Pular para o conteúdo principal

Começam aulas das novas turmas do Projeto Prosseguir


No começo do mês de maio iniciaram as aulas das novas turmas do Prosseguir, cursinho Pré-Vestibular do Instituto Nordeste Cidadania (INEC) voltado para jovens e adultos de comunidades urbanas e rurais. As aulas inaugurais já aconteceram nos municípios de Solonópole, Meruoca, Caucaia e Milagres, em dois de maio, e nos municípios de Jaguaretama, Itapiúna, Palhano e no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, as aulas começaram no último dia seis.
As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, das 19 às 22 horas, e seguem até novembro. Além das aulas, o Prosseguir oferece grupos de estudos dirigidos durante a semana e aos sábados. Como contrapartida, os participantes realizam atividades sociais em suas comunidades. Para esse ano, as parcerias para realização do projeto serão firmadas nos municípios de Caucaia, Milagres, Jaguaretama, Fortaleza, São José de Solonópole, Palhano, Itapiúna e Meruoca.
Em 2018, o Prosseguir aprovou 93 alunos em instituições de ensino superior, beneficiando 11 cidades, com um total de 320 jovens e adultos que concluíram o projeto. Em 2018, foram 206 grupos de estudo e 57 atividades comunitárias. Desde o início do projeto, em 2003, já são 762 jovens aprovados, 105 turmas realizadas e 3.398 participantes.
O Prosseguir é uma iniciativa que reforça a missão do Inec de contribuir para a inclusão e o para desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas, potencializando a força coletiva, promovendo a cidadania e o respeito à vida. “Essas pessoas, em grande parte, ao concluir o Ensino Médio, ficam sem alternativa de continuar seus estudos. Com o projeto, eles passaram a ter uma nova oportunidade, seja por meio da preparação para o Enem e/ou vestibulares ou para prestação de concursos públicos”, conta o diretor presidente do Instituto Nordeste Cidadania, Stélio Gama.
Sobre o Projeto Prosseguir - O Projeto Prosseguir existe desde 2003 e é uma iniciativa do INEC que oferece cursos preparatórios de pré-vestibular dando oportunidade aos jovens que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio em instituições da rede pública de educação e que sejam de famílias com baixa renda. Esse projeto tem como intuito contribuir para o ingresso dos alunos em instituições de Ensino Superior e/ou no mercado de trabalho.
Sobre o INEC - O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
O Inec, que completará 26 anos em 2019, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...