Há 49 anos morria Alcides Santos




A #AGFN traz o 27 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1747 - Realiza-se a primeira festa da Padroeira da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
  • 1865 - Vão mais 160 soldados e oito oficiais com destino ao conflito com o Paraguai.
  • 1912 - Fundada mais uma associação de classe, a União dos Pedreiros, sob a presidência de Antônio Cândido.
  • 1912 - Toma posse, na Capitania do Porto do Ceará, o capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, pela quinta vez como interino, substituindo desta vez o capitão de corveta Antônio da Silva Braga.
  • 1926 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Xadrez de 1926, promovido pelo Clube Enxadrístico dos Diários, saindo vencedor Nestor Barbosa, ficando em 2º lugar José Pompeu e em 3º Valter Olsen.
  • 1928 - Toma posse no cargo de delegado fiscal do Tesouro Nacional, no Ceará, o advogado Romero Estelita Cavalcante Pessoa, nomeado pelo presidente Washington Luís, solenidade em que usou da palavra o advogado Enéas Carneiro, delegado que sai.
  • 1930 - A loja A Cearense, fundada em 1923, inaugura sua nova sede, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Borges, canto da Praça do Ferreira, com recepção comandada pelo proprietário da loja, Aprígio Coelho de Araújo. Tem piso de Linite, único no Ceará e iluminação com lustrefletores Zeiss.
  • 1933 - Morre o comerciante Chafir Jereissati, sócio do Rotisserie.
  • 1933 - Morre o oficial reformado do Corpo de Segurança Pública, capitão Gustavo Rodrigues de Sousa.
  • 1945 - O Sport Club Maguari extingue seu departamento de futebol. O Sport Club Maguari foi campeão cearense da primeira divisão por quatro vezes (1929, 1936, 1943 e 1944) foi também vice-campeão sete vezes (1928, 1930, 1932, 1935, 1937, 1938 e 1945).
  • 1945 - Solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral-TRE, o registro do Partido Democrata Cristão, com Diretório Estadual constituído por Aderbal Nunes Freire, presidente; Madaleno Girão Barroso, secretário geral; e Raimundo Freitas Ramos, tesoureiro geral. O registro deu-se em primeiro de novembro.
  • 1947 - Morre, em Caucaia, o padre Romualdo de Sousa, vigário daquela localidade por 33 anos, tendo reconstruído a igreja Matriz, construído a casa paroquial e conseguiu a iluminação elétrica para a cidade.
  • 1950 - Posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, do historiador Mozart Soriano Aderaldo, saudado por José Valdo Ribeiro Ramos.
  • 1951 - Chega em Natal-RN, às 8h50, a jangada Nossa Senhora da Assunção, tripulada pelos jangadeiros cearenses Jerônimo, João Batista, Tatá, Manuel Frade e Manuel Preto, que se destinam à cidade de Porto Alegre-RS.
  • 1951 - Após insidiosa moléstia, falece, nesta capital, em sua residência, na Rua Conselheiro Rodrigues Júnior, 359, o maçom Enéas de Menezes Simões, funcionário aposentado da ''Western Telegraph''. O sepultamento realizou-se no Cemitério São João Batista, quando falaram Edilson Brasil Soarez, em nome da Loja ''Gonçalves Lêdo III''; e Torres de Melo, grão mestre do Grande Oriente Estadual do Ceará os quais, em nome de sua Loja e do Oriente, fizeram as despedidas.
  • 1954 - A Inspetoria Estadual do Trânsito (hoje Detran) baixa Portaria, proibindo o estacionamento de veículos de transporte coletivo (ônibus) na Praça do Ferreira - hoje esse serviço está a cargo da AMC. O ônibus fará apenas ligeira parada o tempo bastante para descida e subida de passageiros. As linhas atingidas pela Portaria são: Circular Estrada de Ferro, Dom Manuel, Granja Paraíso, Benfica, Sítio Bom Futuro, Jacarecanga, 13 de Maio, Vila Porangabuçu, Cocó, Padre Andrade, Montese, Campo do Pio, São Gerardo, Soares Moreno e São João do Tauape.
  • 1960 - Morre, no Rio de Janeiro, a pianista cearense Leonora Gondim.
  • 1965 - Entra em vigor em todo o País o Ato Institucional 2, que dissolve todas as agremiações partidárias.
  • 1971 - Morre, em Fortaleza, aos 81 anos de idade, o filatelista, desportista e comerciante Alcides de Castro Santos (foto FEC), primeiro presidente do Fortaleza Esporte Clube - do qual foi fundador, da Sociedade Cearense de Filatelia e Numismática e da Liga Metropolitana de Fortaleza. Era sócio da firma Studart & Cia Ltda. Era cearense de Maranguape, nascido em cinco de novembro de 1890, filho do jornalista e deputado Agapito dos Santos. Foi um dos introdutores do futebol no Ceará e trouxe da Inglaterra a primeira bola específica para o jogo. Hoje é nome de Rua na Parangaba e do Estádio do Fortaleza, no Pici.
  • 1976 - Instalado em Fortaleza o XIII Congresso Brasileiro de Broncoesofagogia.
  • 1977 - Inaugurado, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, o novo prédio da Secretaria de Saúde do Estado, Edifício Barca Pelon, na Avenida Almirante Barroso, 60, homenagem ao sanitarista Amílcar Barca Pelon, fundador do Centro de Saúde.
  • 1982 - Motim no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO), com saldo de dois soldados e um cabo baleados. Fogem cinco detentos.
  • 1985 - Morre, vítima de acidente automobilístico, o comerciante João Assunção Cavalcante.
  • 1986 - Morre o fundador da Empresa Redenção José Guilherme da Costa. Em 1934 adquiriu um caminhão misto com o qual fazia a linha Redenção-Fortaleza, iniciando assim sua empresa. Era cearense de Quixadá onde nascera em primeiro de outubro de 1901. Hoje é nome de rua em Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante.
  • 1992 - Lançamento, no Palácio do Cambeba, do Programa de Infraestrutura-Sanefor, com abertura do processo de licitação internacional. Depois seria o Programa de Saneamento Sanear.
  • 2000 - Inauguram-se as instalações do Centro de Referência do Professor, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no antigo prédio do Mercado Central totalmente reformado e adaptado às novas funções, trabalho do arquiteto José Capelo Filho, abrigando a Biblioteca Virtual Moreira Campos, a Galeria Antônio Bandeira, a Sala de Referência do Município, áreas para café e o teatro aberto, com três entradas, pela Rua General Bezerril, Travessa Crato e Rua Conde D’Eu, como era antes o mercado.
  • 2002 - Mais uma vez realizam-se em todo o País eleições para governador e presidente de República, agora em segundo turno. Os candidatos à Presidência da República são: José Serra (PSDB), vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB); e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vice: José de Alencar Gomes da Silva (PL); os candidatos ao Governo do Estado são: José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT) vice: Mariano Araújo Freitas (PCdoB); e Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB), vice: Francisco de Queirós Maia Junior (PSDB). Divulgados, pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, os resultados para a Presidência da República, sendo eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o vice: José Alencar Gomes da Silva (PL) que obtêm 52.720.308 votos (61,3%); sobre José Serra (PSDB), com a vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB), que obtiveram 33.300.831 (38,7%).  Divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE, os resultados das Eleições no Ceará. Para o Governo do Estado, vence Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB) com o vice: Francisco de Queirós Maia Junior (PSDB) que obtêm 1.765.726 votos (50,04%); enquanto José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT) com o vice: Mariano Araújo Freitas (PCdoB) ficam com 1.762.679 (49,96%); Somente para ilustrar, no Ceará Luiz Inácio Lula da Silva com o vice José Alencar Gomes da Silva obtiveram 2.497.143 votos contra 981.609 votos dos opositores José Serra (PSDB), com a vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB). Na Região Metropolitana de Fortaleza a votação teve os resultados: para presidente da República, Lula e José Alencar obtiveram 1.179.518 votos contra 174.225 votos dos opositores José Serra e Rita Camata; para o Governo do Estado Lúcio Alcântara e o vice: Maia Junior obtiveram 514.678 votos enquanto José Aírton com o vice Mariano Freitas obtiveram 860.395 votos. Especificamente em Fortaleza, Lula obteve 898.733 votos contra 118.846 de Serra; e Lúcio obteve apenas 374.175 votos contra 660.476 de José Aírton.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde