Ciro fala ao Poder360

https://www.poder360.com.br/eleicoes/video-e-errado-prender-lula-antes-dos-recursos-diz-ciro-gomes/

Vídeo: ‘É errado prender Lula antes dos recursos’, diz Ciro Gomes

Candidato deu entrevista ao Poder360
Diz que anulará leilões do pré-sal
Reforma da Previdência: idade mínima
Fala sobre Patrícia Pillar foi ‘maior bobagem’
Pedetista disse que fará a reforma da Previdência com idade mínima variável.

08.mar.2018 (quinta-feira) - 5h55
atualizado: 08.mar.2018 (quinta-feira) - 10h12
O pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, 60 anos, acha que Lula deve ter todos os seus recursos julgados, no STJ e no STF, antes de eventualmente ser preso. Ou seja, Ciro é contra a prisão de Lula, algo que parece ser iminente.

Receba a newsletter do Poder360

O pedetista visitou o Poder360/Drive nesta 4ª feira (7.mar.2018). Em entrevista, disse que, se eleito, vai anular leilões do pré-sal. Fará uma reforma da Previdência com idade mínima variável (trabalhadores mais pobres e rurais poderiam receber o benefício aos 60 anos). Diz ser contra privatizar a Eletrobras.
Inteligente e com raciocínio afiado, Ciro Gomes demonstra disposição revigorada pela política. Está com 60 anos e disputará o Planalto pela 3ª vez. Teve cerca de 10% dos votos em duas outras oportunidades, em 1998 e 2002.
Seu discurso não é muito diferente do de anos passados, mas há uma adaptação estratégica desta vez. Fala de maneira a tentar herdar os votos de Lula –daí a razão de dizer de maneira tão clara que é contra a prisão do petista após condenação em 2ª Instância. Com isso, poderá aproximar-se de parte dos eleitores lulistas a custo zero.
A esperança do candidato do PDT é assim ocupar o campo que fica órfão com a saída de cena de Lula.
Neste momento, entre os candidatos competitivos (exceto Lula), ele é o que adota o discurso mais ácido da esquerda tradicional e nacionalista –inclusive com 1 ponto imbricado no que sempre martela Jair Bolsonaro, a aversão pela “chegada dos chineses nos negócios brasileiros”. Veja algumas fotos da entrevista:
A seguir, 1 resumo do discurso do pedetista com vídeos de trechos da entrevista. No último dos vídeos, a entrevista de 23 minutos na íntegra.

PRÉ-SAL: ANULAR LEILÕES

Ciro Gomes quer revogar a lei do pré-sal que liberou a Petrobras de ficar, compulsoriamente, com 30% de todas as áreas exploradas. Ele quer a estatal em todos os negócios: “Todo e qualquer campo de petróleo que foi vendido a partir do golpe será expropriado com as devidas indenizações. Todos os campos que foram vendidos depois da revogação da lei de partilha (…) O Brasil pode voltar ao sistema de partilha“.

PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS: “CONTRA

Nenhum país sério aceita entregar ao capital estrangeiro. Isso vai se agudizar proximamente, porque a China está entrando em setores sensíveis de tecnologia e infraestrutura hidráulica no mundo inteiro. Nenhum país entrega ao estrangeiro o controle de seu regime de águas.
“Se vendemos a Eletrobras ao capital estrangeiro, entregaremos Chesf, Eletrosul, Furnas, praticamente toda a base hidráulica de geração de energia do Brasil. Quando o Nordeste precisar discutir energia ou água para o abastecimento da população pelas usinas de Sobradinho e Xingó teremos que mandar 1 embaixador para procurar 1 empresário em Xangai. Se fizerem esse desatino, eu pretendo expropriar e anular.”

REFORMA TRABALHISTA E TERCEIRIZAÇÃO

No caso da terceirização, não voltaremos à regra anterior. Nós não temos medo de pôr em debate uma modernização da legislação. Agora, não se pode legalizar uma fraude, que é pagar ao terceirizado pelo mesmo trabalho metade do salário de outro. Isso é uma selvageria.

PREVIDÊNCIA: REGIME DE CAPITALIZAÇÃO

Vou propor 1 sistema previdenciário, de capitalização, público, gerido por coletivos de trabalhadores vigiados por agências de risco e com executivos premiados e punidos pela boa escolha desses investimentos” [O regime atual do Brasil é chamado de “repartição”, com benefícios pré-fixados; no regime de capitalização, os benefícios são corrigidos de acordo com o rendimento obtido pelo fundo].

IDADE MÍNIMA VARIÁVEL

Dependerá da região e do tipo de atividade econômica. Não acho razoável que se obrigue 1 trabalhador rural do semiárido do Nordeste ou 1 carvoeiro da região de Criciúma [SC] a ter o mesmo tempo de contribuição mínima para aposentadoria de 1 intelectual que trabalha no ar condicionado. Pode-se fazer 1 grande entendimento: aumentar 1 trimestre da idade mínima a cada 2 anos. A idade mínima será de 60 anos, no máximo, para os trabalhadores rurais.  65 anos é razoável para áreas urbanas.

INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO

Há 1 clamor popular no Brasil por iniciativas que ponham algum reparo ao grave drama da violência impune. Porém nós denunciamos que não há planejamento, não há orçamento que suporte isso e é 1 grosseiro equívoco combater o crime organizado com aparato bélico.

MILITAR NO MINISTÉRIO DA DEFESA

“É errado. A Defesa é 1 assunto civil.”

CONTRA A PRISÃO DE LULA

Sou contra por simples adesão aos princípios gerais do Direito universalmente proclamados em todos os países civilizados do planeta. O Brasil é 1 país que está num Estado de anarquia para o qual o PT e o próprio Lula têm uma certa contribuição involuntária. O Lula foi condenado no 2º grau, mas ele ainda tem 2 graus que podem declará-lo inocente. Aí nós vamos metê-lo na cadeia, na metade do julgamento? E amanhã, se ele for absolvido? Não é pertinente isso.

LULA VAI SER CANDIDATO?

Não, não vai. [Por causa da] Lei da Ficha Limpa que ele fez, que ele sancionou com grande apoio popular. Lei própria de iniciativa popular, teve uma participação das igrejas, tudo com essa boa fé de querer resolver o problema por puxadinhos, por atalhos.” 

PRINCIPAL ADVERSÁRIO

Acho que o Alckmin.”

E BOLSONARO?

O Bolsonaro consegue mistificar pesadamente com suas simplificações sobre autoridade. Ele também representa o não político tradicional. O camarada é 26 anos deputado federal do Rio de Janeiro. É lá que o governador está preso, o presidente da assembleia está preso, que o presidente do Tribunal de Contas está preso. Ele foi aliado dessa gente toda e não abriu a boca. Eu chamava o Eduardo Cunha de ladrão e fui por ele processado. Ele o chamava de herói. Eu que sou o político tradicional e ele é o não político?

QUEM VAI PARA O 2º TURNO?

Eu e o Geraldo Alckmin.

A DERROTA EM 2002

“Cheguei cedo demais. O povo brasileiro viu ali uma oportunidade de eleger o Lula. Se eu ganhasse, ia assumir a Presidência contra o PSDB e contra o PT. Provavelmente não ia conseguir governar. Foi uma sabedoria do povo. Foi bom pra mim e bom pro Brasil”.

PATRÍCIA PILLAR

Em 2002, quando foi candidato a presidente, Ciro disse o seguinte sobre Patrícia Pillar, com quem então era casado: “Minha companheira tem um dos papéis mais importantes [na campanha], que é dormir comigo“. O Drive pediu que ele explicasse o episódio:
Foi a maior bobagem que eu falei na minha vida e que por ela eu pedi desculpa na mesma hora dizendo que era uma brincadeira. Isso faz 16 anos. O que aconteceu é que, onde eu chegava, 1 repórter da Globo perguntava qual era o papel da minha mulher na campanha. Eu dizia: ‘Ela era minha parceira, meu amor, uma mulher extraordinária, muito inteligente, sensível, que eu não tomava decisões sem consultá-la’. Na 100ª vez, repeti a mesma coisa. ‘É meu amor, minha vida, meu coração, tudo que eu falo consulto antes, e além do mais…’, daí falei a bobagem. Disse ‘aqui todo mundo sabe que é uma brincadeira’. Uma brincadeira. Uma brincadeira de muito mau gosto. Pedi desculpas“.
Abaixo, o vídeo de 23m45s minutos com a íntegra da entrevista:

Autores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses