Há 83 anos era lançada a pedra fundamental do Clube Iracema

Confira o Arquivo Nirez para 17 de outubro na História de Fortaleza:

  • 1824 - Assume o governo da Província José Félix de Azevedo e Sá, substituindo interinamente Tristão Gonçalves de Alencar que viajara ao Aracati.
  • 1855 - Muda o Chefe de Polícia quando assume o cargo o conselheiro Raimundo Ferreira de Araújo Lima.
  • 1856 - Mais uma vez ocupa o cargo de Chefe de Polícia o coronel Manuel Félix de Azevedo e Sá.
  • 1867 - O novo presidente da Província convida o desembargador Hipólito Cassiano Pamplona para o cargo de Chefe de Polícia.
  • 1873 - O major Joaquim Carneiro vende à Fazenda Pública Geral, um terreno localizado entre a Avenida Sena Madureira (Rua Conde D’Eu), travessa São Bernardo (Rua Monsenhor Luís Rocha) e Lagoa do Garrote, para armazenamento de artigos bélicos. (Seria depois a enfermaria da Polícia Militar a 25ª Circunscrição de Recrutamento do Exército). No local hoje está o Edifício General Clóvis Alexandrino Nogueira, da Telemar, na Rua Sena Madureira.
  • 1896 - Morre, na Rua das Flores (Rua Castro e Silva), aos 47 anos de idade, Antônio Ferreira de Lafayete (Antônio de Lafayette), boêmio, poeta e tipógrafo que editou vários jornais, sendo o primeiro Meirinho, que redigia, imprimia e distribuía. Era cearense de Aquiraz nascido a 10 de julho de 1849. Hoje é nome de rua na Cachoeirinha e Alagadiço.
  • 1897 - No salão da antiga Fênix Caixeiral, inaugura-se a Associação Comercial do Ceará, que depois funcionaria no Palácio Guarani, na esquina da Rua Senador Alencar com Rua Senador Pompeu.
  • 1900 - Assume a Presidência da República o vice Francisco de Assis Rosa e Silva.
  • 1924 - A antiga Pensão Atlântica, após grande reforma, passa a denominar-se Pensão Japonesa, no mesmo local, Rua Sena Madureira, 1111, oferecendo marmitas com entrega em domicílio.
  • 1926 - Inaugura-se em Fortaleza, às 10 horas, na Rua Major Facundo, esquina com São Paulo, a Farmácia Globo, da firma Sampaio & Teles, dos farmacêuticos José Nogueira Sampaio e Raimundo Guimarães Teles. Depois funcionou na Rua Floriano Peixoto, 601, na Praça do Ferreira. Pertenceu também a Barros Moreno & Campos Ltda.
  • 1928 - Termina o serviço de empedramento da Praça dos Voluntários procedido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF.
  • 1929 - Osvaldo Studart Filho associa-se a Eurico de Almeida Monte e fundam a firma Studart & Cia. Ltda., pioneiros revendedores da Ford em Fortaleza.
  • 1933 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade, o ex-presidente do Estado, Benjamin Liberato Barroso (Benjamin Barroso). Era cearense de Quixeramobim nascido em 31 de março de 1859 e ex-senador. Hoje existe em Fortaleza uma rua com seu nome, no Monte Castelo e Alagadiço.
  • 1937 - Surge o primeiro número da revista Cancha, suplemento do jornal Unitário, sob direção de Stélio Lopes Mendonça e Aníbal Fernandes Bonavides (Aníbal Bonavides), publicação esportiva quinzenária já há muito desaparecida, mas ainda lembrada com saudade.
  • 1937 -Lançada a pedra fundamental do Palacete Iracema, propriedade do Clube Iracema, em terreno entre a Rua General Bezerril, 751, Rua Pedro Pereira, Rua do Rosário e Rua Monsenhor Luís Rocha, na Praça dos Voluntários. Depois foi vendido à Prefeitura Municipal que lá esteve por muitos anos como Paço Municipal. Hoje funciona no local a Secretaria de Finanças da Prefeitura.
  • 1945 - Morre, em Fortaleza, o antigo comerciante Tertuliano de Castro e Silva, chefe da firma T. de Castro & Companhia.
  • 1947 - Inaugura-se em Fortaleza o serviço de Rádio Patrulha. Os carros da Polícia agora podem atender mais prontamente, pois as comunicações são feitas por Rádio, requisitando-se o carro que estiver mais próximo da ocorrência.
  • 1947 - Fundado em Fortaleza o Instituto de Direito do Trabalho.
  • 1952 - Chega a Fortaleza o corpo do comandante Francisco de Assis Costa Lima Gurgel do Amaral que se encontrava no avião DC-3 da Aerovias que caiu no Rio Grande do Sul.
  • 1957 - Em Fortaleza o cientista paranaense César Lattes.
  • 1959 - O Diário Oficial do Município 1730 publica a Lei 1425, de 13 de outubro de 1959, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao jornalista Herbert Moses, presidente da Associação Brasileira de Imprensa-ABI; jornalista João Perboyre e Silva, de Redenção, CE; e Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza), nascido no Crato, CE, proposição do vereador Paulo Mamede.
  • 1968 - O Diário Oficial do Município 4031 publica o texto da Lei nº 3614, do dia 11, que denomina de Rua Júlio Azevedo uma via da Capital, homenagem ao artista plástico nascido em Redenção, e radicado no Recife-PE, falecido em julho de 1967. O homenageado era tio paterno do autor destas linhas e irmão do poeta e pintor Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo). A Rua Júlio Azevedo localiza-se no bairro Papicu iniciando-se na Rua Engenheiro Melo Nunes, no Vicente Pinzon e terminando no Parque do Cocó na Avenida Padre Antônio Tomás. Júlio Ferreira de Azevedo (Júlio Azevedo) era nascido a 11de março de 1889.
  • 1973 - Reinaugurado, após reforma, o Passeio Público, com amostra de arte no quiosque, com trabalhos dos artistas plásticos Clidenor Capibaribe Moura (Barrica), Raimundo Garcia de Araújo, Zenon da Cunha Mendes Barreto (Zenon Barreto), Aldemir Martins, J. Mesquita, Murilo Teixeira Rocha, Nilo de Brito Firmeza (Estrigas) e Maria de Castro Firmeza (Nice), emprestados pelo Mini Museu Firmeza.
  • 1973 - Abre-se o I Simpósio Nacional Sobre Fundos de Desenvolvimento Urbano, no auditório do Banco do Nordeste do Brasil-BNB.
  • 1974 - Morre, aos 73 anos de idade, o professor de inglês e tradutor Luís Mozart da Costa e Silva (Mozart Solon), educado na Inglaterra, atuando como intérprete no sertão do Ceará e Paraíba. Depois abre, em 1925 seu primeiro curso de inglês. Trabalhou por longo tempo no negócio de vidros, na firma Rebelo Lourenço. É sepultado no Cemitério de São João Batista, ocasião em que fala o padre jesuíta Luís Ferdinando Torres da Costa e Silva (Fred Torres), seu filho. Era fortalezense de 09/06/1901. Existe hoje a Rua Professor Mozart Solon iniciando na Praia do Futuro e terminando no Papicu.
  • 1975 - O economista José Primo de Brito, vice-diretor do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, é assassinado com um tiro de revólver, pelo estudante Marcondes Romão Pereira.
  • 1975 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), quatro personalidades: o historiador Francisco Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara), o gramático e professor Hélio de Sousa Melo (Hélio Melo), o advogado Francisco de Assis Arruda Furtado e José Teixeira de Freitas. Foram saudados pelo consócio Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora).
  • 1977 - Inaugurada a Rua Sabina Augusta, no 4º Anel Viário, com a presença do Secretário de Obras Públicas Luciano Lima Guimarães e do vereador Antônio Ademar Arruda. Homenagem à benemérita Sabina Augusta, que ajudava as obras sociais através de entidades católicas.
  • 1982 - Inaugurado o Ginásio Aécio de Borba, na Rua Marechal Deodoro esquina com a Rua Paulino Nogueira. O projeto é do arquiteto Jamson Mendes Vasconcelos, com cálculo do engenheiro Hugo Alcântara Mota.
  • 2000 - Morre, aos 68 anos de idade, no Hospital Angelim, Valter dos Santos, o popular sanfoneiro Azeitona, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério São Vicente de Paula, no Mucuripe. Nascera a 27 de setembro de 1933
  • 2002 - A obstetrícia cearense perde um dos seus maiores pilares. O médico Antônio Ciríaco Holanda falece às 10h30, na Gastroclínica, aos 67 anos, vítima de um tumor no fígado, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz. Ingressou na Casa de Saúde Maternidade César Cals em 1963, como estudante, depois estagiário e residente. Ciríaco teve passagem pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC, entre 1970 e 1975, voltando depois para onde começou sua carreira, na César Cals.
  • 2003 - Morre, aos 86 anos de idade, em Fortaleza, o industrial Francisco de Assis Filomeno Gomes (Chico Filomeno). Nascera em nove de agosto de 1917.
  • 2006 - Andréa Havat Bindá, de 38 anos, coordenadora de política do livro da Secretaria de Cultura do Estado-Secult, morre, na madrugada, após receber um tiro durante uma tentativa de assalto no cruzamento da Avenida Padre Antônio Tomás com Via Expressa, no Papicu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto