Pular para o conteúdo principal

Cachorrinha faz estátua viva com tutor e é sucesso em Fortaleza

Yorge Luís Ruiz, artista de rua e imigrante venezuelano que trabalha como estátua viva em Fortaleza, Ceará, com sua cachorrinha.

Reportagem de Ludimila Hororato no caderno EMais de O Estadão destaca que 'uma cachorrinha artista que trabalha como estátua viva junto com o tutor, em Fortaleza, Ceará, chamou a atenção das pessoas nas redes sociais neste fim de semana. O imigrante venezuelano Yorge Luís Ruiz, que já fazia esse trabalho em seu país de origem, passou a trabalhar com a cachorrinha artista depois que chegou ao Brasil.
Ruiz é artista de rua há seis anos e há quatro está no País. Ele conta que, na Venezuela, era mais difícil exercer o ofício porque era "perturbado" e, às vezes, a polícia tentava tirar-lhe o dinheiro que ganhava. Em uma série de vídeos publicados nos stories do Instagram, ele deu mais detalhes sobre como chegou a Fortaleza com a esposa e uma cachorrinha — hoje ele tem mais uma e um gato —, agradeceu o carinho dos fãs e mandou um recado para quem faz comentários negativos sobre a participação da cadela.
A repercussão do trabalho do artista parece ter começado com a publicação de um vídeo no Twitter. "Gente, e esse dog que se finge de estátua junto com o dono, meu Deus", comentou o perfil @kaliel ao divulgar as imagens.
Até a publicação desta reportagem, o tuíte tinha mais de 85,3 mil retuítes e quase 250 mil curtidas. "Nós agradecemos muito vocês, agradecemos a cada dia o povo brasileiro por gostar do nosso trabalho, dessa cachorrinha. A gente fica sem palavras com todos os comentários que estou recebendo agora", disse Ruiz nos stories do Instagram neste sábado (18).
Em meio aos elogios e carinho, o artista também recebeu comentários negativos que afirmavam que a cachorrinha estava sofrendo maus-tratos ou sendo dopada para fazer esse tipo de trabalho. A ex-BBB Hana Khalil, que participou do Big Brother Brasil 19, foi quem se destacou no Twiiter ao levantar essa hipótese.
"Sempre que vocês virem um animal fazendo algo surreal e performático, saiba [sic] que existe 100% de chance dele ter sofrido maus-tratos e abusos psicológicos, passado fome ou sido dopado. Animais não são atores ou objetos de entretenimento", escreveu ela ao compartilhar o vídeo do artista.
Ruiz conta que, desde que chegou ao Brasil, ouve esses comentários negativos. Ele relatou que, no primeiro dia em Fortaleza, quando foi fazer seu trabalho, uma mulher que se identificou como representante da defesa animal quis levar a cachorrinha embora e proferiu frases xenófobas. Com o apoio da população e da polícia, ele permaneceu com a cadela.
Para fazer com que o animal fique paradinho junto com ele, e se mexa apenas quando alguém se aproxima ou faz uma doação financeira, dá um prêmio de recompensa para ela. "Ela sabe que ficando comigo tranquila vai ganhar todo o prêmio."
Sobre as "palavras ruins" que ouve ou recebe por mensagens, Ruiz afirma não prestar muito atenção nelas. "Tudo o que a gente faz é com amor. Sei que tem muitas pessoas ruins, com mau energia, falando coisa ruim, mas peço para essas pessoas que olhem nosso Instagram e olhem como minha cachorrinha está sendo bem cuidada. Tenho ela, uma gatinha, outra cachorrinha e tudo o que a gente faz com ela e com muito amor. Não pensem alguma coisa ruim de nós", disse o venezuelano.
O imigrante diz que só começou a levar a cachorrinha para atuar como estátua viva com ele porque "não tinha como deixar ela [sic] sozinha em casa". "Comecei a levar ela [sic] sempre, desde pequena, e ela se acostumou", conta".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...