Sindiônibus esclarece aumento na tarifa de ônibus de Fortaleza

O Sindicato das Empresas de Ônibus do Ceará (Sindiônibus) lançou nota sobre o reajuste da passagem de ônibus urbano de Fortaleza que passa de R$ 3,20 para R$ 3,40 a partir de zero hora do próximo sábado.
"O Sindiônibus vinha, desde novembro de 2017, período previsto para se restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte coletivo urbano, alertando as autoridades municipais, através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) órgão gestor de transporte do município, para o desequilíbrio enfrentado pelo setor. Com base em metodologia adotada tradicionalmente no país e em Fortaleza, os cálculos apresentam uma defasagem tarifária de 20%.
De forma simplificada, o valor da tarifa corresponde à divisão do custo do serviço pela quantidade de passageiros pagantes. A defasagem decorreu do efeito acumulado do aumento do custo e da redução da quantidade de pagantes. A inflação oficial acaba por ter baixa relevância nessa questão. Mais do que o aumento de preço de insumos, o maior impacto decorreu da redução na quantidade de pagantes, efeito em maior parte da crise econômica que afeta o país. Por se tratar de serviço público de natureza essencial, a oferta de serviço atende tanto aos pagantes quanto aos beneficiários de políticas públicas. Enquanto a sociedade como um todo, através de seus representantes nos parlamentos, concede gratuidades e descontos para o transporte público sem apontar uma fonte de custeio, o ônus desses benefícios onera quem paga a passagem integralmente. Aumentos de tarifa nos serviços públicos são altamente indesejados, inclusive pelas empresas que operam esses serviços. Sempre defendemos fontes alternativas de custeio para esses benefícios, de maneira a permitir o barateamento das tarifas atuais.
Entendemos e respeitamos os motivos que levaram o Município a reajustar o valor da tarifa aquém da necessidade atual e buscaremos nos ajustar à nova realidade, adequando nossos custos e investimentos para evitar um colapso na prestação do serviço".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses