Pular para o conteúdo principal

RC firma acordo com Fundação Sueca



Em seu primeiro compromisso oficial em Estocolmo (Suécia), o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT) visitou a Fundação Fryshuset, onde assinou Acordo de Cooperação Técnica entre o Município de Fortaleza e a organização que é hoje um dos maiores centros para formação de Juventude de todo o mundo.
O prefeito Roberto Cláudio, que esteve acompanhado da coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macedo, assinou o termo de cooperação com o diretor executivo da Fryshuset, Johan Oljeqvist.
Responsável por várias escolas, programas de formação profissional, cursos de teatro, música e esportes no país, a Fundação Fryshuset, vinculada à Prefeitura de Estocolmo, atua na execução e acompanhamento das políticas de juventude, notadamente na assistência aos jovens em situação de risco. 
A Fundação trabalho em quatro eixos: educação formal por meio de uma escola, políticas de cultura juvenil, políticas sociais nas comunidades de risco e uma dimensão de trabalho e empreendedorismo.
“O Acordo de Cooperação que nós assinamos hoje, aqui em Estocolmo, visa desenvolver projetos com a Rede Cuca para a juventude de Fortaleza, com um modelo que já é um sucesso global. Eles, inclusive, já estiveram em Fortaleza e viram muita similaridade entre as ações da Rede Cuca e o que eles fazem aqui, e o nosso acordo de cooperação vai garantir novas ações na prevenção do crime e na violência juvenil. Uma das ações é a identificação do jovens em situação de risco e o trabalho com esse público”, disse o prefeito Roberto Claudio, destacando que “o mais animador é a pretensão da fundação de abrir, já no próximo ano, uma sede em Fortaleza para funcionar como uma nova unidade da Rede Cuca, compreendendo esse intercâmbio de informações e experiências, numa ação financiado pela fundação e co-financiada pela Prefeitura de Fortaleza”, concluiu.
A parceria com a Fundação sueca também vai permitir a elaboração de projetos conjuntos com foco na atenção a jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, abrangendo também a formação de jovens mediadores a ser realizada pela Fundação em Fortaleza.
Como parte das ações parceiras entre a Prefeitura de Fortaleza e a Fundação, a Capital cearense foi escolhida para ser a cidade na América Latina a sediar, em agosto deste ano, o programa de liderança da Fryshuset, para formação de jovens mediadores que vivem em comunidades vulneráveis socialmente.
O Peace Leaders (Líderes da Paz) é um curso de liderança desenvolvido há mais de 30 anos, com experiências práticas com jovens, métodos de liderança e gestão de conflitos. O programa é um projeto internacional financiado pelo Ministério Sueco de Relações Exteriores, implementado pelo centro juvenil Fryshuset.
A iniciativa é uma resposta à Resolução 2250 do Conselho de Segurança da ONU sobre Juventude, Paz e Segurança. Dentro do escopo do projeto, a Fryshuset realizará em 2018 três cursos do programa em três regiões do mundo. 
Um total de 50 a 60 jovens líderes da paz da África, do Oriente Médio e da América Latina participarão em 2018. O formato é um curso intensivo de cinco dias que acontece entre maio e outubro, nas cidades de Fortaleza, em Agosto, na cidade de Amã, na Jordânia, em setembro, e na cidade de Nairóbi, no Quênia, no mês de Outubro.
Os participantes devem ter entre 18 e 29 anos e que desejem melhorar ou fazer uma mudança em sua comunidade local, sejam profissionais que estão em contato com jovens próximos ou em risco de estar em conflito.
Também podem participar pessoas com experiência prática ou acadêmica em relação à paz e à segurança ou jovens interessados em embarcar em novas missões de liderança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...