Maria Luiza era eleita prefeita de Fortaleza há 35 anos


Eis o 18 de novembro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:
  • 1893 - Fundada em Fortaleza a Cal-Marmórea Cearense, de Álvaro Teixeira de Souza Mendes e Manuel Vila Nova, na Rua Padre Mororó, 27/29 (antigos), em frente ao Cemitério de São João Batista e também no Quilômetro 73 da Estrada de Ferro de Baturité em frente à Estação de Itapaí.
  • 1895 - Fundado em Fortaleza o Grupo Espírita Fé e Caridade, pelo espírita carioca Luís de França de Almeida e Sá, primeira sociedade espírita cearense. Da sociedade faziam parte também Demétrio de Castro Menezes e Lino Encarnação.
  • 1909 - Rescindido o contrato de arrendamento da firma e Novis & Porto em relação à Estrada de Ferro de Baturité-EFB pelo decreto 7.662, que também determina que se mude a denominação para Rede de Viação Cearense- RVC. 
  • 1950 - Inaugura-se, às 9 horas, na Rua São Paulo, 609, o bar O Geraldo, de propriedade do conhecido jogador de futebol que deu seu nome ao estabelecimento.
  • 1956 - Ocorre, na madrugada, e é observado em Fortaleza, um eclipse da lua, com início às 3h20.
  • 1966 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comando quando assume o capitão de fragata Luís Carlos de Faria Vecchio, em substituição ao também capitão de fragata Joaquim Augusto Amaral Sales.
  • 1975 - Ocorre um eclipse total da Lua, sendo observado em Fortaleza, pelo Observatório Astronômico Herschel Einstein, de Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona). O início foi às 18 horas, teve o ápice às 19h47 e o final foi às 21h.
  • 1985 - Vence as eleições Maria Luíza Fontenele de Almeida (PT), com mais de 11 mil votos acima do segundo colocado. Maria Luíza obtém 159.846 votos; Antônio Paes de Andrade (PMDB), 148.437; Lúcio Gonçalo de Alcântara (PFL), 121.326; Antônio Alves de Moraes  (PTB-PDS), 27.204; Tarciso Leite (PSC), 4.303; Moema Correia São Thiago (PDT), 3.692; e Humberto Bevilacqua Vieira (PL), com 405 votos.
  • 1986 - Falecimento, em Fortaleza, do médico cirurgião cearense Luís Gonzaga da Silveira, cearense de São Benedito nascido a sete de março de 1907.
  • 1988 - Chega a Fortaleza, pela segunda vez, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, sendo recebida às 21 horas no Aeroporto Pinto Martins. A primeira vez fora em 1952.
  • 1999 - O professor José Borzacchiello da Silva recebe, às 20 horas, no auditório Castelo Branco da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Avenida Treze de Maio, 2694, Benfica, o título de Cidadão Fortalezense. A homenagem, da Câmara dos Vereadores, foi proposta pelo vereador Durval Ferraz.
  • 2001 - O Mundo Mágico de Beto Carrero está em Fortaleza com todos os atrativos de um circo de grande porte, menos os animais ferozes, para a segurança de crianças e adultos. Instalou-se em terreno na Avenida Pontes Vieira próximo à Assembleia Legislativa, local onde esteve o Cinema Drive, entre a Rua Barbosa de Freitas e Rua Vicente Leite.
  • 2003 - Incêndio irrompe às 3h15 da madrugada no Centro de Fortaleza destruindo completamente a loja Áfio Couros, que também comercializa tecidos e materiais plásticos, na Rua Senador Alencar, entre a Rua Barão do Rio Branco e a Rua Senador Pompeu. Por causa do horário, não havia funcionários no local e ninguém saiu ferido. O proprietário da loja, Francisco Sousa, garantiu que o prejuízo foi total e que não tinha seguro. Cerca de 80% da mercadoria estocada era composta de tecidos, o restante de calçados e plásticos. O Corpo de Bombeiros ainda não sabe o que causou o incêndio. Será necessária uma perícia no local, a ser feita pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil. Não há prazo para a entrega do resultado da investigação.
  • 2003 - Morre, em Fortaleza, aos 75 anos de idade, o cantor e compositor Raimundo Silva (Mundinho), ex-componente do Trio Jangadeiro. Nascera também em Fortaleza, a quatro de outubro de 1928.
  • 2005 - O Memorial Tapeba Cacique Perna de Pau é inaugurado, à noite, com festa e celebrações. O espaço fica na BR-222, Quilômetro 7, em Caucaia e conta com um acervo sobre a história da tribo. Lá, o visitante pode adquirir artesanato em cerâmica e palha de carnaúba, no Centro de Produção Cultural Tapeba. Além de fotos, estão acessíveis a pesquisas publicações e teses, numa biblioteca que conta a história Tapeba e um pouco da questão indígena no Brasil.
  • 2005 - Morre o ex-delegado de polícia Vanderley Girão Maia. Hoje é nome da Academia de Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública do Ceará. Nascera em Morada Nova, CE, em 17 de dezembro de 1910.
  • 2009 - Morre, em Joaquim Pires-PI, vítima de infarto, o padre jesuíta Ferdinando Torres da Costa e Silva (Fred Sólon), que tem o corpo velado na Igreja do Cristo Rei até a cremação no Cemitério Metropolitano do Eusébio. Suas cinzas são lançadas do alto do morro do mosteiro dos jesuítas em Baturité, conforme sua vontade. Nascera em Fortaleza,, em seis de agosto de 1932. Era filho do professor Luís Mozart da Costa e Silva (Mozart Solon) e irmão da memorialista Vânia Torres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses