Adeus a Haroldo Serra


Informa o produtor cultural Augusto Abreu a morte aos 84 anos de idade do teatrólogo Haroldo Serra (fotos Facebook) neste domingo (16). 

O filho de Haroldo, Hirildo destaca a obra do pai:
"Partiu o Mestre Maior do Teatro Cearense. Agora vai atuar no palco celestial, as nuvens serão as cortinas e as estrelas os refletores. Lutou até o último segundo como fez sempre só longo dos seus bem vividos 84 anos, mas seu coração não era de pedra. Durante incansáveis 67 anos viveu centenas de personagens e foi aplaudido por milhares de espectadores nos mais diferentes palcos do mundo. Entendemos que o teatro é vida, pulsante por isso seu corpo não será velado em nenhum teatro. Sua lembrança dos palcos será sempre dos seus personagens. No palco daremos prosseguimento a vida da Comédia Cearense. Assim sendo seu velório acontecerá no Parque da Paz neste domingo (16) a partir das 10 da manhã. Missa de corpo presente as 15 horas. Sepultamento as 15h30. Não haverá uma missa formal de sétimo dia. Compartilhem essa informação e muito grato de coração o apoio de todos. Mestre Haroldo disse " Quando eu morrer, não ponham uma laje fria sobre o meu túmulo, eu prefiro sentir calor! Quando eu morrer, quero que cantem uma bela canção de amor. Quando eu morrer, quero escrito no meu Epitáfio: "Aqui jaz um homem que foi muito feliz".
Eis uma crônica de homenagem de Carolina Geraldo para Haroldo Serra:
"Hoje é aniversário do mestre tão querido com quem eu aprendi tanto..
Eu tinha um sonho: fazer uma participaçãozinha em algum espetáculo dele.
Certo dia (em um dia bem complicado da minha vida.. E aí vemos, mais uma vez, como Deus é bom), recebo uma ligação do Hiroldo Serra dizendo: “papai tá querendo falar contigo.. parece uma criança de tão ansioso”. Já era tarde.. Então tive que esperar até o outro dia, mas só a Isabel Cristina e a Priscila Praça sabem como eu quase não parava de falar (o que é raro 😂) de tão ansiosa que eu estava.. E aí eram duas crianças ansiosas esperando para se falar. Hehe. No outro dia, meio dia em ponto (como havia sido orientada pelo Hiroldo), liguei para o mestre! Do lado de lá, ele já foi dizendo: quer ser minha protagonista? Travei, flutuei, já estava chegando no plano espiritual, voltei à matéria e disse altamente eufórica: Claro! Quando começamos? Ele: Amanhã!
E, a partir daquele amanhã, eu tive certeza mais uma vez que, se sonharmos muito forte, com muita fé e formos construindo a estrada que leva ao sonho, ele chega sim! Ah, chega!
Foram dois espetáculos como sua protagonista.. Duas indicações ao Prêmio de Atriz do Ano, uma premiação e muito, mas muuuuito aprendizado. O aniversário é seu, mas todos nós é que ganhamos o presente, Mestre! Deus te abençoe sempre!".
BIOGRAFIA - Haroldo Serra natural de Tamboril tinha 67 anos de Teatro. Foi fundador do Comédia Cearense, berço de grandes e importantes talentos das artes cênicas brasileiras. Foi ator de novelas globais e fez muito pelo Teatro Brasileiro. Foi advogado e aposentou-se pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A TV Assembleia fez um documentário sobre Haroldo Serra: "O documentário é um passeio pela sua história de vida, a paixão pelas artes cênicas, as ousadias e batalhas para fortalecer o teatro cearense. Com depoimentos de grandes artistas como Aderbal Freire Filho, Emiliano Queiroz, Claudio Jaborandy, Larissa Góes, Lucio Leonn, Fernanda Quinderé, além dos filhos que dão continuidade ao seu trabalho, Hiroldo Sera e Haroldo Junior, e sua esposa, a atriz Hiramisa Serra", destaca o produtor Vinicius Augusto Bozzo.
Bozzo ressalta que Haroldo Serra até os últimos dias de sua vida dirigia os trabalhos do Comédia Cearense. "Nossa equipe registrou momentos de Haroldo na direção de espetáculos e conversou com ele sobre seu amor pelos palcos e sobre o respeito com autores e com o público do teatro", comenta Bozzo.
A TV O Povo produziu documentário sobre Haroldo Serra:
https://youtu.be/ulh9dfpE7Yw

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim