Pular para o conteúdo principal

Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

"Os visionários de tecnologia apontam que em 2050 até o menor dos detalhes do ser humano será assistido pela Inteligência Artificial (IA). Do conteúdo da geladeira, passando pela televisão que mostrará imagens do seu programa favorito assim que você entrar no quarto, tudo terá o toque dos assistentes virtuais. Dentre as muitas previsões sobre um futuro modelado pela Inteligência Artificial, o conceito também impactará nos processos de gestão das empresas distribuidoras de energia elétrica, mais precisamente no campo das relações com o consumidor.

A Inteligência Artificial já é inserida, mesmo de maneira tímida ainda, nas áreas financeira e da saúde. No setor elétrico, se prevê que o movimento não será diferente, uma vez que a computação cognitiva trará uma série de apoios benéficos à central de relacionamento das distribuidoras de energia, que irão compreender cada vez mais os desejos, os anseios e as emoções dos seus consumidores e, assim, conseguir uma melhor interação com eles.
Entre os serviços passíveis desse tipo de automação, pode-se citar emissão de segunda via de boleto, pedido de ligação, medição de tensão, religação e alteração de data de vencimento. São demandas mais rotineiras e que utilizam algo que está um pouco mais maduro na cognição, que é a conversação ou linguagem natural, como alguns fabricantes chamam.
Além da automação de atendimento, as empresas estão de olho em soluções que incentivam a economia financeira no setor de atendimento por conta dos altos custos gerados nesta área. Os resultados proporcionados por esta jornada digital são ganhos de eficiência, informações gerenciais precisas e análises que favorecem a tomada de decisões estratégicas e assertivas. Sem esquecer, claro, de dois quesitos importantes: redução de custos e diminuição de erros.
Acredito que a computação cognitiva vai dar mais autonomia aos clientes e eficiência, além de potencializar as capacidades dos atendentes porque as aplicações para este tipo de tecnologia são praticamente ilimitadas. O papel da cognição é entender o que o consumidor quer e, se possível, executar os processos internos da empresa para que o atendimento seja feito com excelência e produtividade. Exatamente como um atendente de call center, porém mais dinâmico.
Richard Natal (foto Divulgação) é diretor da fábrica de software da Divisão de Utilities da Sonda, maior integradora latino-americana de soluções e serviços de tecnologia".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...