DFB 2018


“Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina. O realizador do DFB reforça que, “em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”. 

A fala de Claudio reflete os princípios da Economia Circular e da Economia Criativa, que norteiam o Evento este ano, e que já vêm sendo abordados em edições anteriores. Ao consolidar-se como evento multidisciplinar, o DFB Festival 2018 reforça sua missão maior: promover a inovação e o acesso às mais diversas formas de produção criativa.

Realizado de 09 a 12 de maio, o Evento volta, pela quarta vez, ao Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, e apresenta uma extensa programação reunindo cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação. 

Shows empoderados celebram a pluralidade

Em 2018, o DFB Festival distribui a programação musical em três palcos, sendo o principal o Ceará Sobe o Som, que, no decorrer de 4 dias, receberá 8 shows e 4 sets de DJs convidados. Entre os destaques, a festa de abertura do DFB Festival 2018, na quarta, 09 de maio, terá como atração a carioca Iza, uma das grandes novidades da música pop brasileira. Na programação da noite, Audi + DFB Festival recebem convidados no frontstage. 

Palco Ceará Sobe o Som ainda recebe a revelação As Bahias e a Cozinha MineiraCIC e a paulista Karol Conka, encerrando o evento no sábado, com uma festa que traz o tema “Não se importe com meu decote”, patrocinada pela marca cearense Nayane Rodrigues Lingerie. Toda a programação do Palco Ceará Sobe o Som é 100% gratuita.

O Espaço recebe, ainda, duas grandes performances de dança assinadas pela coreógrafa e bailarina Vera Passos - uma delas inédita no Brasil e já apresentada em solo norte-americano. Ampliando o cardápio musical, haverá concertos em versão pocket, em palcos especiais, na área externa das salas de desfile. A programação é sujeita à alterações sem aviso prévio. 

Ainda no line up, o Palco Moda apresentará pocket shows nos intervalos dos desfiles; já o Palco Atlântico Sul, com curadoria a cargo da emissora de rádio homônima, terá apresentações diárias da Banda Duetos.


Quarta-feira 
09/05
Quinta-Feira
10/05
Sexta-feira 
11/05
Sábado
12/05
BANDA DUETOS 
(PALCO ATLÂNTICO SUL)
BANDA DUETOS 
(PALCO ATLÂNTICO SUL)
BANDA DUETOS 
(PALCO ATLÂNTICO SUL)
BANDA DUETOS 
(PALCO ATLÂNTICO SUL)
Nayra Costa (PALCO MODA)
Nayra Costa 
(PALCO MODA)
Nayra Costa 
(PALCO MODA)
A CONFIRMAR
Luna
Camila Marieta
Cia Vera Passos
Nigroover


Lançamento do Grupo
Cidade



DJ Mor

Iza
Audi/ Balada In/ DFB
As Bahias e a
Cozinha Mineira
CIC
Karol Conka

DJ Marcelo 
Botelho
Tome Batom Vermelho
DUX
Lazy Bear

Segmento Moda promove pluralidade e celebra o beachwear cearense, a indústria que é a nossa praia

Com 19 anos de uma história fortemente ligada à tradição da indústria cearense de têxteis e confeccionados, o DFB Festival apresenta um line up composto por 38 desfiles de moda, entre nomes autorais, grandes players nacionais e criadores emergentes, distribuídos em três salas, com capacidade para 1.000, 800 e 600 lugares. Números que o tornam reconhecido internacionalmente como o maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina.

Entre as novidades, a parceria com a têxtil catarinense Lunelli, marca que apoia o DFB, acreditando muito no evento e no potencial de moda do Nordeste. O grupo desenvolverá uma série de ações: palestra do Walter Rodrigues, grande nome da moda Brasileira e participação da diretora criativa da marca Lez a Lez, Juliana Jabour. O Grupo Lunelli está há 36 anos no mercado têxtil, possui 4,3 mil colaboradores e é gestor das marcas Lez a Lez, Lunender, Alakazoo, Hangar 33 e Lunelli.  

Outra boa nova é o retorno da Riachuelo ao lineup do Evento, encerrando, novamente, o DFB Festival com um trendshow reunindo os principais desejos de moda da temporada em um megadesfile.

No pavimento superior do Terminal Marítimo, uma outra novidade: o DFBeach Club, uma nova sala de desfiles, para 600 convidados com vista panorâmica para o entardecer no Oceano Atlântico, com line up exclusivo em beachwear. A mostra foi idealizada para estimular e dar mais visibilidade à indústria da moda praia cearense. A estrutura do espaço é transparente e climatizada, e os desfiles têm início no fim da tarde, ao pôr-do-sol, a partir das 17h30min.

Por lá, passarão as estreantes Flee! e Hand Lace, além da praia deluxe da Bikiny Society, que promoverá uma sunset edition para apresentar sua coleção. 

No DFB Festival, moda é sinônimo de oportunidade e suas ações reafirmam sua missão primordial: proporcionar o acesso do público a talentos emergentes e em formação, bem como marcas e designers que não se encaixam nos formatos mais tradicionais do trade.

Para fomentar o novo, o DFB realiza, desde 2001, o Concurso dos Novos, tradicional competição aberta a instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil. Em jogo, além do Trofeu DFB e do reconhecimento de um número expressivo de profissionais da imprensa especializada de todo o Brasil, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Nesta edição, as instituições participantes devem desenvolver coleções-cápsula com o tema: “Economia Circular: todos os ângulos da inovação e da renovação no pensamento e no fazer moda”.

Os talentos autorais ganham as passarelas do DFB Festival 2018. Novos nomes foram adicionados ao line up, como a paulistana minimalista D-Aura; o projeto cearense Elo.Collab, capitaneado por um trio de mulheres com foco em design sustentável; a cosmopolita Tanden e as apostas Jonhson CavalcanteBruno Olly, Ivanovick, Fábio Caracas Herculano Marques (vencedor do reality show Comunidade:Moda em 2017). 


Horário
09.MAIO - QUARTA
10.MAIO - QUINTA
11.MAIO - SEXTA
12.MAIO - SÁBADO
17:00
SALA DFBEACH CLUB
SALA DFBEACH CLUB
SALA DFBEACH CLUB
SALA DFBEACH CLUB
FLEE
Hand Lace

Bikiny Society

18:30
SALA BRANCA
SALA BRANCA
SALA BRANCA
SALA BRANCA

D-AURA
+
André Sampaio
Concurso dos Novos 1
Concurso dos Novos 2
Faculdade Ateneu
UFC
Faculdade Santa Marcelina
UFPI
IFRN - Campus Caicó
Univ. Estácio de Sá
SENAC - SE
Univ. Estadual Santa Catarina
19:00
SALA NEGRA
SALA NEGRA
SALA NEGRA
SALA NEGRA
Saldanha
Elo.Collab
+
Fábio Caracas
Ivanovick
+
Herculano Marques
Jonhson Cavalcante
+
Bruno Olly
19:30
SALA BRANCA
SALA BRANCA
SALA BRANCA
SALA BRANCA
Wagner Kallieno
Gisela Franck
Rebeca Sampaio
Ronaldo Silvestre
20:00
SALA NEGRA
SALA NEGRA
SALA NEGRA
SALA NEGRA
João Paulo Guedes
RENDÁ por Camila Arrais
Kallil Nepomuceno
TANDEN
20:30
SALA BRANCA
SALA BRANCA
SALA BRANCA
SALA BRANCA
Almerinda Maria
Weider Silveiro
Jeferson Ribeiro
David Lee
21:00
SALA NEGRA
SALA NEGRA
SALA NEGRA
SALA NEGRA
Lindebergue
Iury Costa
Ivanildo Nunes
RIACHUEL

Conversas e oficinas criativas promovem a capacitação

Com realização compartilhada entre o DFB Festival e o Senac/Ce, o Dragão Pensando Moda (DPM) é um tradicional ciclo de encontros sobre moda, design, gastronomia e inovação e ocupa todo o Pavilhão do Conhecimento, no pavimento superior do Terminal Marítimo. 

A programação do DPM será aberta, no dia 09/05, a partir das 13h30, com palestras dos estilistas Juliana Jabour (convidada Lunelli) e João Pimenta, bem como do consultor Eduardo Motta, sobre cenários, cultura e comportamento. Em seguida, haverá Conversa Criativa com os estilistas e a jornalista e consultora Patrícia Pontalti

No dia 10/05, às 14h, a pauta aborda o universo masculino e conta com Conversa Criativa com o carioca Mario Queiroz, estilista e realizador do seminário Homem Brasileiro e convidados como o estilista David Lee, o designer Erico Gondim e a consultora de produtos educacionais do Senac/Ce, Eveline Costa. O consultor Eduardo Motta falará, ainda, sobre a participação brasileira no Projeto IFS (International Fashion Showcase) e a parceria entre Senac e British Fashion Council.

As relações entre sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo, são o assunto do dia 11/05, que reunirá palestras de Danielle Ferraz (Moda sob Medida) e Orlando Lustosa e Leonardo Esmeraldo, gestores do projeto Lighthouse (CE). Concluindo o dia, Conversa Criativa sobre Sustentabilidade e Cooperação, com Itiana Pasetti (Revoada - RS) e Gabriela Mazepa (Reroupa - SP). 

Encerrando a série de Conversas Criativas do DPM, o dia 12/05, a partir de 14h30, abordará Beleza e Moda, com participação de Neusa Neves, professora de maquiagem e styling do London College of Fashion, seguida por palestra da jornalista e consultora de moda Patrícia Pontalti, abordando o fenômeno dos perennials e estilo pessoal em todas as idades. Toda a programação requer pré-inscrição no hotsite do Senac/CE: cursos.ce.senac.br/dpm2018

Além da programação das palestras e Conversas Criativas, o DPM realiza, pela primeira vez, o Projeto Senac Lab: duas Oficinas Criativas, abertas ao público, e com focos complementares: Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Já os apaixonados por beleza, a oficina coordenada pela especialista Aline Matias irá elaborar propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda. 

A experiência poderá ser acompanhada passo a passo pelo público, já que, durante os quatro dias de evento, as equipes construirão grandes moodboards (paineis inspiracionais) que serão exibidos e analisados, registrando as diferentes etapas do processo. 

As oficinas contarão também com participações especiais de Juliana JabourJoão Pimenta e todos os demais participantes das Conversas Criativas.

Na programação de cursos, o público conta com as seguintes opções:

   • Coloração Pessoal, por Luciana Ulrich
   • Design Estratégico na Moda, por Phaedra Brasil

Na área de acesso às salas de desfile, o publico poderá conferir o espaço Talentos Senac, que reúne designers e estilistas de todo o Nordeste, que irão comercializar peças autorais a preços competitivos. O Senac/Ce é responsável, ainda, pelas equipes de beleza das três salas de desfile, assinando os 38 desfiles desta edição. 

PROGRAMAÇÃO ARENA DPM
 09.05 – CULTURA DE MODA 
10.05 – UNIVERSO
MASCULINO
11.05 – MODA,
 EMPREENDEDORISMO  E SUSTENTABILIDADE
12.05 – BELEZA E MODA 
13h30 - PALESTRA EDUARDO MOTTA (RS) CENÁRIOS CULTURA E COMPORTAMENTO

14h - PALESTRA MARIO QUEIROZ (SP) –  HOMEM BRASILEIRO 360º

13h30 - PALESTRA DANIELLE FERRAZ -  MODA SOB MEDIDA

14h30 -  PALESTRA DE ABERTURA - JOÃO PIMENTA (SP) -  UMA EXPERIÊNCIA COM MODA        


14h45 - EDUARDO MOTTA - O PROJETO IFS E A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA (SENAC + BRITISH COUNCIL)
PALESTRA EMPREENDEDORISMO FLEE (CE)
14H30 - PALESTRA EMPREENDEDORISMO FLEE (CE)


14h30 - PALESTRA NEUSA NEVES (INGLATERRA) - MAQUIAGEM E STYLING, REPRESENTANTE DO LONDON COLLEGE OF FASHION 

15h - PALESTRA JULIANA JABOUR - MISTURA DE ESTAMPAS NA MODA ATUAL


15h30 - PALESTRA PATRICIA PONTALTI (RS) - 15H30 ESTILO É PARA SEMPRE / MODA NA REAL A JORNALISTA E CONSULTORA DE MODA FALA SOBRE O FENÔMENO DOS "PERENNIALS" E SOBRE ESTILO PESSOAL EM TODAS AS IDADES
16h - CONVERSA CRIATIVA: JOÃO PIMENTA, PATRICIA PONTALTI E JULIANA JABOUR
MEDIAÇÃO: EDUARDO 
16h - CONVERSA CRIATIVA: DAVID LEE (CE) / EVELINE VALE (SENAC CE), ERICO GONDIM (CE) E MARIO QUEIROZ (SP)
MEDIAÇÃO: EDUARDO MOTA
16h - CONVERSA CRIATIVA: SUSTENTABILIDADE E COOPERAÇÃO ITIANA PASETTI (RS), GABI MAZEDA (SP) (REROUPA)
MEDIAÇÃO: EDUARDO MOTA

16h - CONVERSA CRIATIVA: NEUSA NEVES (INGLATERRA) - PATRÍCIA PONTALTI (RS)

17h – Fechamento da Oficina de Moda e Beleza: Gabi Mazeda (SP), (REROUPA), Aline Matias (SP e RS)
De 13h30 às 17h
Cursos :
*Ilustração de moda - Marcelo Belisário
*Analise de Cor - Luciana Ulrich
*Design Estrategico de moda - Phaedra Brasil
De 13h30 às 17h
Cursos :
*Ilustração de moda - Marcelo Belisário
*Analise de Cor - Luciana Ulrich
*Design Estrategico de moda - Phaedra Brasil
De 13h30 às 17h
Cursos :
*Ilustração de moda - Marcelo Belisário
*Analise de Cor - Luciana Ulrich
*Design Estrategico de moda - Phaedra Brasil
De 13h30 às 17h
Cursos :
*Ilustração de moda - Marcelo Belisário
*Analise de Cor - Luciana Ulrich
*Design Estrategico de moda - Phaedra Brasil
18h - Sessão de autógrafos com Marcelo Belisário - Livro “Ilustração de moda: técnicas, ideias e experimentações para colorir”

Local: Livraria Senac no DFB
20h - 20h - Lançamento - livro “Repertório de Sabores”




Local: Livraria Senac no DFB
18h - Lançamento - Livro Sob Medida: Guia Prático de Moda para a Vida Real

19h - Desfile comunidade moda – herculano marques




Local: Sala Negra
*** Programação sujeita a alterações. Mais informações sobre Senac e DPM poderão ser obtidas com Helena Félix, assessora de imprensa do Senac/Ce, por meio dos seguintes contatos: (85) 3270.5490/99646.9649/ helenafelix@ce.senac.br


Serviço DPM
Data: 09 a 12 de maio
Local: 1º andar do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Informações: (85) 3270.5400


Empreendedorismo, entretenimento e transmissão em tempo real

Além da programação de shows, desfiles, palestras e workshops, o público que for ao DFB Festival 2018 poderá conferir o Boulevard Empreendedores Criativos por Serbrae: com foco em moda, arte e design, a área de 1.200m² reúne mais de 50 expositores e foi idealizada para proporcionar o diálogo direto entre criador e público, bem como facilitar o acesso a artigos originais, inovadores e autorais.

Para garantir a energia durante os 4 dias e noites de Evento, o DFB Festival 2018 convidou 6 restaurantes (Celeste, Frederico Jayme, O Banquete, Tomate Cereja, Suvaco de Cobra, Culinária da Van) comandados pelos mais renomados chefs do Ceará, que oferecem refeições assinadas a preços populares. Além das opções gastrônomicas, o público conta com um megabar Santa Gela, delimitando o frontstage do Palco Ceará Sobe o Som e mais 8 espaços gastronômicos (Açai Select, Bellucci, Pizzaria Two Brothers, Navona Expresso Tapiocaria, Villa da Pipa, Coxinha Cream, Weekend Burger, Konibaa).
  
E para quem não conseguir ir até o Terminal Marítimo, o DFB Festival 2018 montará o Studio DFB, a base oficial para entrevistas, bate-papos e encontros com grandes nomes que passam pelo Evento, com conteúdo transmitido online durante os 4 dias de evento.

Transporte facilitado
Para facilitar o acesso ao evento, o DFB Festival disponibiliza alternativas de traslado gratuito para proporcionar ainda mais conforto a quem for ao Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Com saída do Shopping Iguatemi Fortaleza, 2 ônibus saem, diariamente, a partir das 15h, da parada do Top Bus, com rotas de hora em hora. O último retorno do Terminal ao Shopping será às 23h. É importante salientar que os carros que permanecerem estacionados no Shopping devem pagar o valor regular do estacionamento. 

Quem optar por transporte público ou preferir estacionar o carro na Praça da Marinha, ao lado do Grande Moinho Cearense, serão disponibilizadas vans, também gratuitas, com saídas e retornos regulares até o Terminal, a partir das 15h e último retorno às 23h. 

Serviço DFB Festival 2018 | 360º | Manifeste seu Poder 
9 a 12 de Maio
Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza 
Programação sujeita à lotação do público
Programação musical, de desfiles e do DPM sujeita a alterações. 
Serviços DFB Festival 2018:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses