Novo Mercado São Sebastião completa 23 anos em Fortaleza




A#AGFN traz o 20 de outubro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:
  • 1839 - Morre, aos 60 anos de idade, no Rio de Janeiro, o antigo presidente da Província do Ceará, tenente. Coronel Pedro José da Costa Barros. Foi ministro e senador além de deputado às Cortes de Lisboa. Era cearense de Aracati onde nascera a sete de outubro de 1779 e também foi poeta. É hoje nome de rua no Centro-Aldeota.
  • 1840 - Volta à Presidência da Província o padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), nomeado em 10 de setembro de 1840, demorando apenas seis meses.
  • 1890 - A Capitania do Porto do Ceará muda de comando, quando assume o capitão-tenente Raimundo de Melo Furtado de Mendonça, que substituiu o capitão de fragata Manuel Lourenço de Castro Rocha.
  • 1904 - Fundada, a firma Álvaro de Castro Correia, que em 1944 passou à sociedade anônima. Ficava em prédio próprio na esquina da Rua Major Facundo, 44/46 (antigos, atual 125) com Rua Castro e Silva, 62/66 (antigos).
  • 1912 - Funda-se em Fortaleza a União dos Carpinteiros, tendo Antônio Porfírio do Carmo como seu primeiro presidente.
  • 1916 - O pintor, compositor, poeta e cantor Raimundo Ramos Filho, conhecido como Ramos Cotoco, por ter nascido sem o ante braço, e que se assinava R. Ramos morre, em Fortaleza, aos 45 anos de idade. Hoje existe uma rua em sua homenagem erradamente com o nome de Rua Ramos Cotoco, no Papicu, que deveria ser ou Raimundo Ramos ou R. Ramos, nunca Ramos Cotoco, que era um apelido não aceito pelo homenageado. Nascera a 21 de maio de 1871.
  • 1920 - Morre, no Rio de Janeiro, o primeiro vice-presidente do Ceará, Virgílio Brígido, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 24 de abril de 1854 em Santa Cruz, hoje Cruz, em Itapajé.
  • 1931 - Assume o cargo de Prefeito de Fortaleza o major Manuel Tibúrcio de Moura Cavalcante (Tibúrcio Cavalcante), em substituição ao engenheiro Antônio Urbano de Almeida.
  • 1931 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do Diário da Manhã, órgão político e noticioso dirigido por Adauto de Alencar Fernandes (Adauto Fernandes) e gerenciado por J. R. da Costa.
  • 1938 - A Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda, muda a razão social, quando passa a ser Banco dos Proprietários, funcionando em prédio da Rua Barão do Rio Branco, 775, até 22 de setembro de /1940, quando se mudou para sua sede própria na mesma Rua número 905, onde depois foi o BIC e hoje é um banco chinês.
  • 1939 - Morre, vítima de desastre aviatório, o capitão do Exército Vicente C. de Aragão. Existem duas ruas hoje com seu nome, a Rua Capitão Aragão e a Travessa Capitão Aragão, ambas na Aerolândia.
  • 1945 - Funda-se, em Fortaleza, o Instituto do Nordeste, pelos intelectuais Antônio Filgueiras Lima, Antônio Martins Filho, Francisco Araújo, José Guimarães Duque, João Otávio Lobo, João Perboyre e Silva, Josa Magalhães, José Fernandes, Hugo Bastos, Torres de Melo, José Stênio de Lucena Lopes (Stênio Lopes), Juarez Modesto Brasil (Juarez Brasil), Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), Madaleno Girão Barroso e Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), funcionando no Palácio do Comércio.
  • 1946 - Em Fortaleza, para temporada artística, o tenor Pedro Celestino, irmão de Vicente Celestino, com a Companhia de Operetas de Mary Lincoln.
  • 1947 - Instala-se o Centro dos Economistas do Ceará, fundado em 13 de abril de 1947, que passou a ser Associação Profissional dos Economistas do Ceará e, posteriormente, Sindicato dos Economistas do Ceará.
  • 1952 - O prefeito Paulo Cabral de Araújo inaugura a Praça Nossa Senhora de Fátima, em Parangaba, entre a Rua 7 de Setembro, Rua Coronel Alfredo Weyne, Rua Carlos Amora e Rua Do Trilho. Depois seu nome seria mudado para Praça Monsenhor Albano. A lei oficializando saíra no dia 15 e foi publicada no dia 24. 
  • 1952 - Deixa o comando da 10ª Região Militar o general Edgardino de Azevedo Pinta, ficando respondendo interinamente o coronel Ari Hugo Borges, até a chegada do novo comandante.
  • 1952 - O estudante Manuel Lima Soares, conhecido entre os colegas apenas por “Néo” é eleito presidente do Centro Estudantal Cearense.
  • 1953 - Inauguração do Conjunto Habitacional da Fundação da Casa Popular, no Pici, feito em cooperação com a Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, num total de 456 casas. Hoje é o bairro Henrique Jorge.
  • 1962 - Fundada, em Fortaleza, a Associação das Viúvas do Estado do Ceará, sendo sua primeira presidenta, Maria Jucá de Lima.
  • 1963 - Instala-se em Fortaleza o II Congresso Médico Brasileiro.
  • 1964 - Morre, em Fortaleza, aos 47 anos de idade, o jornalista, historiador e político Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), nascido em Canindé a 16/08/1917. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Associação Cearense de Imprensa-ACI, e do Instituto do Nordeste. Hoje é nome de Rua na Gentilândia, Jardim América, Bom Futuro e Damas, a antiga Rua Rodolfo Teófilo.
  • 1970 - Inauguradas as novas instalações da Companhia Centro Norte de Eletrificação do Ceará-Cenorte, na Avenida Barão de Studart.
  • 1977 - Muda-se, às 16 horas, para nova sede, na Avenida Borges de Melo, 820, prédio projetado pelo arquiteto José Mário Vieira Zaranza, a Polícia Federal, com a presença do Ministro da Justiça Armando Falcão e do diretor geral da Departamento de Polícia Federal, coronel Moacir Coelho.
  • 1997 - Inaugurado o Novo Mercado São Sebastião (fotos), na Praça Paula Pessoa. O Antigo Mercado (fotos) foi demolido sendo construído o Novo no outro lado da Praça, ficando o local ocupado pelo Antigo Mercado para Estacionamento de Carros.
  • 2006 - O sanfoneiro Dedim Gouveia é baleado num assalto na Avenida Perimetral com Cônego de Castro, no parque São José. Duas motos cercaram o carro do músico e logo dispararam contra ele. Dedim e sua esposa conseguiram fugir e os ladrões levaram o seu carro. Ele é atendido no Instituto José Frota passando por uma cirurgia na mão esquerda, que sofreu uma fratura.
  • 2015 - A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) realiza sessão solene para entrega do Título de Cidadão Cearense ao padre Reginaldo Manzotti, requerimento do deputado Carlos Matos (PSDB). A honraria foi conferida em novembro de 2010, mas ainda não havia sido entregue.
  • 2015 - Morre em Fortaleza, pela manhã, o radialista José Edilmar Norões Coelho (Edilmar Norões). Seu corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino e é sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Era membro titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo onde ocupava a Cadeira 3, da qual era titular e fundador. Era cearense nascido em Barbalha.
  • 2016 - Morre em Fortaleza, aos 51 anos de idade, o comunicador Ergamênio Viana Pinto (Ênio Carlos) que apresentava um programa semanal na TV Verdes Mares com o seu pseudônimo e diariamente mantinha um programa de rádio. Foi vítima de um tumor maligno no cérebro. O corpo foi velado no Complexo Velatório Ethernus, na Rua Padre Valdivino sendo o corpo levado para sua terra natal, onde é sepultado. Nascera a 25 de fevereiro de 1965 em Aracati.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses