Pular para o conteúdo principal

Plano de Inovação Educacional implanta 30 novas salas Google for Education

Nesta sexta-feira (27), na Escola de Tempo Integral Maria Odete da Silva, o prefeito Roberto Cláudio (fotos Thiago Gaspar)lançou o Plano de Inovação Educacional. Na ocasião, o Gestor anunciou a implantação de 30 novas Salas de Inovação do laboratório experimental, em parceria com o Google for Education. A iniciativa irá beneficiar mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino com acesso a novas formas de Educação Digital.
“Hoje, 30 salas de escolas de Fortaleza estão recebendo, o que na verdade, é um laboratório de inovação educacional. Além de um conjunto de softwares, tecnologias e conteúdos, há também o estímulo para que nossa meninada se aproxime do empreendedorismo e do desenvolvimento de inovações digitais. Na prática, é colocar a tecnologia que, muitas vezes acaba competindo com a escola, como um instrumento de aprendizagem”, afirmou Roberto Cláudio.
Voltadas para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, as Salas de Inovação têm o intuito de potencializar o aprendizado dos alunos da Rede, proporcionando acesso às novidades tecnológicas, incentivando a criatividade, inovação e protagonismo estudantil. Por meio disso, os estudantes poderão desenvolver pesquisas, produção e exibição de vídeos, confecção de protótipos, objetos e simulações com recursos tecnológicos. Os espaços possuem um ambiente agradável e acolhedor e contam com equipamentos novos e completos, como  chromebooks.


Mari Granjeiro, professora de História do 9º ano da escola Maria Odete da Silva, comentou sobre as expectativas para a novidade. “A sala vai permitir trazer a tecnologia à escola. Eles já vivenciam o digital no cotidiano, sempre estão com o smartphone e nos computadores. Quando trazemos a tecnologia para a sala de aula como ferramenta pedagógica, a aula se transforma. Vislumbro, além de atividade avaliativa, objetos de aprendizado com gifs, memes, jogos, tarefas com gameficação, aproximando-se do jovem que vive no mundo digital”, completou.
Para o aluno Luiz Felipe Martins, de 16 anos, as Salas de Inovação facilitarão no aprendizado. “Vai melhorar muito porque o método tradicional a gente acha monótono. Com aulas no computador nos motivamos mais. É algo novo e, por isso, vai dar mais gosto estudar. Vamos estar conectados no mundo virtual, algo que gostamos de fazer. As aulas vão poder ser mais didáticas e ter isso na escola é estimulante”, disse.
A iniciativa se configura como uma ação das metas previstas no Planejamento Estratégico Fortaleza 2040 e no Plano Municipal de Educação (2015-2025), que engloba os eixos da educação, cultura, inovação, patrimônio, ciência e tecnologia. O Plano de Inovação Educacional, dessa forma, tem como objetivo desenvolver práticas educacionais com o uso de tecnologias digitais e metodologias pedagógicas diferenciadas para o desenvolvimento curricular.

Luiz Felipe Martins: salas de Inovação facilitarão no aprendizado

Dalila Saldanha, secretária da Educação de Fortaleza, anunciou que a expectativa é ampliar o número de salas do tipo na Rede Municipal de Ensino. “Estamos aqui para nos conectar, levando nossos alunos a voos muito mais altos e os preparando para um Ensino Médio que exige criatividade, inovação, autodisciplina, mas principalmente a pensarem uma sociedade e um mundo melhor. As expectativas são as melhores e, até o final de 2020, a gente deseja implantar pelo menos 70 novas salas dessas”, comentou.
Além das Salas de Inovação, os projetos também incluem a criação de contas Google para os alunos, educadores e gestores, com espaço de armazenamento em nuvem ilimitado. Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e o Google, foram criadas mais de 14 mil contas para os profissionais usufruírem de todos os recursos. “O que estamos fazendo nessa parceria é trazer o que o Google tem de melhor de tecnologia para a sala de aula. Empoderando professores e alunos para desenvolver pensamento criativo, projeto de empreendedorismo e inovação, isso planejado e acoplado ao currículo. Preparando-os para sonhar mais alto, construir carreiras de sucesso para que possam trabalhar em qualquer lugar do Brasil e de mundo, completa o diretor do Google for Education no Brasil, Alexandre Campos.
Em 2017, Fortaleza foi a primeira capital do Brasil a receber a primeira sala do projeto, com implantação do laboratório na Escola de Tempo Integral Nossa Senhora de Fátima, no bairro Floresta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...