Fortaleza sedia Olimpíada de Atendimento Pré-Hospitalar


Uma novidade no Ceará, a Olimpíada de APH será um certame educativo que premiará equipes atuantes em diversas provas de atendimento pré-hospitalar. Incluindo um Campeonato de RCP, o desafio de Resgate Veicular e disputas de Triagem de Múltiplas Vítimas com o "’Método Start". Podem se inscrever profissionais, educadores e estudantes da área da saúde formando equipes. Os times vitoriosos de dois, três e quatro integrantes ganharão prêmios especiais e certificado de 20 horas emitido pela V Jornada Científica da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar - COAPH-, organizadora do evento. 
A V Jornada Científica COAPH tem por principal objetivo ser um evento formativo, científico e acadêmico dirigido a profissionais, alunos e interessados no Ceará. Será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, com uma proposta multidisciplinar que tratará diferentes questões do atendimento pré-hospitalar, intra-hospitalar e da saúde como um todo, abordadas por renomados especialistas da área em nível nacional. A programação dos dias 13 e 14 acontecerá no Hotel Ponta Mar (Avenida Beira Mar, 2200), sendo que no último dia (15) ocorrerão as principais provas da Olimpíada de APH no Parque Adahil Barreto (Rua Virgílio Borba, 177).
A grade confirmada para a V Jornada Científica COAPH inclui palestras e talk-shows com importantes especialistas do atendimento hospitalar e da gestão no setor. Dentre eles, Júnia Sueoka, quem ministrará a conferência "Resgate e Transporte Aeromédico", no em 13 de dezembro, às 11 horas. A médica é integrante do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde de São Paulo, e é tida como um dos maiores nomes do atendimento emergencial brasileiro.
Outros palestrantes confirmados são Elias Leite, reconhecido autor, palestrante e CEO do Grupo Unimed, cujo livro "Líder de Resultado" virou leitura obrigatória para lideranças do setor corporativo local. O Dr. Ivan Paiva, médico especializado em resgate que já foi integrante da Equipe de Extração do Grande Prêmio da Fórmula 1, abordará o assunto "Trombolítico no APH - Os Impactos na Sobrevida"; e o Dr. Kitt Rôla, reconhecido médico e educador cearense que implantou o serviço SAMU Fortaleza e, atualmente, é Presidente da Regional Ceará da ABRAMURGEM e Diretor do Núcleo de Ensino e Capacitação da COAPH. 
Um dos palestrantes mais destacados será o professor Márcio Atalla, membro do programa "Bem Estar"da TV Globo, uma referência na área do preparo físico e o bem-estar no Brasil. No dia 14, às 11 horas, Atalla ministrará a palestra "Prevenção de Doenças Cardiovasculares", tema de grande importância para a vida contemporânea, por tratar-se de uma das maiores causas de óbito, mundialmente. 
Os produtores da COAPH manifestam que a quinta edição da Jornada Científica COAPH garantirá uma atualização e melhoria na formação dos profissionais, estudantes e interessados na área da saúde, através de ações dinâmicas com os nomes mais destacados do atendimento hospitalar e pré-hospitalar do Brasil. A Jornada também convoca à submissão de trabalhos científicos para serem apresentados durante o evento. 
Os participantes podem apresentar trabalhos acadêmicos em formato de Relato de Experiência/Intervenção e Pesquisa de Campo, para participar de uma premiação especial. Devem ser enviados resumos dos trabalhos para o e-mail nucleo.ensino@coap.com.br até 30 de novembro. Previamente ao envio dos resumos, os interessados devem primeiro ler o edital disponível no site: https://coaph.com.br/novo/v-jornada-cientifica-e-olimpiadas-de-aph/#programacao
PALESTRANTES 
DO CEARÁ
José Newton Lacerda Carneiro
Médico especialista, professor e Presidente da COAPH.
Albert Einstein Lima Arruda
Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, comandante do Núcleo de Resgate e Emergência Pré Hospitalar – NREPH. Oficial Engenheiro de Segurança Contra Incêndio e Pânico pela Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal, especialista em Administração Pública (UVA), em Políticas Públicas (Fametro) e em Gestão de Desastres (Unifor). Conta com especializações profissionais em Formação de Socorristas, Salvamento em Alturas, Salvamento Veicular e Atendimento Pré-Hospitalar Tático. Tem certificações em PHTLS pela Faculdade de Medicina da USP em BLS pela
Sociedade Brasileira de Cardiologia em São Paulo.
Érik Macêdo Caetano
Médico, educador e palestrante, Diretor Técnico da Nordeste Emergências, Cirurgião Geral e Pediátrico, especialista com pós-graduação lato sensu em transporte aeromédico pela Universidade Positivo (PR).
Juliana Freitas
Doutora e Mestre em Enfermagem pela UFC, Especialista em Urgência e Emergência pela UFSC/UNASUS e pela Escola de Saúde Pública. Formada em Enfermagem pela UFC. Enfermeira Assistencial do SAMU/Fortaleza 2012 a 2014; enfermeira Assistencial na Unidade de Pronto Atendimento do Canindezinho (de 2013 a 2015). Atualmente Juliana é docente da Universidade de Fortaleza UNIFOR na disciplina de Primeiros Socorros e Urgência e Emergência, bem como Professora Orientadora no Laboratório de Tecnologia em Enfermagem da UNIFOR.
Gisleno Magalhães Dias
Enfermeiro graduado pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009). Atualmente é enfermeiro intervencionista na Unimed Urgente. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Urgência e Emergência e possui experiência internacional.
Weiber Xavier
Médico especialista em Clínica Médica com certificado de atuação em Medicina de Urgência(SBCM) e em Medicina Intensiva(AMIB). Tem especialização em Medicina de Emergência MGH pela Harvard Medical School e atua como professor de Medicina na Unichristus.
Alan Breno Moura Pontes
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Ceará. Fez residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Geral César Cals (2013). Especialização em Gestão de Emergências Médicas em Saúde Pública - IEP - Hospital Sírio-Libanês . Atualmente é membro da Força Nacional do SUS, Cirurgião Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua, também, como Médico Interventor do SAMU FOR 192 pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. 
Cláudio Roberto Freire Azevedo
Médico e mestre em Gestão e Tecnologias e Inovação em Saúde. Cirurgião geral e laparoscópico e Instrutor do BLS (Basic Life Suport), atualmente é médico da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), onde coordena o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192 - Regional Fortaleza onde está em processo de implantação de Educação Permanente no serviço. Especialista em Processos Educacionais na Saúde, em Gestão da Atenção à Saúde e em Regulação no SUS , todos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), foi tutor dos cursos de especialização em Regulação em Saúde e Gestão de Emergência em Saúde Pública (2014), todos também do IEP/HSL. Chefiou a Central de Regulação das Internações e a Equipe de Auditoria, Avaliação e Controle da SMS, prestou assessoria na criação da Equipe de Controle e Avaliação de Leitos Hospitalares e UTI na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, e o Sistema Municipal de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.
DO BRASIL
Márcio Atalla (foto Divulgação)
Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP. Além de fazer parte do programa "Bem Estar"da TV Globo, Márcio Atalla ministra palestras em todo o país, levando informação séria de uma forma aprazível e clara sobre saúde e vida boa para as pessoas. Ele baseia suas exposições em pesquisas e estudos recentes que comprovam a real necessidade de se levar uma vida com mais qualidade. Todo ano, Márcio participa do programa "Fantástico", no segmento "Medida Certa". Em 2016, Márcio comandou o quadro "’Ideal pra você"’ desse mesmo programa, analisando os participantes para saber qual o melhor treino para cada um. A ideia é alinhar o treino ao tipo de composição corporal individual, que consequentemente provoca melhor performance nos treinamentos. E ainda lançou seu projeto mais audacioso: mudar uma cidade inteira, reduzindo custos com saúde e melhorando o estilo de vida de cerca de 50 mil habitantes. O educador divulga sua mensagem de que é possível evitar uma série de complicações que ocorrem devido ao estilo de vida que a maior parte das pessoas leva, no Brasil e no mundo. (Por entrevistas, ver "Atendimento à Imprensa" mais abaixo). 
Júnia Sueoka
Uma referência em temas do resgate e do atendimento pré-hospitalar de emergências, ela é médica formada na Universidade de Mogi das Cruzes, sendo que, atualmente, participa do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde de São Paulo, e médica da Faculdade de Medicina do ABC. Desempenha-se como professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes e na Faculdade de Medicina do ABC. Foi Coordenadora do Núcleo de PHTLS (Pre Hospital Trauma Life Support) e dirigiu o Núcleo Central do AMLS (Advanced Medical Life Support). Também foi Diretora dos Núcleos ATLS (Advanced Trauma Life Support - ACS), TCCC (Tactical Combat Casualty Care) e TECC (Tactical Emergency Casualty Care). Possui experiência na medicina com ênfase em cirurgia, Urgência e Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar. (Por entrevistas, ver "Atendimento à Imprensa" mais abaixo). 
Elias Leite
Médico, empresário, gestor e destacado palestrante em nível nacional, Elias é CEO do Grupo Unimed. Conta com um vasto leque de qualificações, dentre elas dois MBAs em “Gestão Empresarial" e em “Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria", bem como diversas certificações em Coaching e numerosos cursos em gestão e em desenvolvimento de pessoas. Recentemente lançou o livro "Líder de Resultado", que virou rapidamente um verdadeiro manual de gestão e de coordenação de equipes. 
Ivan Paiva
Um profissional especializado em resgate e urgências médicas, é graduado em medicina pela Fundação Bahiana de Medicina e Especialista em Cirurgia Geral pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Atuou como Coordenador Central do SAMU de Salvador e foi Consultor do Ministério da Saúde da Coordenação de Urgência e Emergência. É Mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e exerce a docência no curso de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs). Já participou da Equipe de Extração do Grande Prêmio de F1 e é Gerente Executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador até hoje.
Kitt Rôla
O doutor Cristiano Walter Morais Rôla Júnior, melhor conhecido como Kitt Rôla, é médico especializado em Ginecologia com mestrado em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará. Com mais de 32 anos de carreira, o médico é o atual Presidente da Regional Ceará da ABRAMURGEM – Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência. Como educador, destaca-se como professor de medicina da graduação e da pós-graduação da Unichristus na disciplina de Urgências médicas, sendo também instrutor dos cursos de ACLS, PHTLS, BLS, PALS. Atuou por longo tempo no SAMU Fortaleza e foi coordenador da UNIMED URGENTE. Atualmente, também dirige o Núcleo de Ensino e Capacitação da COAPH.
SOBRE A COAPH - Criada em 2009, a Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar -COAPH- tem o objetivo de apoiar os profissionais dessa particular área da saúde. A entidade tem por objetivo principal brindar assistência de qualidade e acessível, apoiando ao mesmo tempo os profissionais do atendimento pré-hospitalar e fortalecendo a área em nível local e nacional. A COAPH tem tido um crescimento exponencial nos seus primeiros anos de existência, sendo que hoje conta com 8 mil cooperados e 50 centrais de atendimento pelo Brasil. A V Jornada Científica é uma produção do Núcleo de Ensino da COAPH, espaço dedicado à qualificação do setor, através de diferentes propostas pedagógicas, dentre elas cursos, workshops, congressos e a Jornada Científica, que já qualificou mais de 1.000 pessoas em atendimento pré e intra hospitalar.
PROGRAMAÇÃO
V Jornada Científica COAPH
Com palestras, talk-shows e ações sobre o atendimento pré-hospitalar e a saúde da sociedade contemporânea.
13/12
Manhã
8h às 9h: Boas vindas e palestra "Novos Rumos da COAPH" - Dr. Newton Lacerda - Presidente da COAPH - 
9h às 10h: Controle de Sangramento Severo - Cel. Albert Einstein Lima Arruda - Grupamento de Socorro de Urgência CBMCE.
10h às 11h: Utilização da Imagem na Urgência - Dr. Érik Macedo - Cirurgião Pediatra - Nordeste Emergências Médicas.
11h às 12h30: 
PALESTRA MAGNA: Resgate e Transporte Aeromédico - Dra. Jûnia Sueoka (SP).
ALMOÇO
12h30 às 14h: Prova - Olimpíadas de RCP.
14h às 15h: Como Preparar Equipes para Atuar em Incidente de Múltiplas Vítimas - Enf. Juliana Freitas - Professora de Urgência e Emergência - Unifor.
15h às 16h: Protocolos de Regulação Médica - Dr. Cláudio Azevedo - Coord NEP do SAMU - Fortaleza.
16h às 17h30:
PALESTRA MAGNA: Trombolítico no APH - Os Impactos na Sobrevida - Dr. Ivan Paiva (BA) - Coordenador do SAMU (BA).
14/12
8h às 9h: Pacientes com Lesões Exsanguinantes - Como tratar? Dr. Alan Breno - Cirurgião Torácico.
9h às 10h: Unidades de AVC - O Impacto na Sobrevida - Tempo é Cérebro - Dr. João José - Neurologista - Hospital Geral de Fortaleza.
10h às 11h: Unidades de Suporte Intermediário - O que atender? - Enf. Gisleno Dias - Coordenador de Enfermagem do SAMU - Fortaleza.
11h às 12h30: 
PALESTRA MAGNA: Prevenção de Doenças Cardiovasculares - Prof. Márcio Atalla (RJ), Educador Físico, Autor e Apresentador da Rede Globo.
ALMOÇO
12h30 às 14h: Prova - Olimpíadas de RCP: REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR | AVALIAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.
14h às 15h: Importância do Atendimento Precoce na PCR - Dr. Weiber Xavier - Intensivista  Hospital Fernandes Távora - Unichristus.
15h às 16h: Programa de Educação Permanente da COAPH - Dr. Kitt Rôla - Médico Emergista - Professor da Unichristus e Presidente da ABRAMURGEM - CE.. 16h às 17h30:
PALESTRA MAGNA: A Aplicação da Metodologia Disney em Serviços de Saúde - Dr. Elias Leite (CE) - Presidente da UNIMED Fortaleza.
15/12
Olimpíada de APH:
Uma competição com diversas modalidades do atendimento pré-hospitalar.
12h a 17h.
Parque Adahil Barreto.
As três provas:
Prova 1 – RCP
Será realizada na V Jornada Científica, nos dias 13 e 14/12.
· Até 50 equipes de 2 integrantes.
· Livre para qualquer área profissional de saúde.
Prova 2 – Resgate Veicular
· Até 20 equipes de 4 integrantes.
· Necessário ser 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico em enfermagem e um condutor de ambulância.
Prova 3 – Triagem de Múltiplas Vítimas
· Até 20 equipes de 3 integrantes.
· Necessário ser 1 condutor, os outros podem ser quaisquer profissionais de saúde.
Premiação
Para cada modalidade:
· 1º lugar: R$ 1.000,00 e 1 medalha para cada integrante + 1 troféu.
· 2º lugar: 1 medalha por integrante + brinde.
· 3º lugar: 1 medalha por integrante + brinde.
+Certificados de 20 horas.

SERVIÇO:
Evento: V Jornada Científica COAPH | Olimpíada de APH.
13, 14 e 15 de dezembro de 2018.
Locais:
Jornada Científica: Hotel Ponta Mar - Av. BeiraMar, 2200, Meirelles. 
Olimpíada de APH: Parque Adahil Barreto - Rua Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres.
Horários:
Quinta-feira - 8 às 17h30.
As inscrições para a Olimpíada de APH e apresentação de trabalhos científicos vão até 13 de dezembro e devem ser realizadas pelo link: https://coaph.com.br/novo/v-jornada-cientifica-e-olimpiadas-de-aph/#programacao. Já se inscreveram mais de 100 participantes, sendo que as vagas são limitadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto