Pular para o conteúdo principal

Sindicato dos Médicos denuncia toque de recolher em Posto de Saúde do Quintino Cunha



O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu, na noite dessa quarta-feira (12), denúncias graves relacionadas a mais um caso de violência em Fortaleza. O Posto de Saúde George Benevides de Medeiros, no Quintino Cunha, está sob toque de recolher devido à guerra entre facções rivais que dominam a área. A unidade, que funciona até às 19 horas, está sendo obrigada a encerrar as atividades às 17 horas. Profissionais e pacientes sofrem com a insegurança constante no local, tendo em vista que o posto de saúde não conta com equipe de segurança, possuindo apenas um porteiro.
Em novembro deste ano, após paralisações dos médicos da Atenção Básica, solicitando segurança nos postos de Saúde, a Prefeitura não atendeu aos apelos do Sindicato para que as equipes de segurança retornassem às unidades. Durante a reunião, o prefeito propôs que apenas 10 das 112 unidades de atenção básica fossem contempladas com segurança, sendo selecionadas, segundo ele, pelo critério do número de registros de ocorrências criminosas. Assim, 102 postos de saúde de Fortaleza seguiriam sem segurança, colocando em risco a vida de médicos, demais profissionais da Saúde e pacientes.
Diante de mais um caso grave de violência, o Sindicato questionou à Prefeitura, cuja resposta foi que “Todos os profissionais já foram evacuados. Estamos tomando as providências necessárias”.
A entidade envia, nesta quinta-feira (13), ofício ao secretário cearense de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, solicitando reunião para que sejam implementadas medidas urgentes a fim de garantir a preservação da vida de profissionais e pacientes. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza será novamente oficiada para que reveja a decisão de que apenas 10 postos contem com equipes de segurança e reanalise o horário de funcionamento das unidades.
Paralisações - Em setembro deste ano, médicos e profissionais da Atenção Básica de Fortaleza paralisaram as atividades nos postos de saúde e promoveram atos de protesto em frente ao Paço Municipal, à sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e à Câmara Municipal de Fortaleza. As mobilizações aconteceram em virtude da inércia da Prefeitura diante do Ofício n° 083/2018, enviado pelo Sindicato dos Médicos, em 20 de julho, no qual foram dispostas importantes pautas relacionadas, sobretudo, à insegurança nas unidades de saúde, locais de constantes atos de violência contra profissionais e pacientes.
Saúde precisa de segurança - A importante mobilização ganhou força à medida que a Prefeitura não apresentou proposta sobre a pauta de reivindicações da categoria, a despeito das inúmeras tentativas de negociação dos profissionais com a gestão, via atuação do Sindicato, por meio do diálogo propositivo, mobilizações e ações da Campanha Saúde Precisa de Segurança, cujo objetivo é alertar as autoridades e a sociedade sobre a insegurança de pacientes e médicos no exercício da profissão. Inclusive, ciente da gravidade da situação, o Sindicato solicitou, em julho de 2017, à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), a inclusão de unidades de saúde – com recorrentes casos de violência registrados – no Programa “Ceará Pacífico”.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...