Vila Fortaleza transferida para Barra do Ceará há 314 anos


Eis o 23 de outubro na História de Fortaleza:
  • 1706 - A Vila de Fortaleza é transferida, para a Barra do Ceará, “donde não devera ter saído”, de acordo com a ordem do governador de Pernambuco.
  • 1848 - Toma posse, no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o tenente do Exército Raimundo Remígio de Melo, substituindo o major José Sabino de Oliveira.
  • 1870 - Publica-se em Fortaleza o jornal Careca, semanário impresso na Tipografia Americana de Teodoro Esteves, na Rua da Palma, 116. Seus redatores eram Ramalho Refrigério da Paixão e Gregório Geremias da Lapa.
  • 1874 - Novo Presidente da Província assume o cargo, Heráclito de Alencastro Pereira da Graça (Heráclito Graça), cearense do Icó.
  • 1889 - Francisco Irineu de Araújo é reintegrado no cargo de administrador do Correio, substituindo Antônio Moreira de Sousa.
  • 1918 - Morre, em Fortaleza, o general de brigada Francisco Benévolo, maranguapense irmão de Jaime Benévolo, Odilon Benévolo (Tenente Benévolo) e de Elvira Eugênia Correia de Pinho (Elvira Pinho).
  • 1926 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 46 anos de idade, o compositor Sátiro Lopes de Alcântara Bilhar (Sátiro Bilhar), cearense de Baturité nascido em 27 de fevereiro de 1848. Hoje é nome de rua na Cachoeirinha.
  • 1931 - Toma posse no cargo de Chefe de Polícia do Estado e no comando da Força Pública do Estado, o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Olímpio Falconiére da Cunha.
  • 1934 - Morre, à tarde, em Fortaleza, aos 52 anos de idade, o juiz federal Luís de Moraes Correia, piauiense nascido em Amarração em 23 de dezembro de 1881.
  • 1936 - Falece, no Rio de Janeiro, o ex-presidente do Sindicato dos gráficos, Francisco Freire Bandeira, aos 34 anos de idade.
  • 1937 - Circula o último número de O Império, órgão de divulgação dos ideais monárquicos, dirigido por Rosendo Ribeiro de Sousa, por determinação da Polícia.
  • 1940 - Morre, em Petrópolis-RJ, aos 75 anos de idade, o industrial Trajano Saboia Viriato de Medeiros (Trajano de Medeiros), cearense de Sobral nascido a 06/05/1865, fundador da Cidao.
  • 1948 - Inauguração do I Salão de Arte Fotográfica do Ceará, promoção da Sociedade Cearense de Fotografia e Cinema-SCFC.
  • 1949 - Inaugurado, em Parangaba, o Bar Avião, na Avenida João Pessoa, na entrada da Rua 15 de Novembro, construído por Antônio de Paula Lemos, seu primeiro proprietário, que faleceu em 1958, ficando seu filho José Odacir Natalense Lemos à frente do bar. Depois foi alugado a Emanuel Sá Linhares. Atualmente funciona no local uma borracharia.
  • 1950 - Divulgados os resultados das eleições do dia três em Fortaleza. Para o governo do Estado Raul Barbosa obtém 249.132 votos, enquanto Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda) fica com 205.453. Para a Prefeitura Municipal Paulo Cabral de Araújo tem 20.889 votos contra 13.654 de Antônio da Frota Gentil (Antônio Gentil).
  • 1951 - Lei nº 1.105, passa para o encargo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a administração do Museu Histórico do Ceará, sendo entregue por este a direção a Raimundo Girão, que reorganizou o museu que recebeu o nome de Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Funcionava à época, no prédio no quarteirão entre a Avenida Alberto Nepomuceno, 272, a Rua Rufino de Alencar, a Rua General Bezerril e a Rua Doutor João Moreira, na Praça da Sé, onde ficou até 1957, quando mudou-se para a Avenida Visconde de Cauípe (da Universidade), 2431, para que no local onde estava fosse construído o Fórum Clóvis Bevilacqua que já desapareceu. Hoje é o Museu do Ceará e funciona do prédio da antiga Assembleia Provincial, depois Legislativa.
  • 1952 - Medida adotada pelo Conselho Regional do Trânsito, atendendo a uma indicação do superintendente do Trânsito, tenente Stephenson Bezerra Santos, determina que os ônibus e demais veículos de transportes coletivos passem a trafegar até a meia noite.
  • 1953 - Inauguração da Herma de Capistrano de Abreu mandada erigir pela Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF na Praça Capistrano de Abreu (Lagoinha).
  • 1963 - Inaugurado, na Praça da Bandeira, uma herma do aviador Alberto Santos Dumont, marechal honorário da Aeronáutica.
  • 1968 - A Escola Genny Gomes inaugura novo prédio, o Edifício Frei Ambrósio, na Avenida Borges de Melo, 210, já como Ginásio Genny Gomes, mandado construir pelo então Ministro da Aeronáutica brigadeiro Eduardo Gomes. A escola foi uma iniciativa do capelão da Base Aérea de Fortaleza, Frei Ambrósio Maria de Fortaleza. A inauguração deu-se com a presença do Brigadeiro Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira - FAB.
  • 1969 - Entra no ar mais uma emissora de Televisão em Fortaleza, a segunda, a TV Verdes Mares, canal 10, do Grupo Edson Queiroz, em caráter experimental.
  • 1970 - Tomam posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, as beletristas Adalgisa Silveira (Cadeira 29), Nazareth Serra (Cadeira 30) e Marlene Leite (Cadeira 31). A ACL tinha sede no 11º andar do Palácio Progresso, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos.
  • 1972 - Inicia suas atividades a Escola de 1º Grau Ari da Sá Cavalcante, localizada na Avenida H - 3ª Etapa do Conjunto José Walter, sem autorização oficial que só veio no ano seguinte.
  • 1972 - Falece, em Fortaleza, no Hospital Geral do INPS (hoje HGF), vitimado por uma perturbação vascular-cerebral, o ex-deputado e líder estudantil Francisco Vasconcelos de Arruda. Suplente de deputado federal em 1945 e de estadual em 1954, foi eleito em 1958 e 1962 deputado estadual pelo PSD e depois PSP. Cassado após o golpe de 1964, vinha exercendo atividades de contador na Maternidade Escola Assis Chateaubriand e era tesoureiro da Escola Johnson. Foi fundador do Centro Estudantal Cearense, que dirigiu por dez anos.
  • 1972 - Por iniciativa do professor Antônio Gondim de Lima e através do vereador Antônio Ademar Arruda, a Câmara Municipal de Fortaleza aprova a denominação de Rua Maestro Silva Novo para a artéria localizada entre a Rua José Justa e a Rua Missão Velha, iniciando na Rua Capitão Tibúrcio Frota, terminando na Rua Monsenhor Salazar, no São João do Tauape. A aposição das placas efetuou-se no mesmo tendo usado da palavra na ocasião o engenheiro agrônomo Francisco Alves de Andrade e Castro.
  • 1976 - Eleita A Mais Bela Estudante do Ceará-1976, no Clube de Regatas da Barra do Ceará, Maria do Livramento.
  • 1976 - Inaugurada, no pátio interno da Base Aérea de Fortaleza, a Herma de Santos Dumont, como parte das comemorações da Semana da Asa.
  • 1978 - Entregue, no Centro de Convenções, o título de Cidadão de Fortaleza, ao governador José Waldemar Alcântara e Silva, nascido em São Gonçalo do Amarante.
  • 1979 - Inaugurado o prolongamento do IV Anel Viário de Fortaleza, trecho compreendido entre o Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o “Castelão” e a estrada do Maranguape. 1982 - A equipe de futebol de salão do Sumov Atlético Clube, do Ceará, sagra-se campeã invicta da IX Taça Brasil ao derrotar a equipe do Huracán de Minas Gerais por 4x3 no Ginásio Coberto Paulo Sarasate, em Fortaleza.
  • 1984 - O Tribunal Regional Eleitoral-TRE Ceará cassa, por unanimidade, o mandato do deputado federal Sérgio Philomeno-PDS.
  • 1992 - Assume, às 17h30, a presidência do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, o economista João Alves de Melo, no Centro Administrativo do Passaré.
  • 1997 - Assume cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o Secretário de Estado Pedro Sisnando Leite.
  • 2002 - Governo do Estado inaugura o restaurante Mesa do Povo, na Rua 24 de Maio, 574, na da Praça José de Alencar. O primeiro restaurante popular do Ceará oferece uma refeição completa por apenas R$ 1,00.
  • 2002 - Chega em Fortaleza, para campanha, o candidato à Presidência da República Luís Inácio Lula da Silva, descendo na antiga gare do Aeroporto Pinto Martins e seguindo pela Avenida Luciano Carneiro e Rua Jaime Benévolo, para a Praça do Ferreira onde realiza comício ao lado de José Aírton Félix Cirilo da Silva.
  • 2003 - Abertura, às 19h30, do 2º Salão Zé Pinto de Escultura, na Galeria Antônio Bandeira, na Rua Conde D´Eu, 560, antigo Mercado Central, promoção da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo - Funcet.
  • 2003 - Às 9 horas é reinaugurada, na Praça Capistrano de Abreu (Praça da Lagoinha), a Estátua de Capistrano de Abreu, após sua recuperação. Ela fora roubada em 22 de abril de 2003 e descoberta pela Polícia no dia 25.
  • 2008 - Toma posse, no cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará-UFC, o professor Jesualdo Pereira Farias, que ficará à frente do destino da UFC nos próximos quatro anos. A solenidade acontece na Concha Acústica, marcando também a nomeação do professor Henry Campos, atual pró-reitor de Extensão, como vice-reitor da UFC. A cerimônia começao com a apresentação da orquestra Jovem UFC-Sesi. Jesualdo Pereira Farias recebe o cargo do pró-reitor de Administração, no exercício da Reitoria, professor Luís Carlos Saunders.
  • 2017 - Morre, às 17 horas, no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, aos 72 anos de idade, o poeta cearense Pedro Lyra Keber A. Gonçalves. Havia sofrido um infarto no último dia 9. Além da capital cearense e de Campos dos Goytacazes, Pedro Lyra viveu também no Rio de Janeiro. Era pós-doutor em Tradução Poética pela Universidade de Sorbonne, na França. Nascera em Fortaleza, em 28 de janeiro de 1945 e foi professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) de 1970 a 1972; da Universidade de Fortaleza-Unifor, de 1973 a 1975; da Universidade Federal do Ceará-UFC, de 1975 a 1981, quando se transferiu para a da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, onde ficou até aposentar-se, em 1997. O corpo do escritor é velado em Campos dos Goytacazes e cremado no Rio de Janeiro. Depois, as cinzas virão para Fortaleza, onde será celebrada missa de sétimo dia.
Informações Arquivo Nirez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto