Farol do Mucuripe completa 184 anos

Eis o Arquivo Nirez para 17 de novembro na História de Fortaleza:


  • 1846 - O Farol do Mucuripe é terminado, construído pelos engenheiros Júlio Álvaro Teixeira de Macedo e Luís Albuquerque. Os planos para sua construção foram aprovados por Dom Pedro em 1826, mas sua construção só se iniciou em 1840. Hoje se encontra desativado, sendo ocupado por um Museu. Sua localização é Avenida Vicente de Castro, na Ponta do Mucuripe.
  • 1851 - A povoação de Maranguape é elevada a Vila por lei provincial.
  • 1863 - Deixa o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o capitão de fragata Achilles Lacombe, passando a responder interinamente no cargo, o secretário Marcos Apolônio da Silva, que no dia 1º de dezembro do mesmo ano entrega ao novo titular, o capitão de fragata João Batista de Oliveira.
  • 1920 - Instala-se, em Fortaleza, o Crédito Popular São José, sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, na sede do Círculo Católico de Fortaleza, sob os auspícios de Dom Manuel da Silva Gomes, arcebispo metropolitano, com a direção de Antônio Ildefonso de Araújo. Depois iria para prédio na esquina da Rua Guilherme Rocha nº 15 (antigo, atual 17) com Rua General Bezerril, 177 (antigo). Depois se transformou no Banco Popular de Fortaleza S/A - Banfort.
  • 1920 - Ocorre em Fortaleza as solenes exéquias por Alberto Nepomuceno, maestro cearense falecido na Capital Federal no dia 16 de outubro. Alberto Nepomuceno nasceu em Fortaleza, em casa na Rua Senador Pompeu, no dia 06/07/1864, mudando-se com a família em 1872 para o Recife, PE, voltando a Fortaleza em 1884, seguindo no ano seguinte para a Capital Federal, o Rio de Janeiro.
  • 1925 - Abre-se em Fortaleza a Casa Albuquerque, de modas, miudezas e armarinhos, na Rua Floriano Peixoto nº 146 (antigo), de Francisco de Oliveira Albuquerque.
  • 1927 - Destruída por um incêndio a Farmácia Globo, na Rua Major Facundo nº 129 (antigo), esquina com Rua São Paulo.
  • 1930 - O Governo Federal oficializa a vontade popular e nomeia Interventor Federal do Estado do Ceará, o médico Manuel do Nascimento Fernandes Távora.
  • 1938 - Fundado em Fortaleza o Praia Clube, que tem na presidência José Augusto Fiuza.
  • 1945 - Registrado pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil - PCB, que tem como secretário político: José Bento de Sousa; Secretário de organização: José Marinho de Vasconcelos; Secretário sindical: Isaac Maciel; Secretário de divulgação: Stélio Lopes de Mendonça; e Secretário de massas: Antônio dos Santos Teixeira.
  • 1945 - Registrado no Tribunal Regional Eleitoral - TRE o Diretório Executivo estadual do Partido Agrário Nacional, tendo como presidente Humberto Rodrigues de Andrade; vice-presidente, Tomás Pompeu Filho; secretária, Edelzuíte Amorim; e tesoureiro, Joaquim Morizé de Andrade.
  • 1945 - Registrado, pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE, o Diretório Estadual do Partido Libertador - PL, sob presidência de Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho); vice-presidência de Geraldo Carlos Lemos; e secretaria geral de Walter Gaspar de Oliveira.
  • 1945 - Assume o cargo de Prefeito Municipal de Fortaleza, na presença do Interventor Federal Benedito Augusto Carvalho dos Santos (Beni Carvalho), Vicente Alves Linhares (Vicente Linhares), recebendo o cargo das mãos do interino Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo).
  • 1945 - Assume o comando da Força Policial do Ceará o coronel Manuel Firmo, em substituição ao coronel João Medeiros Bastos, ambos daquela corporação.
  • 1948 - Funda-se em Fortaleza a Federação Cearense de Tênis, com sede no Palácio do Comércio.
  • 1951 - Apresenta-se em Fortaleza, no Ceará Rádio Clube, Luiz Gonzaga, sua sanfona com as presenças de Catamilho e Zequinha.
  • 1969 - Morre, aos 77 anos, o comerciante maçom José Ramos Torres de Melo, proprietário da loja As Torres (1929), ex-presidente da FACIC, ex-deputado estadual e membro da CATM. Era fortalezense nascido em 18/03/1892.
  • 1971 - Vai para o ar pela primeira vez o programa Quando a Saudade Apertar, produzido pelo jornalista e ex-deputado Themístocles de Castro e Silva, no Ceará Rádio Clube, no horário de 21 às 23h.
  • 1971 - Em cerimônia realizada, no Fórum Clóvis Bevilacqua, é instalada a Vara Única de Delitos do Trânsito, assumida pelo juiz Elizeu Barroso de Sousa, removido da Terceira Vara Criminal.
  • 1973 - Lançamento, na Casa de Juvenal Galeno, do livro No Mundo da Estrelândia, de autoria do professor Rubens de Azevedo.
  • 1975 - Morre, em seu apartamento em Brasília, o deputado federal Manoel Rodrigues dos Santos (Arena), ex-deputado estadual, vitimado por um enfarte. O parlamentar cearense cumpria seu terceiro mandato, na Câmara Federal. Era cearense de Cariré nascido a 15/10/1925. Seu corpo foi trasladado para Fortaleza sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz às19 horas. Durante missa celebrada por dom Edmílson da Cruz, no Plenário da Assembleia Legislativa, usam da palavra o secretário Ernando Uchoa Lima, da Cultura; e o industrial Edmundo Rodrigues, ex-deputado estadual e irmão de Manoel Rodrigues, agradece em nome da família. Hoje é nome de praça na Parquelândia, conhecida por Praça da Igreja Redonda.
  • 1976 - O Diário Oficial do Município nº 6.036 publica a Lei nº 4.775, do dia 11, batizando de Praça Jaime Pinheiro, o local onde outróra fora a Lagoa do Tauape, que foi aterrada, restando apenas o riacho, canalizado, que a alimentava e sangrava. Fica entre a Rua Marechal Deodoro, Rua Jorge Dummar e a Avenida Eduardo Girão. Em frente ao Departamento de Limpeza Pública.
  • 1981 - Chega a Fortaleza, para participar das comemorações dos 90 anos de telefonia no Ceará e inaugurar a Central 239, o Ministro das Comunicações Haroldo Correia de Matos.
  • 1982 - Morre o compositor e professor Antônio Gondim de Lima, autor da melodia do “Hino de Fortaleza”, com versos de Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Gustavo Barroso). Hoje é nome de praça no bairro de Fátima. Nascera em Fortaleza no dia 18/02/1924.
  • 1984 - Irrompe um incêndio no mais antigo pavilhão do Mercado São Sebastião, destruindo todas as mercadorias. O sinistro foi debelado pelo Corpo de Bombeiros, antes que atingisse o teto.
  • 1987 - Instalados, em terreno entre a Praça José de Alencar e Praça da Lagoinha, os vendedores ambulantes da Rua 24 de Maio. O local fica conhecido por Beco da Poeira. Depois seria ampliado.
  • 1987 - Fundado em Maranguape o Maranguape Futebol Clube.
  • 1988 - A casa C. Rolim Magazine muda-se, e inaugura sua nova sede na Rua Barão do Rio Branco nº 1156.
  • 1995 - Assume Oswaldo Evandro Carneiro Martins, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1995 - Morre no Rio de Janeiro, RJ, a atriz e escritora cearense Ruth Alencar Leão, aos 68 anos de idade, sendo seu corpo trazido para ser sepultado em Fortaleza, no Cemitério de São João Batista.
  • 1997 - No Montese, inaugura-se a Praça Ubiratan Costa, pequeno triângulo entre a Rua Edite Braga, Rua Sátiro Dias e Rua Eugênio Gadelha. No centro da praça há uma placa com os dizeres: “Homenagem ao pioneiro do bairro do Montese, onde residiu de setembro de 1937 até a sua morte em 19/03/1997”.
  • 2001 - Morre em Fortaleza, aos 80 anos de idade, o jornalista Iran Alencar Benevides (Iran Benevides), vítima de um enfarte. Seu corpo foi velado durante toda a noite na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante. Era aposentado da carreira jornalística desde 1982, ano em que foi extinto o Correio do Ceará. Em quase 60 anos de jornalismo, atuou como repórter, colunista e repórter fotográfico e como assessor de imprensa da então Empresa Cearense de Turismo - Emcetur e Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Foi ainda presidente da Associação Cearense de Repórteres Fotográficos e membro da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo. O sepultamento aconteceu no dia seguinte às 9 horas, no cemitério São João Batista.
  • 2003 - O Corpo de Bombeiros do Ceará presta duas homenagens à escritora Rachel de Queirós, no dia em que ela completaria 93 anos. Rachel esteve presa por três meses no quartel do comando geral da corporação, no bairro Jacarecanga, em 1937, durante a ditadura de Getúlio Vargas. A passagem da escritora pelo local, na época do chamado Estado Novo, está agora registrada por uma placa na entrada da unidade. Também a escola da corporação, localizada no mesmo bairro, passou a se chamar Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queirós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim