Começam aulas das novas turmas do Projeto Prosseguir


No começo do mês de maio iniciaram as aulas das novas turmas do Prosseguir, cursinho Pré-Vestibular do Instituto Nordeste Cidadania (INEC) voltado para jovens e adultos de comunidades urbanas e rurais. As aulas inaugurais já aconteceram nos municípios de Solonópole, Meruoca, Caucaia e Milagres, em dois de maio, e nos municípios de Jaguaretama, Itapiúna, Palhano e no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, as aulas começaram no último dia seis.
As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, das 19 às 22 horas, e seguem até novembro. Além das aulas, o Prosseguir oferece grupos de estudos dirigidos durante a semana e aos sábados. Como contrapartida, os participantes realizam atividades sociais em suas comunidades. Para esse ano, as parcerias para realização do projeto serão firmadas nos municípios de Caucaia, Milagres, Jaguaretama, Fortaleza, São José de Solonópole, Palhano, Itapiúna e Meruoca.
Em 2018, o Prosseguir aprovou 93 alunos em instituições de ensino superior, beneficiando 11 cidades, com um total de 320 jovens e adultos que concluíram o projeto. Em 2018, foram 206 grupos de estudo e 57 atividades comunitárias. Desde o início do projeto, em 2003, já são 762 jovens aprovados, 105 turmas realizadas e 3.398 participantes.
O Prosseguir é uma iniciativa que reforça a missão do Inec de contribuir para a inclusão e o para desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas, potencializando a força coletiva, promovendo a cidadania e o respeito à vida. “Essas pessoas, em grande parte, ao concluir o Ensino Médio, ficam sem alternativa de continuar seus estudos. Com o projeto, eles passaram a ter uma nova oportunidade, seja por meio da preparação para o Enem e/ou vestibulares ou para prestação de concursos públicos”, conta o diretor presidente do Instituto Nordeste Cidadania, Stélio Gama.
Sobre o Projeto Prosseguir - O Projeto Prosseguir existe desde 2003 e é uma iniciativa do INEC que oferece cursos preparatórios de pré-vestibular dando oportunidade aos jovens que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio em instituições da rede pública de educação e que sejam de famílias com baixa renda. Esse projeto tem como intuito contribuir para o ingresso dos alunos em instituições de Ensino Superior e/ou no mercado de trabalho.
Sobre o INEC - O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
O Inec, que completará 26 anos em 2019, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

Futricas Fortalezenses