Camilo libera túnel da Via Expressa


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), libera neste sábado (22), às 8h30, o tráfego de veículos no túnel longitudinal Wagner Barreira, da Via Expressa, construído na Avenida Almirante Henrique Sabóia, no trecho entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont, no Papicu (foto Divulgação Regional II).
O novo equipamento, que terá todas as faixas de tráfego liberadas, em ambos os sentidos da via, irá possibilitar mais agilidade no tráfego da Via Expressa, sem interferências entre a passagem da linha férrea e os veículos.
Sobre a obra - O túnel longitudinal possui 370 metros de comprimento, com 74 metros cobertos, além de quatro faixas de tráfego (sendo duas por sentindo), pista em concreto, ciclovia, iluminação em LED, revestimentos com placa cimentícia e colunas com chapas em alumínio, sendo o primeiro equipamento de infraestrutura a receber esse novo tipo de acabamento.
Mudanças no trânsito - Além da liberação do tráfego no túnel longitudinal, será permitido ainda o acesso de veículos à alça de retorno construída sobre o túnel da Padre Antônio Tomás. Com isso, os veículos que seguem da Cidade 2000 poderão acessar à Avenida Engenheiro Santana Júnior pelo novo retorno ou seguir na Avenida dos Jangadeiros, dobrando à direita.
Com a mudança, os condutores que precisavam pegar o desvio da Rua Tertuliano Potiguara e Avenida Engenheiro Santana Júnior, poderão seguir em frente, utilizando o túnel, para ter acesso à Avenida da Abolição. Além disso, o acesso à Avenida dos Jangadeiros estará liberado, ou seja, quem vem do Aeroporto em direção à Abolição e deseja ter acesso à Dom Luís ou Avenida Santos Dumont, poderá seguir pela Avenida dos Jangadeiros.
Após a liberação do túnel longitudinal da Via Expressa passarão a circular pelos seus itinerários normais seis linhas de ônibus, totalizando 67 veículos.
028 - Antônio Bezerra/Papicu – 12 veículos.
031 - Borges de Melo I – 11 veículos.
069 - Lagoa/ Papicu/ Via Expressa – oito veículos.
098 - Expressa/ Antônio Bezerra/ Papicu – 17 veículos.
089 - Expresso/ Parangaba/ Papicu – 12 veículos.
094 - Expresso/ Parangaba/ Aldeota – sete veículos.
VLT - O projeto do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) prevê a construção de quatro túneis na Via Expressa. Através de um convênio com a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Infraestrutura, repassou R$ 36 milhões para as desapropriações do Corredor Norte-Sul da Via Expressa. Os túneis irão garantir a passagem do VLT sobre a Via Expressa, sem cruzamento com os veículos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto