Há 40 anos vice-presidente Aureliano Chaves visitava Fortaleza


Confira o 29 de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1847 - Sai o último número do jornal “O Íris Cearense”, editado duas vezes por semana por João Cordeiro cônego Antônio Pinto de Mendonça, Manuel Soares Bezerra, e Manuel José de Albuquerque.
  • 1890 - Todas as ruas e avenidas de Fortaleza, por resolução do Conselho da Intendência Municipal, passam a ter números no lugar de nomes, modismo que durou alguns meses. Por exemplo: a Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) passou a ser a Rua Nº 1; o Boulevard Duque de Caxias, Travessa Nº 1. No dia 29 de abril de 1891, as ruas voltam aos seus primitivos nomes. Assim como as ruas, as praças também tiveram seus nomes alterados. Parece que o intuito era retirar todos os nomes próprios de todos os logradouros públicos. Para exemplificar damos alguns nomes que foram trocados:
  1. Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) mudou para Rua Nº 1;
  2. Boulevard do Livramento (Avenida Duque de Caxias) Travessa Nº 1;
  3. Rua do Livramento (Clarindo de Queirós) Travessa Nº 2;
  4. Rua do Major Facundo (Major Facundo) Rua Nº 3;
  5. Rua da Cadeia (General Sampaio) Rua Nº 4;
  6. Rua da Boa Vista (Floriano Peixoto) Rua Nº 5;
  7. Rua São Bernardo (Pedro Pereira) Travessa Nº 5;
  8. Rua do Quartel (Rua Coronel Bezerril) Rua Nº 5-A,
  9. Rua da Alfândega (Dragão do Mar) Travessa Nº 5-B;
  10. Rua do Cajueiro (Pedro Borges) Travessa Nº 7-B;
  11. Rua Sena Madureira (Conde D’Eu) Rua Nº 7-C
  12. Rua da Lagoinha (Av. Tristão Gonçalves) Rua Nº 8;
  13. Rua dos Coelhos (Domingos Olímpio) Travessa Nº 8;
  14. Rua Municipal (Guilherme Rocha) Travessa Nº 9;
  15. Rua da Assembleia (São Paulo) Travessa Nº 11;
  16. Rua do Sol (Costa Barros) Travessa Nº 11-A;
  17. Boulevard Visconde do Rio Branco Rua Nº 13-A;
  18. Rua das Flores (Castro e Silva) Travessa Nº 15;
  19. Rua da Ponte (Rufino de Alencar) Travessa Nº 15-B;
  20. Rua da Cruz (Conselheiro Tristão) Rua Nº 16;
  21. Rua da Misericórdia (João Moreira) Travessa Nº 17; Etc.
  22. Na mesma lei que mudou os nomes das ruas para números, houve mudanças nos nomes das praças, como pode ser visto abaixo:
  23. Praça Barão de Ibiapaba mudou para Praça do Asilo;
  24. Praça Caio Prado, Praça da Sé;
  25. Praça Comendador Coelho (da Polícia Militar), Praça 24 de Maio;
  26. Praça Coronel Teodorico (Lagoinha), Praça 16 de Novembro;
  27. Praça do Coração de Jesus, Praça da Liberdade;
  28. Praça do Senador Figueira de Melo, Praça dos Educandos;
  29. Praça Nossa Senhora do Livramento (Carmo), Praça do Livramento;
  30. Praça Pedro II (do Ferreira), Praça Municipal;
  31. Praça Senador Fernandes Vieira (do Liceu), Praça 14 de Março;
  32. Praça Senador Machado (Cristo Redentor), Praça da Conceição;
  33. Praça Senador Paula Pessoa (São Sebastião), Praça 25 de Março;
  34. Mas, assim como as ruas numeradas, os velhos nomes voltaram.
  • 1905 - Fundada, em Fortaleza, a sociedade Cearense Foot-Ball Club, primeiro clube de futebol.
  • 1905 - Publicado em Fortaleza o Eco Artístico, jornal redatoriado por João Ramalho e de propriedade de José Bezerra de Menezes.
  • 1911 - Morre, no Rio de Janeiro, com a idade de 63 anos, o bacharel e intelectual, ex-deputado, Tristão de Alencar Araripe Júnior, cearense de Fortaleza onde nascera em 27 de junho de 1848. Era membro da Academia Brasileira de Letras-ABL e do Instituto Histórico Brasileiro. Hoje é nome de Rua no Cambeba.
  • 1914 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia do Estado, o político paraibano José de Borba Vasconcelos, jornalista e advogado.
  • 1920 - Surge a Academia dos Novos, sob a presidência de Aristóteles Bezerra; já havia surgido outra agremiação com o mesmo nome em abril, que tinha Rubens Falcão como presidente e que depois mudaria o nome para Academia Polymáthica.
  • 1928 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 67 anos de idade, o coronel Marcos Franco Rabelo, ex-presidente do Estado. Foi nome de rua em Fortaleza até a abertura da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste). Era cearense de Fortaleza onde nascera em 25 de abril de 1861.
  • 1934 - Pernoita em Fortaleza, vindo de avião, o ex-campeão mundial de box Primo Carnera, hospedando-se no Excelsior Hotel.
  • 1945 - Cai o governo de Getúlio Vargas deposto pelas classes armadas, causando enorme tensão popular em Fortaleza. Após o final da 2ª Guerra Mundial, nada justificava a existência de governos totalitários. Assume a chefia do Governo Nacional o cearense de Guaramiranga, ministro do Supremo Tribunal Federal José Linhares.
  • 1947 - O Decreto Municipal 816 desapropria o Palacete Iracema, prédio sede do Clube Iracema, na Rua General Bezerril, 751, na Praça dos Voluntários, para a partir daí ser a sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje abriga a Secretaria de Finanças-Sefin da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF.
  • 1948 - São inauguradas as instalações do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Empregados em Transporte de Cargas-IAPETC, no Edifício Jangada, Rua Major Facundo, 253, esquina com Rua Senador Alencar.
  • 1956 - O jornal Gazeta de Notícias é adquirido pela Rádio Uirapuru, passando a ser dirigido por José Pessoa de Araújo.
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, vítima de colapso cardíaco, aos 68 anos de idade, o médico João Otávio Lobo, professor que ministrava medicina legal na Faculdade de Direito e na Faculdade de Farmácia e Odontologia. Ex-deputado estadual e federal, ex-secretário do Interior e Justiça, exerceu interinamente a Interventoria do Estado. Era cearense de Santa Quitéria, onde nascera a quatro de novembro de 1892 e foi presidente da Assembleia Legislativa em 1930. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1968 - Morre o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel PM Francisco das Chagas Nogueira Caminha, que exerceu também o cargo de comandante da Polícia Militar. Era natural de Icó, onde nasceu em 10 de janeioro de 1903.
  • 1970 - Instalado o Batalhão Policial do Trânsito-Bptran, pela Lei 9.414, após a extinção da Guarda Civil, sediado em prédio na Rua Antônio Pompeu, 750. Seu primeiro comandante foi o major Ziraldo Rodrigues.
  • 1971 - Em festa literária é instalada no auditório da Academia Cearense de Letras, a Academia de Letras dos Novos do Ceará, composta de 20 Cadeiras. Falou na ocasião o acadêmico Luís Ribeiro, ocupante da Cadeira 1, que tem como patrono o poeta Antônio Filgueiras Lima e paraninfo, o romancista Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho). As demais cadeiras são ocupadas pelos jovens Antônio Carneiro Portela, J. M. de Carvalho, Cartaxo Filho, L. C. de Alcântara, Marmoraujo Fonteles Mota Araújo, Messias Santos, Aurila Araújo, Pedro Rodrigues, Mário Ferreira Gomes, João Calixto, Josênio Parente, Fátima Dourado, Gênova de Castro, Alberto Cintra, Josélia Cavalcante, Iêda Capibaribe, Gilberto Norões e Rosmir Ramos.
  • 1971 - Chega a Fortaleza, para apresentações, no Ginásio Coberto Paulo Sarasate, o cantor Jerry Adriani, ídolo da Juventude Brasileira.
  • 1971 - Com festa no Náutico, Angelita Saraiva César é eleita Rainha do Caju, recebendo a faixa da mão do cantor e compositor Juca Chaves que se encontrava em Fortaleza para apresentações.
  • 1972 - Em festa, no Clube de Regatas Barra do Ceará, a senhorita Lúcia de Fátima Nogueira, 15 anos, 1m70cm de altura, é escolhida A Mais Bela Cenecista do Ceará - 1972, representando o distrito de Milhã, município de Solonópole. Cursa a 5ª série do 1º Grau no Centro Educacional José de Alencar.
  • 1972 - O deputado Raimundo Gomes da Silva assume o cargo de Conselheiro de Contas do Município, vago com a aposentadoria de Orlando Falcão.
  • 1973 - Com a comissão julgadora presidida pelo superintendente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, professor Felipe Tiago Gomes, foi eleita, no Clube de Regatas Barra do Ceará, A Mais Bela Cenecista do Ceará, Maria das Graças Bezerra Lima, aluna do Centro Educacional Júlia Jorge, onde cursa o 1º ano do 2º Grau.
  • 1974 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho inaugura a Escola Integrada Hilberto Silva, a primeira unidade satélite da Funefor, na Avenida Presidente Castelo Branco, 2973, no Pirambu, com a presença do governador César Cals.
  • 1974 - Chega a Fortaleza o escritor cearense radicado no Rio de Janeiro Herman de Castro Lima, autor de Tigipió, para assistir o casamento de sua sobrinha Maria Cláudia.
  • 1976 - Abre-se, às 18 horas, o IX Salão dos Novos, na Galeria Antônio Bandeira, promoção do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Município.
  • 1978 - A Miss Funcionária Pública do Ceará, senhorita Maria Giseuda do Carmo Silva, é eleita, em São Paulo, Miss Funcionária Pública do Brasil. Giseuda era recepcionista do Serviço Médico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT.
  • 1980 - Chega em Fortaleza o vice-presidente da República, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça (foto), que veio ver o Projeto de Biomassas da UFC e outras pesquisas de aproveitamento de outras fontes energéticas.
  • 1989 - Morre, às 13 horas, em Fortaleza, vítima de Câncer da Próstata, aos 66 anos de idade, o tenente José Francisco Cadete, 'Dedé Cadete', herói da 2ª Guerra Mundial, e fundador da Associação Nacional dos Veteranos da FEB- ANVFEB-Seção Regional do Ceará, hoje nome de praça no Montese, onde existe um busto seu, como os demais, todo grafitado. Seu corpo é velado na ANVFEB sendo levado no dia seguinte para o Cemitério de Cascavel onde é sepultado. Nascera a seis de julho de 1922, em Cascavel.
  • 2000 - Realizam-se eleições para prefeito de Fortaleza-2º Turno - onde disputam os candidatos Inácio Arruda (PCdoB) e Juraci Vieira Magalhães (PMDB), vencendo este segundo que já é prefeito disputando a reeleição.
  • 2001 - O pesquisador cearense Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) participa de mais um Encontro de Pesquisadores da Música Popular Brasileira, promovido pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e sob os auspícios da Associação Brasileira de Pesquisadores da Música Popular, realizado no Rio de Janeiro no auditório da UERJ no período 29 de outubro e dois de novembro de 2001.
  • 2003 - A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) homenageia com a Medalha Risoleta Neves, a presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Vidal Queiroz. A comenda foi instituída em 1985, justamente com o objetivo de homenagear a mulher brasileira de destaque, sendo entregue, até hoje, somente à própria dona Risoleta Neves, viúva do saudoso presidente Tancredo Neves, falecida em setembro passado. O requerimento foi de autoria dos deputados Gomes Farias, líder do Partido Social Democrata Cristão-PSDC e Marcos Cals, presidente da Assembleia; subscrito pelos deputados Gony Arruda, Gislayne Landim e Meire Costa Lima.
  • 2006 - Acontece o Segundo Turno das eleições. Eleitores vão novamente às urnas para a escolha do presidente da República, restando apenas dois candidatos: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alkmin (PSDB). No mesmo dia sai o resultado das eleições: Luiz Inácio Lula da Silva obtém 60,83% dos votos válidos, reelegendo-se.
  • 2014 - Inaugurado em Fortaleza o Shopping Rio Mar Fortaleza, com 94 mil metros quadrados, o empreendimento está localizando em uma área de 114 mil metros quadrados. Além das 385 lojas, o mix será composto por 11 restaurantes, Cinema com 12 salas, diversões eletrônicas, boliche, uma academia de ginástica, a R2, teatro com capacidade para 900 pessoas e praça de alimentação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto