo Presidente da Província, o tenente-coronel Inácio Correia de Vasconcelos, no cargo pela segunda vez. Fora nomeado a quatro de novembro de 1844.

1884 - Surge o Colégio São Luís, sucessor do Instituto Cearense de Humanidades do Padre Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo, depois Monsenhor Bruno, sob a direção dos padres Antônio de Souza Barros e Antônio Lopes de Araújo.

1889 - Eleita a diretoria do Partido Republicano Cearense, que tinha como presidente Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda); vice-presidente Gonçalo de Lages; tesoureiro Antônio Cruz; 1º secretário Justiniano José de Serpa (Justiniano de Serpa); tesoureiro Abel de Sousa Garcia (Abel Garcia).

1913 - Toma posse, no comando da Capitania dos Portos, o capitão-tenente PM João Tavares Iracema, em caráter interino, substituindo o capitão de corveta Fernando Araripe, titular do cargo.

1916 - Morre o empresário Júlio Pinto do Carmo, um dos pioneiros do cinema no Ceará, que trouxe o primeiro automóvel do Ceará em 1909. Nascera em Icó,  em primeiro de janeiro de 1878.

1937 - Fechada a Ação Integralista, que por ordem do líder Plínio Salgado já não era mais um órgão político, desde o dia 12 de novembro.

1940 - O presidente da República, Getúlio Vargas, nomeia para o cargo de vice-presidente do Supremo Tribunal Federal o cearense José Linhares, natural de Guaramiranga onde nascera a 28 de janeiro de 1886.

1955 - Morre, em Fortaleza, o comerciante João Aleixo de Sá.

1961 - Falecimento, aos 59 anos de idade, em sua residência, na Rua Senador. Pompeu nº 1215, em Fortaleza, do professor José Valdo Ribeiro Ramos, membro da Academia Cearense de Letras - ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era natural de Baturité, tendo nascido a quatro de abril de 1899.

1962 - Projeto de Lei do vereador Mário Sales Nunes (Mário Nunes) transforma-se na Lei nº2064 que é publicada no Diário Oficial do Município 2.653 e denomina de Rua Professor João Bosco a via conhecida por Rua Barão de Ibiapaba no Rodolfo Teófilo, que se inicia na Avenida Jovita Feitosa e termina na Avenida José Bastos. A homenagem é ao professor João Bosco Machado Saraiva. Nesta rua, no número 560 está o Arquivo Nirez.

1964 - Funda-se, em Fortaleza o Centro de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará-UFC.

1967 - Toma posse o ex-governador José Parsifal Barroso, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), sendo saudado por Mozart Soriano Aderaldo.

1968 - Morre, em desastre automobilístico, no interior do Estado, o médico José Codes Campelo, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista.

1968 - Eleito Operário Padrão do Ceará de 1968, Manuel Soares Pereira, da Rede Ferroviária Federal S. A.-RFFSA.

1968 - O Arquivo Público inicia suas atividades no novo prédio, na Rua Pinto Madeira, esquina com Rua 25 de Março, local onde funcionou outrora o Albergue Noturno Menezes Pimentel. Hoje está, também, no encontro da Rua Senador. Alencar com Senador. Pompeu, onde esteve a Delegacia Fiscal.

1969 - Primeiro assalto a banco em Fortaleza, quando seis assaltantes, descendo de um carro, penetram no Banco Mercantil do Ceará. Houve tiroteio e eles fugiram sem levar o dinheiro da caixa forte.

1970 - O Banco do Estado de São Paulo - Banespa inaugura as novas instalações de sua agência em Fortaleza, na esquina da Rua Major Facundo com a Rua Senador Alencar.

1971 - Com trabalhos dos jornalistas José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), Teobaldo Landim, Tarcísio Leite, Maria Adísia Barros de Sá (Adísia Sá), Roberto Escarpitt, Antônio Fausto Neto, Godofredo Pereira de Sousa, e estudo de um grupo de alunos orientados pelo professor José Alcides Pinto, é lançado o primeiro número da Revista de Comunicação Social, iniciativa do Departamento de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais da UFC sob a responsabilidade do professor Heitor Faria Guilherme.

1971 - Inaugurada em Fortaleza, na Avenida Dom Manuel, 514, a Casa do Leão, sede de todos os Lions Clubes de Fortaleza, concretizando uma realização de João Castelo Martins, governador do Distrito L-15. Em seguida, falaram o governador César Cals de Oliveira Filho e Aécio de Borba Vasconcelos.

1973 - Instituída a Medalha José de Alencar, pela Lei 9.790, para distinguir instituições e personalidades, que tenham prestado serviços à cultura em qualquer uma de suas manifestações no Ceará.

1973 - Morre, em Fortaleza, vítima de leucemia, aos 65 anos de idade, o médico Amaro Pinto Barros, pernambucano de Ipojuca nascido em 19 de janeiro de 1908.

1974 - Mais uma posse coletiva no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), quando assumem: o bibliófilo José Osvaldo de Araújo, historiador Pedro Alberto de Oliveira e Silva, o médico Vinícius Antonius Holanda de Barros Leal (Vinicius Barros Leal) e o cientista Melquíades Pinto Paiva.

1979 - Morre, em Fortaleza, pela manhã, o bacharel em direito Antônio Alves Araújo (Antônio Araújo), cearense nascido a 13 de janeiro de 1927 em Boa Viagem. Seu sepultamento ocorre no mesmo dia no Cemitério Parque da Paz.

1981 - Morre, vitimado por problemas cardíacos, o advogado e professor Valmir Pontes, consultor jurídico aposentado do Estado. Era cearense de Ubajara nascido a oito de dezembro de 1916. Hoje é nome de avenida no bairro Edson Queiroz.

1986 - No Arquivo Nirez, o teatrólogo, ator e professor José Maria Bezerra de Paiva (B. de Paiva) grava seu depoimento para a posteridade.

1993 - Deixa a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, após três anos e meio no cargo, o engenheiro Luiz Gonzaga Nogueira Marques (Luiz Marques), sendo substituído interinamente pelo engenheiro Hildeberto Santos Araújo.

1993 - Morre, em Sobral, e ex-primeira dama do Estado, Olga Monte Barroso (Olga Barroso), vítima de infarto. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, em Fortaleza onde realiza-se a missa de corpo presente e em seguida é sepultada no Cemitério de São João Batista.

1994 - O Ferroviário Atlético Cearense é o novo Campeão Cearense de Futebol ao empatar com o Icasa em 0x0 no Estádio Plácido Aderaldo Castelo/Castelão.

1999 - Morre, em Fortaleza, João Jacques Ferreira Lopes, jornalista cronista e pintor, irmão da Paulo Sarasate Ferreira Lopes e filho de Henrique Jorge Ferreira Lopes e Júlia Jorge Ferreira Lopes. Em janeiro de 2000 ia completar 90 anos. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Cearense de Fortaleza, nascido a 27 de janeiro de 1910. É sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista, falando na ocasião o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).

1999 - Morre em Fortaleza o médico psiquiatra Manuel Suliano Filho, diretor da Clínica de Saúde Mental Doutor Suliano, no Jóquei Clube, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério Jardim Metropolitano. Era cearense de Juazeiro do Norte.

1999 - As Lojas Paraíso, que fecharam no dia dois, reabrem agora em regime de concordata.

2003 - O Diário Oficial do Município publica o Decreto Municipal 11.532, em 25 de novembro que proíbe a realização do Fortal (micareta). A Associação dos Amigos da Avenida Beira Mar, que sempre foi contra o evento, comemorou a proibição.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses