Natal de Luz 2019 troca pets por mudas de plantas

O Ceará Natal de Luz traz mais uma vez, além de uma vasta programação artístico-cultural, um compromisso com o meio ambiente. Até esta segunda-feira (23) quem for à Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza (foto Falcão Júnior), poderá trocar garrafas plásticas por mudas frutíferas, ornamentais e medicinais. A meta é distribuir 100 mil plantas somente neste ano, batendo a marca de 1,5 milhão de mudas distribuídas ao longo de toda a história da ação ambiental.





A iniciativa que existe desde 2007 está em consonância com os anseios da sociedade de preservação do planeta. Além de retirar e reciclar as garrafas que seriam jogadas no meio ambiente, a ação do Ceará Natal de Luz contribui para o reflorestamento.
“Temos uma parceria com a Seuma (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza), doamos 24 mil mudas a eles, que repassam à população e se encarregam de tomar nota para onde vai cada exemplar, fazem uma ficha do destinatário, tudo organizado. Já as garrafas recolhidas são doadas à Enel e revertidas em créditos de energia para a Associação Nossa Casa Mãe África, que cuida do Coral da Luz, é uma relação onde todos ganham”, esclarece Assis Cavalcante, coordenador geral do Ceará Natal de Luz e presidente da CDL de Fortaleza.
Assis Cavalcante pontua que o Natal, uma festa tão popular e aguardada no calendário da cidade, é o momento para impulsionar transformações. “Nossa contribuição é para a construção de um ciclo de aprendizado para essa nova geração. O meio ambiente precisa de ações no presente”, ressalta.
Troca de mudas - O posto de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais funciona na Praça do Ferreira até esta segunda (23) às 19 horas.
Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de dois litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500 mililitros. Entre as espécies disponibilizadas estão caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí, ipê e cidreira.
Livro dos Recordes - Vale acrescentar que, em 2008, um ano após o lançamento da ação ambiental, o Ceará Natal de Luz foi devidamente registrado no Guinness Book, o icônico Livro dos Recordes. Foram plantadas 65 mil mudas em apenas 23 minutos e 30 segundos. A marca recordista anterior pertencia às cidades de Itu e Piracicaba, ambas no interior paulista, com 30 e 50 mil mudas, respectivamente.
Parceiros - O XXIII Ceará Natal de Luz é realizado pela CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sistema Verdes Mares, do Grupo Edson Queiroz, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota, do Jardins Open Mall e Agência Fortaleza de Notícias (AFN).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim