Metrofor Leste sem três estações

O secretário de infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes, informou hoje que em quatro anos (48 meses) a partir da assinatura da ordem de serviço espera que a linha Leste do Metrofor esteja em pleno funcionamento. Para tanto ele recebe sugestões peloseinfra@seinfra.ce.gov.br até a próxima sexta-feira (9) para o edital de licitação da obra. "Depois tem mais 15 dias úteis para publicação e 45 dias corridos para licitação. Caso tudo ocorra bem em junho recomeçamos a obra que terá três novas licitações. A primeira da obra pesada. A segunda da material rolante e a terceira de gestão/operação. O primeiro lote no valor de R$ 1,650 bilhão e o segundo e terceiro lotes de R$ 210 milhões. O fato é que o BNDES recomendou e vamos adotar que a liberação dos recursos serão pari passo. A medida da execução das obras serão liberados o financiamento do BNDES, a contrapartida federal através da Caixa Via Ministério das Cidades e do Tesouro Estadual", destacou Lúcio Gomes. 
O edital a ser lançado obedece a Lei 8.866 que determina empresas brasileiras ou consórcio com uma empresa brasileira sendo a líder e podendo ter participação de empresa estrangeira. O consórcio capitaneado por uma brasileira pode ter até cinco empresas cono limite máximo. Agora uma empresa sozinha não pode se inscrever isoladamente e em consórcio. Os ganhadores podem subcontratar até 20% da obra.
Lucio Gomes indormou que do projeto inicial muita coisa foi aproveitado para fazer a nova licitação. O que alterou foi o tamanho da obra. "Ela irá do Centro ao Papicu, mas sem as estações Sé, Luiza Távora e Leonardo Mota, na Avenida Santos Dumont. Parte da Chico da Silva que vai ser ligada a estação Moura Brasil que vem da linha Oeste-Caucaia. Numa segunda fase pretendemos construir as estações Sé, Luiza Távora Leonardo Mota, Cidade 2.000, Edson Queiroz e quem sabe irmos até Messejana".
Sobre as tuneladoras (tatuzões), Lúcio disse que dos quatro comprados pelo Estado, dois serão utilizados na primeira fase e os outros dois ficarão guardados/protegidos para segunda fase. "Os outros dois ficarão abrigados em galpões. para serem utilizados quando as coisas melhorarem e que a gente partir para segunda fase da Linha Leste. Foi feito um aditivo com o fornecedor. Recertificamos. Eles serão montados e vamos guardar e rodar a seco".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde