Programa 'Fim de Semana na Taba' estreava em 1954

A #AGFN traz o 14 de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1843 - Assume a Chefia da Polícia Civil, cargo equivalente ao hoje Secretário de Segurança, Miguel Fernandes Vieira.
  • 1898 - Abre-se o atelier de fabricação e conserto de pianos de Tibúrcio Targino, na Rua Formosa, 129-A (atual Rua Barão do Rio Branco).
  • 1926 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Arraial Moura Brasil.
  • 1926 - Morre, em Santos-SP, o médico Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho, ex-deputado geral, autor de vários livros sobre assuntos históricos, agrícolas e filosóficos. Nascera em Fortaleza em dois de novembro de 1847.
  • 1926 - - Segue para o estado do Maranhão, a bordo do vapor “Pará”, o 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, com um efetivo de mais de 600 homens, sob o comando do tenente-coronel Vicente Francelino de Albuquerque.
  • 1934 - - Criada a Brasil Oiticica S.A., por Morris Edward Marvin e Howard Burton Marvin, que encampou a firma C. N. Pamplona & Companhia, com todo o seu acervo e responsabilidades. A firma C. N. Pamplona era de Carlito Narbal Pamplona. A Brasil Oiticica fechou em 1987.
  • 1938 - Chegam em Fortaleza, para temporada no microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9, os artistas de Rádio, compositor e cantor Manuel Araújo (Manezinho Araújo) e a dupla vocal Joel & Gaúcho, dupla formada por Joel de Almeida e Francisco de Paula Brandão Rangel.
  • 1940 - Morre, em Fortaleza, aos 72 anos de idade, o poeta, jornalista, cronista e romancista, Antônio Sales, cearense do lugarejo praiano de Parazinho, em Paracuru, onde nasceu a 13 de junho de 1868. Autor de “Aves de Arribação”, foi membro da Padaria Espiritual, onde usava o pseudônimo de Moacir Jurema. Hoje é nome de avenida em Fortaleza que nasce no Joaquim Távora, atravessa o Dionísio Torres e termina na Água Fria. 
  • 1945 - - Assume a direção da Inspetoria Estadual do Trânsito, Plínio Parente Xerez.
  • 1945 - Muda o comando da Guarda Civil de Fortaleza quando pede demissão o tenente-coronel Abelardo Rodrigues de Sousa e assume o capitão Manuel César Borges.
  • 1951 - O Marajaig Esporte Clube dá posse, à sua nova Diretoria, eleita em recente pleito a qual regerá os destinos daquela agremiação que irá decorrer do ano de 1952. Os componentes dos diversos órgãos dirigentes do Marajaig são: Presidente de honra - Eduardo Pompeu de Sousa Brasil; Conselho Superior - Presidente: Oscar Paes; Membros: José Malheiros, Epifanio C. Nunes, Afonso Carvalho e Antônio Costa; Conselho Diretor - Presidente: Luís Barros Montenegro; Vice-presidente: Gerardo Braga; 1º secretário: Manuel Castelo Branco; 2º secretário: Raimundo Delidio Pereira; Tesoureiro: Raimundo Dias Gomes; Orador Oficial: Rubens de Azevedo; Diretor de Propaganda: Anselmo de A. Frazão; Diretor de Esportes: Teucides Santos; Diretores Sociais - Adalberto Braga, José Ramos, Francisco Quinderé, Abel Teixeira, José Osmar Cavalcante e Gerardo Carvalho dos Santos.
  • 1953 - Chegam em Fortaleza quatro dos caças a jato supersônicos, da Força Aérea Brasileira-FAB, adquiridos pelo Brasil e sobrevoam os céus de Fortaleza, num espetáculo inédito. A esquadrilha de caças a jato, que desenvolvem a grande velocidade de novecentos quilômetros horários é comandada pelo major Roberto Pessoa Ramos e aterrissa no Aeroporto Pinto Martins às nove horas e trinta minutos, permanecendo 24 horas, quando ruma para extremo Norte, em viagem de exibição para o público.
  • 1954 - - Vai ao ar pela primeira vez, à noite, através da Rádio Iracema de Fortaleza - ZYR-7, o programa Fim de Semana na Taba, sob o comando do locutor Armando Vasconcelos, no auditório do Edifício Guarani, na Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar.
  • 1961 - - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro José de Sousa Batista e o bacharel Miguel Tedde Neto, em substituição ao engenheiro Humberto Sales de Moura Ferreira (Humberto de Moura Ferreira).
  • 1964 - - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta Mário Campos da Silveira, substituindo o capitão de fragata Paulo Guilherme Brandão Padilha.
  • 1972 - - Morre, em Fortaleza, o comerciante e advogado Antônio Fiúza Pequeno Filho, proprietário da Ceará Motor S. A. Era nascido em 13 de janeiro de 1915.
  • 1974 - - Fundada em Fortaleza, na Casa de Juvenal Galeno, a Sociedade dos Cantores, Violeiros e Poetas Populares do Brasil, sob a presidência de Raimundo de Oliveira Arruda.
  • 1975 - - Viagem inaugural do trem “Expresso Asa Branca”, que ia de Fortaleza até o Recife e vice-versa, da RVC. O Asa-Branca era um trem diferenciado pelo conforto, na época incomum, que oferecia a seus passageiros em comparação com os demais trens regulares da linha. Seus vagões chamados "Sonho Azul" possuíam poltronas estofadas de espuma com encostos reclináveis e mais confortáveis que as encontradas em outros trens de primeira classe da época; e isso num tempo em que os rústicos bancos de madeira ainda eram via de regra.
  • 1979 - - Morre o desenhista cearense radicado no Rio de Janeiro, Luís Sá de Araújo, famoso chargista que ilustrou os noticiários cinematográficos, criador dos bonecos Reco-Reco, Bolão e Azeitona, publicados em quadrinhos na revista “Tico-Tico”. Nascera em 28/09/1907 em Fortaleza. Seu avô tinha o mesmo seu nome e também era artista.
  • 1980 - - O diretor do Centro de Ciência Agrárias da UFC, José Braga Paiva, manda derrubar várias árvores numa faixa de 15 hectares no campus do Pici, atitude estranha que revolta ecologistas e estudantes.
  • 1981 - - Abre-se o IV Simpósio Brasileiro de Hidrologia e Recursos Hídricos, no Centro de Convenções do Ceará, promoção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, com a presença do Ministro do Interior, Mário David Andreazza (Mário Andreazza).
  • 1981 - - Morre, em Fortaleza, vítima de câncer no pulmão, aos 55 anos, Fausto Aguiar Arruda (Fausto Arruda), ex-deputado estadual, ex-presidente do IPEC, nascido a 19 de dezembro de 1925 em Massapê..
  • 1988 - - Inaugurada a Casa de Parto da Água Fria, na Favela do Dendê, iniciativa da Associação dos Moradores do Dendê.
  • 1989 - - Morre, no Rio de Janeiro, aos 77 anos de idade, o escritor e repórter cearense José Edmar Morel, nascido em Fortaleza, a 17 de março de 1912.
  • 2011 - - Morre, em Fortaleza, aos 90 anos de idade, o professor Boanerges Cisne Farias Saboya (Boanerges Saboia), que foi durante muitos anos diretor do Liceu do Ceará. O enterro é no Cemitério do São João Batista, no dia seguinte. Nascera em Crateús, CE, em 21 de outubro de 1913.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses