PMSGA alerta para importância de manter tratamento do Câncer de Mama durante Pandemia


O Outubro Rosa, iniciativa de conscientização para o combate do Câncer de Mama, tem um objetivo extra em São Gonçalo do Amarante. neste ano. Diante da pandemia de Covid-19, que afetou a realização de diagnósticos, tratamentos e cirurgias em todo o mundo, a campanha no município tem concentrado esforços em alertar à população de que o combate ao Câncer não pode parar. 
Marlene Ferreira de Sousa, de 46 anos, é uma das gonçalenses que realizaram o exame citopatológico, feito para detectar alterações nas células do Colo do Útero que possam indicar a presença de lesões precursoras do Câncer ou do próprio câncer. Felizmente, o resultado, obtido na mesma hora, não acusou anormalidades. Para a cuidadora, é muito importante prevenir-se contra a doença. “O exame é uma coisa simples: em um instante, faz. Não é preciso ter vergonha: pior é ter complicações depois”, afirmou.
Em Sâo Gonçalo do Amarante, foram feitos 1.533 exames citopatológicos de janeiro a agosto de 2020, segundo dados da Atenção Básica. Para a secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Mabel Girão, mesmo o momento não permitindo manter o mesmo volume de ações realizadas antes da pandemia, a atenção com o câncer de mama deve permanecer.
“Pensando no bem estar da população não iremos ter o tradicional ‘Ciclismo Rosa’, nem a ‘Corrida Rosa’, mas iremos manter e intensificar os exames citopatológicos nas unidades de saúde, com prévio agendamento. E os exames de mamografia oferecidos no mamógrafo municipal e Policlínica de Caucaia, através de agendamento feito pela Secretaria de Saúde”, explicou a secretária.
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante (PMSGA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim