Eis as capas do Diário do Nordeste, O Povo e O Estado edições desta segunda-feira (30 de novembro) de Fortaleza.
segunda-feira, novembro 30
domingo, novembro 29
Réveillon 2021 Popular Fortaleza será em formato de Live
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) revelou, neste domingo (29), ao votar, no Colégio Batista, que o Réveillon 2021 Popular deverá ser em formato digital através de uma Live gravada por músicos cearenses:
O prefeito Roberto Claudio (PDT) comentou sobre uma possível live com artistas cearense para o Réveillon não passar em branco, já que neste ano não haverá festa.#jjeleições pic.twitter.com/sECQXdRqFR
— Jornal Jangadeiro (@JJangadeiro) November 29, 2020
Ambiente SCA Fortaleza na CasaCor Ceará recebe 60 mil visitantes
Maior pista de Kart do Ceará chega ao Grand Shopping Messejana
La Feira fornece 4.820 caixas com alimentos orgânicos na Quarentena
Funcionando como um pequeno mercado que comercializa orgânicos e produtos que ajudam na preservação do meio ambiente, a La Feira forneceu 4.820 caixas com alimentos orgânicos do começo ao fim do lockdown. “Apesar da intensa procura, não houve desabastecimento. Nós da La Feira conseguimos contornar a situação e usar as redes sociais ao nosso favor, tanto para manter os consumidores informados como para organizar os pedidos”, pontuou Renata.
Sócias há um ano na La Feira, Renata e Laís começaram vendendo caixas de produtos orgânicos. Hoje o empreendimento realiza serviço de entrega de segunda à sábado e ainda possui um amplo espaço aberto e arborizado reservado para eventos, que ficou inutilizado durante o lockdown.
Totalmente livre de agrotóxicos e por meio de um consumo consciente, a La Feira tem o propósito de aproximar o campo da cidade e construir, através do alimento, uma relação mais justa entre o agricultor e o consumidor. Cerca de 80% do hortifrúti é proveniente da agricultura familiar da Serra da Ibiapaba, o restante é de agricultores familiares espalhados pelo Brasil.
Serviço
- La Feira Orgânica
- Rua Torres Câmara, 996-Aldeota
- De 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira; e de 9 às 13 horas, aos sábados.
- Whatsapp: (85) 99818-3632.
- Instagram: www.instagram.com/lafeiraorganica
Terrartesã apoia empresas
sábado, novembro 28
PMF entrega Requalificação de Postos nas Regionais IV e VI
segunda-feira, novembro 23
Livro 'O Ceará' completa 81 anos
- 1878 - O município de Vila Nova de Messejana é restaurado mais uma vez pela Lei 1773, que eleva a povoação à categoria de Vila.
- 1903 - Falece, o bacharel em direito e em Ciências Físicas e Matemáticas e poeta, Joaquim Maia Conde. Fez o curso primário em Maranguape e o secundário no Liceu do Ceará; matriculou-se no Colégio Militar do Ceará, foi transferido para a Escola do Rio de Janeiro e para a do Rio Grande do Sul. Foi colaborador do “Almanaque Luso-Brasileiro” e do “Almanaque de Pelotas”, no Rio Grande do Sul. Deixou inédito um livro de poesias, intitulado “Matizes” e estava compondo um “Dicionário Charadístico”. Nascera em Maranguape, em quatro de janeiro de 1871.
- 1916 - Morre em Fortaleza o coronel Agapito Jorge dos Santos (Agapito dos Santos), professor aposentado do Liceu do Ceará e ex-deputado federal. Pernambucano de Santo Antão, mais tarde Vitória, nascera em 24 de março de 1853. É hoje nome de rua no centro de Fortaleza e foi nome de colégio. 1918 - Assume interinamente, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, substituindo o capitão de corveta Tomás Aquino de Freitas.
- 1924 - Funda-se, pelo Centro dos Importadores de Fortaleza, o Banco dos Importadores de Fortaleza, como Cooperativa de Responsabilidade Limitada, que se instalaria no ano seguinte, tendo como diretor-gerente Francisco Floriano Delgado Perdigão.
- 1924 - Começa a circular a revista O Estímulo, órgão do Recreio Literário 12 de Outubro, mantido pelos alunos do Instituto Menezes Pimentel ou Instituto São Luís de Fortaleza.
- 1926 - Toma posse a 2ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo à frente o jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), eleita no dia 19.
- 1931 - Exposto à venda o Álbum de Fortaleza, organizado por Paulo Bezerra com a colaboração de Jorge Raupp, desenhista autor da capa em cores, do álbum; Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), em cuja tipografia se realizaram os trabalhos de impressão; Manuel Guilherme, conhecido por Emme Guilherme, desenhista que ilustrou as paginas do álbum; e João Ribeiro Pessoa (J. Ribeiro), fotógrafo e autor dos retratos constantes na obra.
- 1939 - Lançado o livro 'O Ceará', elaborado por Raimundo Girão e Antônio Martins Filho, com 470 páginas que reúnem colaborações, monografias, estudos, dados, informações históricas, dados sobre todos os municípios cearenses, assinadas por A. Coelho Albuquerque, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos), Antônio Martins Filho, Antônio Sales, Carlos Studart, José da Cruz Filho, Demócrito Rocha, Francisco Dias da Rocha, Djacir Menezes, Esmerino Parente, George Cavalcante, Humberto R. Andrade, José Alves de Figueiredo Filho (J. Figueiredo Filho), João Nogueira, Joaquim Alves de Oliveira, José Valdivino Nogueira, Monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé), Pedro Sampaio, Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho), Raimundo Girão, Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga) e Romeu Coelho Martins (Romeu Martins). Teria duas reedições, em 1945 e 1966.
- 1940 - Inaugura-se, na Rua Barão do Rio Branco, nos baixos do Edifício Diogo, a Casa Flórida, de José de Ribamar Jereissati e Jamil Jereissati. A bênção das instalações foi feita pelo padre Perdigão Sampaio.
- 1988 - Morre, em Belo Horizonte-MG, o político, economista e professor Rômulo Barreto de Almeida (Rômulo de Almeida), primeiro presidente do Banco do Nordeste do Brasil. Nascera em Salvador-BA, em 18 de agosto de 1914.
- 1989 - Abre-se, no Cine São Luiz, o VI Festival Internacional de Cinema, Televisão e Vídeo do Rio de Janeiro, FestRio-Fortaleza, versão 89, com a exibição do filme “A sociedade dos poetas mortos”.
- 1997 - Inaugurada, no bairro Siqueira, a Rua Jornalista Serpa Neto (Serpinha), com a presença de seu pai, também jornalista Egídio Serpa. Serpinha faleceu em desastre automobilístico.
- 1997- Morre o jornalista e político Antônio de Pádua Campos, sindicalista que ocupou vários cargos importantes no cenário político e jornalístico do Ceará. Ao falecer era suplente de deputado estadual. Era nascido em Pacatuba, em seis de junho de 1921.
- 2009 - Morre, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Antônio Prudente, onde estava internado há um mês por conta de complicações decorrentes de diabetes, vítima de ataque cardíaco, aos 83 anos de idade, o ex-jogador do Gentilândia e um dos principais pesquisadores do futebol no Estado, Ayrton Teixeira Monte (Airton Monte), pai do cronista homônimo. Foi cronista esportivo e narrador da Rádio Dragão do Mar. Trabalhou como balconista na Livraria Comercial, na Praça do Ferreira. É enterrado no Cemitério São João Batista, no Centro.
- 2017 - Morre o engenheiro civil e professor Erasmo da Silva Pitombeira (Erasmo Pitombeira), ex-diretor geral do Porto do Pecém e professor da Universidade Federal do Ceará-UFC. Atuou nas áreas de Hidrologia Aplicada, Hidráulica Marítima, Oceanografia, Estatística Pesqueira e Hidráulica Fluvial. Graduado em Engenharia Civil pela UFC em 1971 e mestre em Hidráulica Marítima pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1973, Erasmo atuava na universidade cearense desde 1974. Também foi consultor técnico da Secretaria dos Transportes Energia Comunicação e Obras, da Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará, da Superintendência do Desenvolvimento Urbano do Estado do Ceará e membro das Associações Brasileiras de Irrigação e Drenagem e de Recursos Hídricos. Seu corpo é velado na funerária Ternura e sepultado no cemitério Parque da Paz. Nascera a primeiro de janeiro de 1949 em Russas.
domingo, novembro 22
Sodiê Doces tem promoção no dueto Chocolate com Maracujá
Câncer de Próstata está entre os mais comuns entre homens
“O melhor remédio é sempre a prevenção”, é isso que a campanha Novembro Azul chega para dizer aos homens. O Câncer de Próstata é o segundo mais comum na população masculina do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Conforme o estudo, um em cada seis brasileiros terão a doença ao longo da vida.
Serlares dá dicas que ajudam na Prevenção do Câncer de Próstata
- Frutas
- Legumes
- Verduras
- Grãos
- Cereais integrais
- Leite
- Alho
- Cebola
- Brócolis
- Peixes
- Chá verde.
Iprede e 99 firmam parceria
Black ibyte traz ofertas especiais
Porto Dragão inscreve até hoje para curso sobre estratégias de criação
Loja Vozão chega ao Grand Shopping
Fortaleza implanta mais 10 quilômetros cicloviários
Parangaba lança 'Super Natal'
Parangaba aposta em novo formato de compras para Black Week
Domingo de 'Parangaba é Show'
sábado, novembro 21
Igreja das Dorotéias faz 80 anos
- 1674 - Toma posse no Governo da província do Ceará Bento Correia de Figueiredo.
- 1867 - O prédio da Cadeia Pública, na Rua da Misericórdia (Rua Doutor João Moreira), cujas obras se iniciaram em 1851, fica pronto, quando os presos são transferidos dos xadrezes que ficavam em baixo da Casa da Câmara, na Rua Floriano Peixoto. Construído pelo engenheiro Manuel Caetano de Gouveia.
- 1903 - Data que marca o dia da inauguração da Igreja da Imaculada Conceição (Igreja do Pequeno-Grande) na Avenida Santos Dummont, na Praça Figueira de Melo. É em estilo neogótico com telhado agudo apoiado em estrutura metálica importada da Bélgica, conforme informa o arquiteto José Liberal de Castro. A igreja foi construída pelas irmãs francesas que aqui chegaram na segunda metade do Século XIX. Vinham como filhas de caridade de São Vicente de Paulo a convite de Dom Luís Antônio dos Santos, primeiro bispo do Ceará. O templo é dedicado a Nossa Senhora do Carmo. Sua pedra fundamental foi lançada em 1896 pelo padre Pedro Augusto Chevalier (Padre Chevalier). As obras se iniciaram no mesmo ano da pedra inicial, mas logo pararam, reiniciando-se em 1898. O templo foi projetado por Isaac Corrêa do Amaral. A montagem da parte de ferro esteve a cargo do mestre de obras Deodato Leite da Silva.
- 1904 - Aparece, em Fortaleza, o jornal pornográfico A Navalha, impresso pela Tipografia Cunha, de Terra & Companhia, com endereço na Rua Formosa, 33. Um exemplar desse jornal hoje poderia ser distribuído em qualquer ambiente, pela inocência do que era chamado de pornográfico.
- 1910 - Mais uma vez assume interinamente o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o capitão-tenente Virgilio de Mesquita Barros, substituindo o capitão de corveta Bernardino José Coelho.
- 1914 - Assassinado a faca, por José Arnaud Brígido, na Pensão Familiar, João Demétrio de Menezes, redator do Diário do Ceará, de Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes).
- 1926 - Inaugura-se a sede da Associação dos Alfaiates, prédio na Rua Major Facundo, 211 - sobrado.
- 1926 - Incêndio destrói as casas comerciais Fernandes Júnior & Companhia de Paulo Franco.
- 1929 - Estreia, à noite, armado na Praça Visconde de Pelotas (hoje Praça Clóvis Bevilacqua), o Circo Internacional.
- 1934 - Morre, em Fortaleza, o despachante aduaneiro José de Freitas Guimarães Filho, pai do compositor e violonista Aleardo Freitas Guimarães.
- 1934 - Instituída a comissão encarregada das obras de capela na Praia de Iracema, com invocação a São Pedro (Igreja de São Pedro), sob presidência de Mariinha Holanda.
- 1940 - Inaugura-se a nova Capela do Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Instituto Santa Dorotéia), ato oficiado pelo arcebispo Dom Manuel, na Avenida Visconde do Rio Branco, conhecida como Igreja das Dorotéias (foto).
- 1945 - Chega em Fortaleza o jornalista cearense José Edmar Morel para, no microfone do Ceará Rádio Clube falar de sua entrevista com Getúlio Vargas em São Borja.
- 1952 - O Diário Oficial do Município 389 publica a Lei 438 de três de abril de 1952 que dá nome de várias ruas, proposição do vereador José Barros de Alencar: Rua Coronel Guilherme Alencar, Rua Antônio Barros, Rua Manuel Castelo Branco, Rua Dionísio Alencar, Rua Padre Pinto, Rua Capitão Afrânio, Rua Professor José Henrique, Avenida Frei Cirilo, Rua Tenente Jurandir Alencar, Rua Padre Severiano, Rua João Ferreira, todas em Messejana.
- 1953 - Acertada a retirada do estacionamento de caminhões de carga e carroças da Praça da Sé para o início da Avenida Alberto Nepomuceno e para a Praça Castro Carreira, onde está localizada a estação da RVC, comprometendo-se a Prefeitura a instalar telefones nos dois novos pontos de estacionamento. O comércio de ferro velho, instalado em barracões de madeira em plena vida pública, no lado sul da praça, também está sendo transferido para um pavilhão que lhe foi especialmente destinado no Mercado Paula Pessoa. Hoje este ferro velho encontra-se na Rua Sargento Hermínio, no Monte Castelo.
- 1969 - Inauguração da Indústria de Meias Finas S. A., na Avenida Francisco Sá.
- 1970 - Toma posse, na Cadeira 6, da Academia Cearense de Letras - ACL, cujo Patrono é Antônio Pompeu, o advogado, agrônomo, escritor e orador Francisco Alves de Andrade e Castro, saudado pela escritora Cândida Maria Santiago Galeno (Nenzinha Galeno), na vaga deixada por Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho). A posse se dá na sede da academia, no 11º andar do Palácio Progresso, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos.
- 1971 - Em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará-ALCE, Henrique Peltesohn, que durante muitos anos dirigiu, no Ceará, as organizações Lundgren Tecidos S/A, proprietárias das Casas Pernambucanos, recebe o título de Cidadão Cearense. Nascera em Berlim em 01/08/1911, vindo para o Brasil em 1934, naturalizando-se brasileiro em 1938. Fixou residência no Ceará em 1941.
- 1973 - Hildebrando Mascarenhas Alves da Silva, presidente do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, recebe o título de Cidadão Cearense, na Assembleia Legislativa.
- 1983 - Instala-se o XX Encontro Nacional de Vereadores, no Centro de Convenções, com a participação de dois mil representantes municipais de todo o País.
- 1988 - Definidos os resultados da eleição do dia 15 tendo como resultado a eleição de Ciro Ferreira Gomes (PMDB) como prefeito tendo Juraci Vieira Magalhães (PMDB) como vice prefeito, que tiveram 175.138 votos; Edson Silva (PDT) com o vice Mariano Araújo Freitas (PCdoB), teve 169.501 votos; Gidel Dantas Queirós (PDC) vice: Osmar Maia Diógenes (PFL) 91.813 votos; Francisco Batista Torres de Melo (PDS/PMN) vice: Eliseu Becco, 60.783 votos; Mário Mamede Filho (Frente Progressista) vice: Maria Pontes;, 33.249 votos; Pedro Gurjão (PL) vice: Cláudio Marinho, 16.221 votos; Dalton Rosado (PH) vice: Cristina Baddini 13.574 votos; Marcos Cals (PSD) vice: Ciro Régis, 6.102 votos; e Aguiar Júnior (PJ) vice: Lalinha Pimentel, 5.945 votos.
- 1989 - A Superintendência da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima-RFFSA no Ceará, que era subordinada ao Recife desde 15 de novembro de 1969 ganha autonomia, sendo superintendente o engenheiro Rui do Ceará.
- 1991 - Morre o médico Aluysio Soriano Aderaldo, fundador do Pronto Socorro Particular S.O.S. e da Sociedade Cearense de Pediatria.
- 1991 - Morre o poeta Santiago Vasques Filho, natural de Teresina-Piaui, onde nascera a quatro de novembro de 1921.
- 2002 - Toma posse na Academia Cearense de Retórica, na Cadeira 25, às 19h30min, Francisco Clayton Pessoa de Queirós Marinho (Clayton Marinho), sendo saudado pelo acadêmico Ernando Uchoa Lima. A posse é na sede da Academia Cearense de Letras-ACL na Rua do Rosário, 1.
- 2006 - Morre o engenheiro Genésio Martins de Araújo, que por anos prestou serviços do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS. Nascera em seis de junho de 1922.
- 2007 - Morre, em Fortaleza, em sua residência, no bairro João XXIII, vítima de parada cardio-respiratória,o ex-jogador de futebol Pedro Basílio Filho, o “Maravilha Negra” que atuou nos campos representando o Ceará Sporting Clube, o Fortaleza Esporte Clube e também jogou no Botafogo do Rio de Janeiro, no Internacional de Porto Alegre e no Sport de Recife. Ultimamente atuava como técnico. Nascera em Russas, em três de março de 1951.
quinta-feira, novembro 19
Engenho Dedé Fortaleza promove 'Happy Beer' todos os dias
BNB reduz taxas de operações contratadas durante Black Friday
quarta-feira, novembro 18
Maria Luiza era eleita prefeita de Fortaleza há 35 anos
- 1893 - Fundada em Fortaleza a Cal-Marmórea Cearense, de Álvaro Teixeira de Souza Mendes e Manuel Vila Nova, na Rua Padre Mororó, 27/29 (antigos), em frente ao Cemitério de São João Batista e também no Quilômetro 73 da Estrada de Ferro de Baturité em frente à Estação de Itapaí.
- 1895 - Fundado em Fortaleza o Grupo Espírita Fé e Caridade, pelo espírita carioca Luís de França de Almeida e Sá, primeira sociedade espírita cearense. Da sociedade faziam parte também Demétrio de Castro Menezes e Lino Encarnação.
- 1909 - Rescindido o contrato de arrendamento da firma e Novis & Porto em relação à Estrada de Ferro de Baturité-EFB pelo decreto 7.662, que também determina que se mude a denominação para Rede de Viação Cearense- RVC.
- 1950 - Inaugura-se, às 9 horas, na Rua São Paulo, 609, o bar O Geraldo, de propriedade do conhecido jogador de futebol que deu seu nome ao estabelecimento.
- 1956 - Ocorre, na madrugada, e é observado em Fortaleza, um eclipse da lua, com início às 3h20.
- 1966 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comando quando assume o capitão de fragata Luís Carlos de Faria Vecchio, em substituição ao também capitão de fragata Joaquim Augusto Amaral Sales.
- 1975 - Ocorre um eclipse total da Lua, sendo observado em Fortaleza, pelo Observatório Astronômico Herschel Einstein, de Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona). O início foi às 18 horas, teve o ápice às 19h47 e o final foi às 21h.
- 1985 - Vence as eleições Maria Luíza Fontenele de Almeida (PT), com mais de 11 mil votos acima do segundo colocado. Maria Luíza obtém 159.846 votos; Antônio Paes de Andrade (PMDB), 148.437; Lúcio Gonçalo de Alcântara (PFL), 121.326; Antônio Alves de Moraes (PTB-PDS), 27.204; Tarciso Leite (PSC), 4.303; Moema Correia São Thiago (PDT), 3.692; e Humberto Bevilacqua Vieira (PL), com 405 votos.
- 1986 - Falecimento, em Fortaleza, do médico cirurgião cearense Luís Gonzaga da Silveira, cearense de São Benedito nascido a sete de março de 1907.
- 1988 - Chega a Fortaleza, pela segunda vez, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, sendo recebida às 21 horas no Aeroporto Pinto Martins. A primeira vez fora em 1952.
- 1999 - O professor José Borzacchiello da Silva recebe, às 20 horas, no auditório Castelo Branco da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Avenida Treze de Maio, 2694, Benfica, o título de Cidadão Fortalezense. A homenagem, da Câmara dos Vereadores, foi proposta pelo vereador Durval Ferraz.
- 2001 - O Mundo Mágico de Beto Carrero está em Fortaleza com todos os atrativos de um circo de grande porte, menos os animais ferozes, para a segurança de crianças e adultos. Instalou-se em terreno na Avenida Pontes Vieira próximo à Assembleia Legislativa, local onde esteve o Cinema Drive, entre a Rua Barbosa de Freitas e Rua Vicente Leite.
- 2003 - Incêndio irrompe às 3h15 da madrugada no Centro de Fortaleza destruindo completamente a loja Áfio Couros, que também comercializa tecidos e materiais plásticos, na Rua Senador Alencar, entre a Rua Barão do Rio Branco e a Rua Senador Pompeu. Por causa do horário, não havia funcionários no local e ninguém saiu ferido. O proprietário da loja, Francisco Sousa, garantiu que o prejuízo foi total e que não tinha seguro. Cerca de 80% da mercadoria estocada era composta de tecidos, o restante de calçados e plásticos. O Corpo de Bombeiros ainda não sabe o que causou o incêndio. Será necessária uma perícia no local, a ser feita pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil. Não há prazo para a entrega do resultado da investigação.
- 2003 - Morre, em Fortaleza, aos 75 anos de idade, o cantor e compositor Raimundo Silva (Mundinho), ex-componente do Trio Jangadeiro. Nascera também em Fortaleza, a quatro de outubro de 1928.
- 2005 - O Memorial Tapeba Cacique Perna de Pau é inaugurado, à noite, com festa e celebrações. O espaço fica na BR-222, Quilômetro 7, em Caucaia e conta com um acervo sobre a história da tribo. Lá, o visitante pode adquirir artesanato em cerâmica e palha de carnaúba, no Centro de Produção Cultural Tapeba. Além de fotos, estão acessíveis a pesquisas publicações e teses, numa biblioteca que conta a história Tapeba e um pouco da questão indígena no Brasil.
- 2005 - Morre o ex-delegado de polícia Vanderley Girão Maia. Hoje é nome da Academia de Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública do Ceará. Nascera em Morada Nova, CE, em 17 de dezembro de 1910.
- 2009 - Morre, em Joaquim Pires-PI, vítima de infarto, o padre jesuíta Ferdinando Torres da Costa e Silva (Fred Sólon), que tem o corpo velado na Igreja do Cristo Rei até a cremação no Cemitério Metropolitano do Eusébio. Suas cinzas são lançadas do alto do morro do mosteiro dos jesuítas em Baturité, conforme sua vontade. Nascera em Fortaleza,, em seis de agosto de 1932. Era filho do professor Luís Mozart da Costa e Silva (Mozart Solon) e irmão da memorialista Vânia Torres.
Farol do Mucuripe completa 184 anos
- 1846 - O Farol do Mucuripe é terminado, construído pelos engenheiros Júlio Álvaro Teixeira de Macedo e Luís Albuquerque. Os planos para sua construção foram aprovados por Dom Pedro em 1826, mas sua construção só se iniciou em 1840. Hoje se encontra desativado, sendo ocupado por um Museu. Sua localização é Avenida Vicente de Castro, na Ponta do Mucuripe.
- 1851 - A povoação de Maranguape é elevada a Vila por lei provincial.
- 1863 - Deixa o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o capitão de fragata Achilles Lacombe, passando a responder interinamente no cargo, o secretário Marcos Apolônio da Silva, que no dia 1º de dezembro do mesmo ano entrega ao novo titular, o capitão de fragata João Batista de Oliveira.
- 1920 - Instala-se, em Fortaleza, o Crédito Popular São José, sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, na sede do Círculo Católico de Fortaleza, sob os auspícios de Dom Manuel da Silva Gomes, arcebispo metropolitano, com a direção de Antônio Ildefonso de Araújo. Depois iria para prédio na esquina da Rua Guilherme Rocha nº 15 (antigo, atual 17) com Rua General Bezerril, 177 (antigo). Depois se transformou no Banco Popular de Fortaleza S/A - Banfort.
- 1920 - Ocorre em Fortaleza as solenes exéquias por Alberto Nepomuceno, maestro cearense falecido na Capital Federal no dia 16 de outubro. Alberto Nepomuceno nasceu em Fortaleza, em casa na Rua Senador Pompeu, no dia 06/07/1864, mudando-se com a família em 1872 para o Recife, PE, voltando a Fortaleza em 1884, seguindo no ano seguinte para a Capital Federal, o Rio de Janeiro.
- 1925 - Abre-se em Fortaleza a Casa Albuquerque, de modas, miudezas e armarinhos, na Rua Floriano Peixoto nº 146 (antigo), de Francisco de Oliveira Albuquerque.
- 1927 - Destruída por um incêndio a Farmácia Globo, na Rua Major Facundo nº 129 (antigo), esquina com Rua São Paulo.
- 1930 - O Governo Federal oficializa a vontade popular e nomeia Interventor Federal do Estado do Ceará, o médico Manuel do Nascimento Fernandes Távora.
- 1938 - Fundado em Fortaleza o Praia Clube, que tem na presidência José Augusto Fiuza.
- 1945 - Registrado pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil - PCB, que tem como secretário político: José Bento de Sousa; Secretário de organização: José Marinho de Vasconcelos; Secretário sindical: Isaac Maciel; Secretário de divulgação: Stélio Lopes de Mendonça; e Secretário de massas: Antônio dos Santos Teixeira.
- 1945 - Registrado no Tribunal Regional Eleitoral - TRE o Diretório Executivo estadual do Partido Agrário Nacional, tendo como presidente Humberto Rodrigues de Andrade; vice-presidente, Tomás Pompeu Filho; secretária, Edelzuíte Amorim; e tesoureiro, Joaquim Morizé de Andrade.
- 1945 - Registrado, pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE, o Diretório Estadual do Partido Libertador - PL, sob presidência de Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho); vice-presidência de Geraldo Carlos Lemos; e secretaria geral de Walter Gaspar de Oliveira.
- 1945 - Assume o cargo de Prefeito Municipal de Fortaleza, na presença do Interventor Federal Benedito Augusto Carvalho dos Santos (Beni Carvalho), Vicente Alves Linhares (Vicente Linhares), recebendo o cargo das mãos do interino Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo).
- 1945 - Assume o comando da Força Policial do Ceará o coronel Manuel Firmo, em substituição ao coronel João Medeiros Bastos, ambos daquela corporação.
- 1948 - Funda-se em Fortaleza a Federação Cearense de Tênis, com sede no Palácio do Comércio.
- 1951 - Apresenta-se em Fortaleza, no Ceará Rádio Clube, Luiz Gonzaga, sua sanfona com as presenças de Catamilho e Zequinha.
- 1969 - Morre, aos 77 anos, o comerciante maçom José Ramos Torres de Melo, proprietário da loja As Torres (1929), ex-presidente da FACIC, ex-deputado estadual e membro da CATM. Era fortalezense nascido em 18/03/1892.
- 1971 - Vai para o ar pela primeira vez o programa Quando a Saudade Apertar, produzido pelo jornalista e ex-deputado Themístocles de Castro e Silva, no Ceará Rádio Clube, no horário de 21 às 23h.
- 1971 - Em cerimônia realizada, no Fórum Clóvis Bevilacqua, é instalada a Vara Única de Delitos do Trânsito, assumida pelo juiz Elizeu Barroso de Sousa, removido da Terceira Vara Criminal.
- 1973 - Lançamento, na Casa de Juvenal Galeno, do livro No Mundo da Estrelândia, de autoria do professor Rubens de Azevedo.
- 1975 - Morre, em seu apartamento em Brasília, o deputado federal Manoel Rodrigues dos Santos (Arena), ex-deputado estadual, vitimado por um enfarte. O parlamentar cearense cumpria seu terceiro mandato, na Câmara Federal. Era cearense de Cariré nascido a 15/10/1925. Seu corpo foi trasladado para Fortaleza sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz às19 horas. Durante missa celebrada por dom Edmílson da Cruz, no Plenário da Assembleia Legislativa, usam da palavra o secretário Ernando Uchoa Lima, da Cultura; e o industrial Edmundo Rodrigues, ex-deputado estadual e irmão de Manoel Rodrigues, agradece em nome da família. Hoje é nome de praça na Parquelândia, conhecida por Praça da Igreja Redonda.
- 1976 - O Diário Oficial do Município nº 6.036 publica a Lei nº 4.775, do dia 11, batizando de Praça Jaime Pinheiro, o local onde outróra fora a Lagoa do Tauape, que foi aterrada, restando apenas o riacho, canalizado, que a alimentava e sangrava. Fica entre a Rua Marechal Deodoro, Rua Jorge Dummar e a Avenida Eduardo Girão. Em frente ao Departamento de Limpeza Pública.
- 1981 - Chega a Fortaleza, para participar das comemorações dos 90 anos de telefonia no Ceará e inaugurar a Central 239, o Ministro das Comunicações Haroldo Correia de Matos.
- 1982 - Morre o compositor e professor Antônio Gondim de Lima, autor da melodia do “Hino de Fortaleza”, com versos de Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso). Hoje é nome de praça no bairro de Fátima. Nascera em Fortaleza no dia 18/02/1924.
- 1984 - Irrompe um incêndio no mais antigo pavilhão do Mercado São Sebastião, destruindo todas as mercadorias. O sinistro foi debelado pelo Corpo de Bombeiros, antes que atingisse o teto.
- 1987 - Instalados, em terreno entre a Praça José de Alencar e Praça da Lagoinha, os vendedores ambulantes da Rua 24 de Maio. O local fica conhecido por Beco da Poeira. Depois seria ampliado.
- 1987 - Fundado em Maranguape o Maranguape Futebol Clube.
- 1988 - A casa C. Rolim Magazine muda-se, e inaugura sua nova sede na Rua Barão do Rio Branco nº 1156.
- 1995 - Assume Oswaldo Evandro Carneiro Martins, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
- 1995 - Morre no Rio de Janeiro, RJ, a atriz e escritora cearense Ruth Alencar Leão, aos 68 anos de idade, sendo seu corpo trazido para ser sepultado em Fortaleza, no Cemitério de São João Batista.
- 1997 - No Montese, inaugura-se a Praça Ubiratan Costa, pequeno triângulo entre a Rua Edite Braga, Rua Sátiro Dias e Rua Eugênio Gadelha. No centro da praça há uma placa com os dizeres: “Homenagem ao pioneiro do bairro do Montese, onde residiu de setembro de 1937 até a sua morte em 19/03/1997”.
- 2001 - Morre em Fortaleza, aos 80 anos de idade, o jornalista Iran Alencar Benevides (Iran Benevides), vítima de um enfarte. Seu corpo foi velado durante toda a noite na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante. Era aposentado da carreira jornalística desde 1982, ano em que foi extinto o Correio do Ceará. Em quase 60 anos de jornalismo, atuou como repórter, colunista e repórter fotográfico e como assessor de imprensa da então Empresa Cearense de Turismo - Emcetur e Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Foi ainda presidente da Associação Cearense de Repórteres Fotográficos e membro da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo. O sepultamento aconteceu no dia seguinte às 9 horas, no cemitério São João Batista.
- 2003 - O Corpo de Bombeiros do Ceará presta duas homenagens à escritora Rachel de Queirós, no dia em que ela completaria 93 anos. Rachel esteve presa por três meses no quartel do comando geral da corporação, no bairro Jacarecanga, em 1937, durante a ditadura de Getúlio Vargas. A passagem da escritora pelo local, na época do chamado Estado Novo, está agora registrada por uma placa na entrada da unidade. Também a escola da corporação, localizada no mesmo bairro, passou a se chamar Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queirós.
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...