Fortaleza implanta mais 10 quilômetros cicloviários

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) implantou, ao longo do mês de outubro até agora, cerca de 10,9 quilômetros novas Infraestruturas Cicloviárias na cidade. Com as novas intervenções, Fortaleza passa a contar com um total de 341,2 km de percursos com deslocamento seguro para a utilização da bicicleta em todas as Regionais. O ano de 2020 já é o período no qual houve maior ampliação da malha cicloviária na Capital, mesmo ainda não tendo sido concluído e apesar dos impactos causados pela Covid-19.
O Programa de Expansão da Malha Cicloviária é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e as Secretarias Regionais.
Durante o mês de outubro, foram implantados cerca de 3,6 quilômetros de novas ciclovias distribuídas na Avenida Vicente de Castro (1,9 km), no trecho entre a Avenida Beira Mar e a Rua Amâncio Filomeno; na Avenida Alberto Craveiro (um quilômetro), no trecho entre a BR-116 e a Rua Pedro Dantas; e na Avenida Raul Barbosa (700 m), entre a Rua Coronel Gonçalo e a BR-116. Naquele mês, também foram implantadas cerca de 5,8 km de novas ciclofaixas na Avenida Jornalista Thomaz Coelho (500m) e nas ruas Atilano de Moura (1,2 km), Santa Teresinha do Menino Jesus (1,1 km), Vereador Pedro Paulo (900 metros), Angélica Gurgel (700 metros), Desembagador Hermes Paraíba (600 metros), Doutor Edmilson Barros Oliveira (500 metros) e Israel Bezerra (300 metros).
Já nesta primeira quinzena de novembro, foi implantado cerca de 1,5 km de nova infraestrutura cicloviária na Avenida Mozart Lucena, cuja primeira etapa de requalificação viária foi inaugurada recentemente. No trecho de cerca de 800 metros da via compreendido entre a Avenida Independência e a Rua Dona Lúcia Pinheiro, foram implantadas novas ciclofaixas unidirecionais em cada lado do canteiro central. Entre a Avenida Major Assis e a Avenida Independência, foi implantada uma nova ciclovia de cerca de 400 metros no canteiro central. Já entre as ruas Dona Lúcia Pinheiro e Baixa do Milagre, a via recebeu cerca de 300 metros de ciclorrota bidirecional, com pictogramas vermelhos pintados no asfalto, identificando área para ciclistas, e placas de advertências para motoristas, chamando a atenção dos condutores para reduzirem a velocidade e respeitarem o deslocamento de ciclistas na região.
Infraestrutura cicloviária implantada em 2020 - Ao todo, em 2020, de janeiro até agora, a Prefeitura de Fortaleza implantou cerca de 55,9 km de novas infraestruturas cicloviárias na cidade. Com isso, mesmo ainda não tendo sido concluído e apesar dos impactos causados pela Covid-19, o ano de 2020 é o período que mais recebeu percursos para o deslocamento seguro de ciclistas. Somente neste ano, foram contempladas com novas ciclofaixas, ciclovias ou ciclorrotas as avenidas Antônio Sales, Coronel Carvalho, Cel. Virgílio Nogueira, José Torres, Washington Luiz, Pompílio Gomes, Castelo de Castro, Major Assis, Parsifal Barroso, Dolor Barreira, Alberto Sá, Humberto Monte, dos Cearenses, Vicente de Castro, Raul Barbosa, Alberto Craveiro e Mozart Lucena.
Além destas vias, também receberam nova malha cicloviária as ruas Marechal Lott, Guarujá (Rua Chico França), Luiz Alves Tomaz, Professor Mozart Solon, Doutor José Furtado, Maria Júlia, Raimundo Pinheiro, Bom Jesus, José Martins, Estrada do Jatobá, João Gentil, Ari Maia, Coronel Fabriciano, Professor Otávio Lobo, Eduardo Bezerra, Joaquim Frota, Rua José Bastos (ao lado do trilho), Miguel Gonçalves, Álvaro Fernandes, Alfredo de Castro, Almirante Rubim, Desembargador Praxedes, Almirante Rufino, Paulo Firmeza, Professor Carvalho, Capitão Melo, Escrivão Pinheiro, Álvaro Fernandes, Miguel Gonçalves, Monsenhor Salazar, Coronel Manuel Jesuíno, José Façanha, José Mendonça, Padre Guerra, Dom Manuel de Medeiros, Rio Cocó Leste (Barroso), Rio Maranguapinho Leste (Canindezinho), Santa Teresinha do Menino Jesus, Doutor Edmilson Barros Oliveira, Israel Bezerra, Atilano de Moura, Angélica Gurgel, Des. Hermes Paraíba e Vereador Pedro Paulo.
Hoje, Fortaleza conta com um total de 341,2 km de rede cicloviária na cidade, sendo 212,2 km de ciclofaixas, 118,1 km de ciclovias, 10,7 km de ciclorrotas e 200 metros de passeio compartilhado. Isso representa que a malha cicloviária disponível em Fortaleza foi ampliada em cerca de 397%, visto que, ao final de 2012, a cidade contava apenas com cerca de 68,6 km de malha cicloviária. Com o desenvolvimento do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, em 2018, já havia sido ultrapassada a meta estabelecida pelo Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) para 2020, que era de cerca de 236 km de rede para deslocamento de ciclistas.
Infraestruturas cicloviárias mais próximas às pessoas - Resultado também importante deste projeto é que, segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a cidade brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária (https://itdpbrasil.org/pnb/). O estudo revela que a capital cearense está no topo da lista dentre as 20 maiores cidades brasileiras com este perfil e o indicador percentual PNB (sigla em inglês para People Near Bike) mostra que 36% dos fortalezenses moram a menos de 300 metros de uma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado, ficando à frente de cidades como Belém (29%), Distrito Federal (27%), Recife (24%), Aracaju (21%), Salvador (20%), São Paulo (19%) e Rio de Janeiro (19%), dentre outras. Esses dados evidenciam também que Fortaleza é a única cidade com mais de 30% da população morando a 300m de alguma infraestrutura cicloviária.
Expansão do Bicicletar - Neste ano, o sistema Bicicletar também está sendo ampliado para diversos pontos da cidade como alternativa para a população em seus deslocamentos. No momento, Fortaleza conta com 184 estações do Bicicletar, das quais 104 foram implantadas de janeiro até agora. Como resultado, atualmente, mais de 880 mil pessoas vivem a uma distância de até 500 metros de uma das estações do Bicicletar.
As novas estações fazem parte da expansão do sistema, com estações maiores e com mais vagas para as bicicletas, dentre outras melhorias, que agora está chegando pela primeira vez aos bairros da Regional V, como o Bom Jardim, Granja Portugal, Parque Santa Cecília e Granja Lisboa, além de bairros das Regionais I, II, III, IV e VI, como Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Monte Castelo, São Gerardo, Farias Brito, Moura Brasil, Vila Ellery, Mucuripe, Luciano Cavalcante, Presidente Kennedy, Parquelândia, Jóquei Clube, Pici, Antônio Bezerra, Padre Andrade, Bela Vista, Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Panamericano, Benfica, Couto Fernandes, Damas, Itaperi, Serrinha, Itaoca, Demócrito Rocha, Vila União, Montese, Parreão, Parangaba, Messejana, Paupina, Edson Queiroz, Jardim das Oliveiras, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parque Manibura, Parque Iracema e Cambeba.
Mapa da Malha Cicloviária existente: http://bit.ly/ciclofortaleza
Mapa das estações do Bicicletar: http://bit.do/estacoes_bicicletar





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

Fortaleza Rádio Repórter