Sinditaxi participa do Selo Amigo da Criança


O Selo Amigo da Criança e do Adolescente foi lançado pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), em solenidade no Centro Cultural Belchior. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade civil organizada e suas entidades públicas e privadas em torno do combate a exploração sexual de crianças e adolescente na capital. O momento contou com o apoio do poder público municipal, órgãos de proteção à criança e ao adolescente, do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi) e entidades do setor empresarial de Fortaleza. 
O presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT), na apresentação do Selo, destacou o compromisso do Legislativo Municipal e dos 43 vereadores na aprovação da Resolução nº 1.659/2019, reforçando o trabalho de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. No ato, Antônio Henrique ressaltou a atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada em 2011, para averiguar a situação de Fortaleza em relação a temática. 
O presidente evidenciou que o Relatório apresentado pela CPI da Exploração Sexual de Crianças (CPI) identificou 74 pontos de incidência do crime na capital, frisando a importância do engajamento da sociedade na luta diária contra o abuso de crianças e adolescente e na atuação efetiva dos vereadores na causa. “No momento em que tratamos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Câmara instituiu o Selo. Conversando com os vereadores e com as entidades vimos que esta luta não é apenas do poder público, mas sim, da sociedade como um todo. Abraçamos uma causa nobre e que precisa do engajamento de todos”, evidenciou Antônio Henrique. 
O presidente do Sinditaxi Ceará, Francisco Moura, destacou o papel do taxista na ação promovida pela Casa Legislativa. "O taxista, muitas vezes, é a primeira pessoa que recepciona o turista que vem do Brasil e do exterior à Fortaleza. O profissional pode indicar locais que possuem o selo, mas também denunciar qualquer tipo de ilicitude contra crianças e adolescentes. Estamos de mãos dadas nesta campanha em prol da infância e da juventude", disse Moura.
A solenidade foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação entre a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e o Legislativo Municipal, contando com o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretaria Municipal de Saúde, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação de Lojistas e Líderes Femininas (Alfe) e a Unicef.
Para denunciar qualquer tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes, é só ligar para o disque 100, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de telefone fixo ou celular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto