Pular para o conteúdo principal

Programa 'Fim de Semana na Taba' estreava em 1954

A #AGFN traz o 14 de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1843 - Assume a Chefia da Polícia Civil, cargo equivalente ao hoje Secretário de Segurança, Miguel Fernandes Vieira.
  • 1898 - Abre-se o atelier de fabricação e conserto de pianos de Tibúrcio Targino, na Rua Formosa, 129-A (atual Rua Barão do Rio Branco).
  • 1926 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Arraial Moura Brasil.
  • 1926 - Morre, em Santos-SP, o médico Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho, ex-deputado geral, autor de vários livros sobre assuntos históricos, agrícolas e filosóficos. Nascera em Fortaleza em dois de novembro de 1847.
  • 1926 - - Segue para o estado do Maranhão, a bordo do vapor “Pará”, o 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, com um efetivo de mais de 600 homens, sob o comando do tenente-coronel Vicente Francelino de Albuquerque.
  • 1934 - - Criada a Brasil Oiticica S.A., por Morris Edward Marvin e Howard Burton Marvin, que encampou a firma C. N. Pamplona & Companhia, com todo o seu acervo e responsabilidades. A firma C. N. Pamplona era de Carlito Narbal Pamplona. A Brasil Oiticica fechou em 1987.
  • 1938 - Chegam em Fortaleza, para temporada no microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9, os artistas de Rádio, compositor e cantor Manuel Araújo (Manezinho Araújo) e a dupla vocal Joel & Gaúcho, dupla formada por Joel de Almeida e Francisco de Paula Brandão Rangel.
  • 1940 - Morre, em Fortaleza, aos 72 anos de idade, o poeta, jornalista, cronista e romancista, Antônio Sales, cearense do lugarejo praiano de Parazinho, em Paracuru, onde nasceu a 13 de junho de 1868. Autor de “Aves de Arribação”, foi membro da Padaria Espiritual, onde usava o pseudônimo de Moacir Jurema. Hoje é nome de avenida em Fortaleza que nasce no Joaquim Távora, atravessa o Dionísio Torres e termina na Água Fria. 
  • 1945 - - Assume a direção da Inspetoria Estadual do Trânsito, Plínio Parente Xerez.
  • 1945 - Muda o comando da Guarda Civil de Fortaleza quando pede demissão o tenente-coronel Abelardo Rodrigues de Sousa e assume o capitão Manuel César Borges.
  • 1951 - O Marajaig Esporte Clube dá posse, à sua nova Diretoria, eleita em recente pleito a qual regerá os destinos daquela agremiação que irá decorrer do ano de 1952. Os componentes dos diversos órgãos dirigentes do Marajaig são: Presidente de honra - Eduardo Pompeu de Sousa Brasil; Conselho Superior - Presidente: Oscar Paes; Membros: José Malheiros, Epifanio C. Nunes, Afonso Carvalho e Antônio Costa; Conselho Diretor - Presidente: Luís Barros Montenegro; Vice-presidente: Gerardo Braga; 1º secretário: Manuel Castelo Branco; 2º secretário: Raimundo Delidio Pereira; Tesoureiro: Raimundo Dias Gomes; Orador Oficial: Rubens de Azevedo; Diretor de Propaganda: Anselmo de A. Frazão; Diretor de Esportes: Teucides Santos; Diretores Sociais - Adalberto Braga, José Ramos, Francisco Quinderé, Abel Teixeira, José Osmar Cavalcante e Gerardo Carvalho dos Santos.
  • 1953 - Chegam em Fortaleza quatro dos caças a jato supersônicos, da Força Aérea Brasileira-FAB, adquiridos pelo Brasil e sobrevoam os céus de Fortaleza, num espetáculo inédito. A esquadrilha de caças a jato, que desenvolvem a grande velocidade de novecentos quilômetros horários é comandada pelo major Roberto Pessoa Ramos e aterrissa no Aeroporto Pinto Martins às nove horas e trinta minutos, permanecendo 24 horas, quando ruma para extremo Norte, em viagem de exibição para o público.
  • 1954 - - Vai ao ar pela primeira vez, à noite, através da Rádio Iracema de Fortaleza - ZYR-7, o programa Fim de Semana na Taba, sob o comando do locutor Armando Vasconcelos, no auditório do Edifício Guarani, na Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar.
  • 1961 - - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro José de Sousa Batista e o bacharel Miguel Tedde Neto, em substituição ao engenheiro Humberto Sales de Moura Ferreira (Humberto de Moura Ferreira).
  • 1964 - - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta Mário Campos da Silveira, substituindo o capitão de fragata Paulo Guilherme Brandão Padilha.
  • 1972 - - Morre, em Fortaleza, o comerciante e advogado Antônio Fiúza Pequeno Filho, proprietário da Ceará Motor S. A. Era nascido em 13 de janeiro de 1915.
  • 1974 - - Fundada em Fortaleza, na Casa de Juvenal Galeno, a Sociedade dos Cantores, Violeiros e Poetas Populares do Brasil, sob a presidência de Raimundo de Oliveira Arruda.
  • 1975 - - Viagem inaugural do trem “Expresso Asa Branca”, que ia de Fortaleza até o Recife e vice-versa, da RVC. O Asa-Branca era um trem diferenciado pelo conforto, na época incomum, que oferecia a seus passageiros em comparação com os demais trens regulares da linha. Seus vagões chamados "Sonho Azul" possuíam poltronas estofadas de espuma com encostos reclináveis e mais confortáveis que as encontradas em outros trens de primeira classe da época; e isso num tempo em que os rústicos bancos de madeira ainda eram via de regra.
  • 1979 - - Morre o desenhista cearense radicado no Rio de Janeiro, Luís Sá de Araújo, famoso chargista que ilustrou os noticiários cinematográficos, criador dos bonecos Reco-Reco, Bolão e Azeitona, publicados em quadrinhos na revista “Tico-Tico”. Nascera em 28/09/1907 em Fortaleza. Seu avô tinha o mesmo seu nome e também era artista.
  • 1980 - - O diretor do Centro de Ciência Agrárias da UFC, José Braga Paiva, manda derrubar várias árvores numa faixa de 15 hectares no campus do Pici, atitude estranha que revolta ecologistas e estudantes.
  • 1981 - - Abre-se o IV Simpósio Brasileiro de Hidrologia e Recursos Hídricos, no Centro de Convenções do Ceará, promoção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, com a presença do Ministro do Interior, Mário David Andreazza (Mário Andreazza).
  • 1981 - - Morre, em Fortaleza, vítima de câncer no pulmão, aos 55 anos, Fausto Aguiar Arruda (Fausto Arruda), ex-deputado estadual, ex-presidente do IPEC, nascido a 19 de dezembro de 1925 em Massapê..
  • 1988 - - Inaugurada a Casa de Parto da Água Fria, na Favela do Dendê, iniciativa da Associação dos Moradores do Dendê.
  • 1989 - - Morre, no Rio de Janeiro, aos 77 anos de idade, o escritor e repórter cearense José Edmar Morel, nascido em Fortaleza, a 17 de março de 1912.
  • 2011 - - Morre, em Fortaleza, aos 90 anos de idade, o professor Boanerges Cisne Farias Saboya (Boanerges Saboia), que foi durante muitos anos diretor do Liceu do Ceará. O enterro é no Cemitério do São João Batista, no dia seguinte. Nascera em Crateús, CE, em 21 de outubro de 1913.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...