O papel do Marketing Político na vitória de Eduardo Girão para o Senado


Marcel Pinheiro, Pádua Sampaio e André Miyasaki são os profissionais de publicidade e marketing por trás da campanha política do senador Eduardo Girão (PROS) e obtiveram resultado positivo, tanto nas urnas quanto no marketing político.
De acordo com Marcel Pinheiro, um dos coordenadores da campanha, a estratégia se baseou na introdução de táticas e mídias inovadoras e no uso criativo da mídia offline, que combinadas ajudaram a eleger o candidato Eduardo Girão.

Os publicitários, que também são sócios da Delantero Comunicação, licenciaram-se da agência e montaram uma equipe exclusiva para realizar a campanha. Cerca de 50 profissionais, em sua esmagadora maioria bastante jovens, foram convidados para compor um time especialmente dedicado à disputa eleitoral. A mensagem focou-se em conteúdos positivos e de alta relevância social, a partir do conceito #EduBem, que remetia às ações sociais e culturais desenvolvidas por Eduardo Girão, ao longo dos últimos 20 anos.
Neste sentido, a equipe optou também por adotar uma estética leve, com diversas cores e formas, criando uma atmosfera inclusiva e plural. Com foco na criatividade e na inovação, o time DuBem, como passou a ser chamada a nova empresa, também tinha a missão de apresentar o projeto e as propostas a serem desenvolvidas pelo candidato, em um cronograma meticulosamente pensado para avançar à medida que o candidato fosse se tornando mais conhecido.
A inovação também foi essencial para superar uma série de desafios que a reforma eleitoral e a própria conjuntura política impuseram. Um dos principais obstáculos era o pouco tempo de TV e rádio de que dispunha o candidato, apenas 29 segundos. Outra dificuldade dizia respeito aos recursos financeiros limitados e ainda à força dos adversários que estavam disputando o mesmo cargo.
Foi necessário então descobrir e até mesmo inventar novos canais para fazer a mensagem chegar até o eleitor. Dentre as ações utilizadas, Pádua Sampaio salienta que foram utilizadas e integradas todas as plataformas permitidas dentro do novo formato das campanhas eleitorais. Desde marketing de guerrilha, ativações de rua, redes sociais, Facebook, Instagram e YouTube, convocação de voluntários, sem esquecer das ferramentas usuais de campanha, sempre com uma linguagem publicitária moderna, fugindo do lugar-comum da comunicação política.
Para Girão, a participação da Delantero foi fundamental para conquistar a vitória: “Além da criatividade, comprometimento, princípios e afinidade com o projeto foram fundamentais para a condução do trabalho”, salienta. Para André Miyasaki, a relação de profunda confiança entre os profissionais e o próprio candidato, surgida há quase dez anos em projetos anteriores, permitiu que se apostasse em uma comunicação totalmente disruptiva, inaugurando a campanha política multiplataforma no Ceará.

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