CMFor homenageia 43 anos da Igreja Quadrangular em Fortaleza

Presidente da CMFor, Salmito Filho com dirigentesda Igreja Quadrangular em Fortaleza (foto André Lima)

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou ontem em Sessão Solene os 43 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Fortaleza. A solenidade foi solicitada pelo presidente das CMFor, vereador Salmito Filho (PDT), através do requerimento 3887/2017, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. Do ramo pentecostal, a Igreja surgiu nos Estados Unidos da década de 20 e chegou ao Ceará, mais precisamente em Fortaleza, através do pastor Francisco Epifanio Rocha de Almeida, que celebrou o primeiro culto no dia 29 dezembro de 1974, na antiga Rádio Dragão do Mar.
A sessão foi presidida por Salmito Filho e a mesa solene foi formada pelo pastor Nelson Carlson, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular; pastor Daniel de Oliveira, vice-presidente estadual da Igreja; pastora Faustina Estevam Amorim, vice-presidente estadual; pastor Antônio José da Silva, primeiro tesoureiro e conselheiro estadual; senhor José Osvaldo Ferreira de Sousa, superintendente regional; Audízio Oliveira, coordenador de articulação da Prefeitura Municipal de Fortaleza; pastora Raimunda Lima de Holanda, membro do conselho da Igreja.
Em sua saudação aos presentes, Salmito Filho disse que a Câmara presta essa homenagem, como o Poder que representa legitimamente a população de Fortaleza. Observou que o ato visa reconhecer o trabalho e o papel da Igreja em religar os seus adeptos a Deus. “A religião, além de estabelecer esse vínculo do ser humano com o divino, traz a mensagem de esperança do pai eterno, do pai perfeito que é o amor. Esse Deus enviou seu filho que é amor. Se tivesse uma palavra para resumir o novo testamento, o Deus pai, o Deus filho e o Deus espírito santo, seria Amor”.
“Vemos a importância da religião para acalmar os nossos corações, estimular para enfrentarmos a vida com dignidade. A religião quando traz essa mensagem e mais precisamente a Igreja traz essa mensagem da cidadania, não é apenas o amor para com Deus, mas para com o próximo. Digo isso para legitimar e explicar essa homenagem, porque a evangelização é a caminhada do amor perfeito. O sentimento mais nobre, a perspectiva cívica, cidadã, politica, sendo ela a busca do bem comum e da justiça. Ai há a interseção, é onde há o bem comum” citou.
A Câmara reconhece o trabalho de vocês para a construção do reino de Deus, que é o reino da Justiça, da Paz e do Amor. E essa construção começa agora, na condução do trabalho de cada membro da igreja como cidadão. Quem é membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, muito certamente tem a vida pautada na inspiração cristã e cultiva a moral cristã, cultiva a família como núcleo fundamental para a sociedade. Já quem não tem e não teve essa orientação e não atendeu a esse chamamento, não está sequer ligado a outra igreja. Esse com certeza está com a família totalmente destruída e com seu coração desorientado, sequer acredita que Deus existe e muito menos conhece os princípios da moral cristã e da ética. Sim, essas pessoas existem e em sua maioria estão envolvidas com as drogas, num círculo vicioso que é péssimo para ele e para seus próximos e para a cidade de Fortaleza. Esse é o roteiro de muitos jovens, que acabam mortos. Hoje as drogas é que levam muitos à miséria, não a econômica, mas a referente a conduta moral como cidadão”, asseverou.
Por isso que a Câmara agradece ao trabalho da Igreja de resgatar, orientar e encaminhar não somente do ponto de vista espiritual, mas do ponto de vista da cidadania, da politica e do social os seus seguidores. Eu conversando com o prefeito Roberto Cláudio, disse como seria bom estabelecer uma parceria, uma repactuação aqui na cidade de Fortaleza, porque os senhores membros da Igreja, engajados, fazem um trabalho e tem um alcance e uma capilaridade que as vezes nós do poder público não alcançamos. Estou lançando essa reflexão”, concluiu.
Em suas palavras de agradecimento o pastor Nelson Carlson disse ser um momento para ficar na história. A palavra que ficará na minha mente é repactuação. Essa palavra vamos nos fixar nela. É muito bom ver o trabalho da igreja sendo reconhecida pelo Poder Público, agradecemos essa moção e quero deixar registrado em nome da igreja, que não vamos parar, vamos continuar num trabalho simples, as vezes silencioso numa sala de aula, praça ou lanchonete, Aqui como foi dito, pelo Parlamento. Mas a Igreja também é o parlamento, trabalhamos pelo resgate do homem através da palavra de Deus. A mudança começa dentro da cabeça. O convertido passa por uma restauração compulsória. Porque é através de um poder sobrenatural que ele se transforma,”afirmou o pastor.
A Palavra de Deus é sobrenatural. As vezes um jovem encontra outro, envolvido nas drogas, que é o grande mal que acaba com a esperança e a vida, Mas esses jovens, pela palavra de Deus, podem abandonar aquela vida, por algo melhor. Vejo o poder público abrindo um espaço para essa parceria. Não queremos muitas coisas, já fazemos esse trabalho e as vezes somos tratados de forma diferente. Que essa parceria facilite o trabalho do nosso povo. Que possa fazer qualquer lugar o parlamento da verdade, pois ela liberta, como diz o evangelho”, comentou.
Ele citou o poder transformador da palavra de Deus ao contar uma história de um dos maiores gangsteres dos EUA, que aos 18 anos já havia sido preso 28 vezes e julgado três vezes. Disse que um pregador chegou para ele e disse que Jesus o amava. Então o rapaz pegou uma faca e ameaçou cortar o religioso, mas o pregador continuou insistindo até ele aceitar e tornar-se um salvador de vidas. Sua biografia diz que após ele ser chamado por Deus, uma criança o pediu para ajudá-la a consertar um brinquedo, algo que não acontecia antes pois todos o temiam ele. Essa é a prova que qualquer pessoa, pois mais terrível que seja pode mudar e ser uma serva da palavra de Deus”, frisou.
No final agradeceu ao presidente Salmito pela homenagem e afirmou estar a 43 anos no Nordeste e 23 em Fortaleza. “Que os seus sonhos, deixem de ser sonhos e se tornem realidade. Deus o abençoe!” finalizou.
História - A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma denominação cristã evangélica pentecostal, fundada nos Estados Unidos em 1923. A partir do ano 2000, teve uma adesão de mais de 7 milhões de pessoas, com 68.000 igrejas em 136 países;
Aimee Semple McPherson (1890-1944), uma evangelista conhecida como “Irmã Aimee”, concebeu a ideia da Igreja do Evangelho Quadrangular em 1922. Los Angeles foi o centro das operações, sendo o Angelus Temple inaugurado em Echo Park em 1 de janeiro de 1923, reunindo 5.300 pessoas.
McPherson foi uma celebridade, participando de eventos públicos, de modo que semanalmente nos domingos parava completamente as ruas de Los Angeles, juntamente com o prefeito e estrelas de cinema, diretamente para o Angelus Temple. Ela construiu o templo, e o L. I. F. E. Bible College na porta ao lado, no canto noroeste das terras que possuía no centro da cidade.
O status de celebridade de McPherson continuou até depois de sua morte, em biografias como a de 1976 Hallmark Hall of Fame, o drama The Disappearance of Aimee e o filme independente de 2006 Aimee Semple McPherson retratando a sua vida, particularmente seu desaparecimento em Maio-Junho de 1926 e a controvérsia jurídica que se seguiu.
Após a morte de Aimee Semple McPherson, em 1944, seu filho, Rodolfo K. McPherson tornou-se presidente e líder da igreja, cargo que ocupou durante 37 anos. Sob sua liderança, a denominação passou de cerca de 400 igrejas a mais de 10.000. A Igreja Quadrangular formou a Fraternidade Pentecostal da América do Norte em 1948 em Des Moines, Iowa, em uma aliança com as Assembleia de Deus, a Igreja de Deus (Cleveland), a Open Bible Standard Churches, a Igreja Internacional Pentecostal de Santidade e outros.
Em 1994, 46 anos após sua fundação, a Fraternidade Pentecostal foi reorganizada como Igrejas Pentecostais/Carismáticas da América do Norte, depois de combinar com organizações afro-americanas, mais significativamente a Igreja de Deus em Cristo.
Angelus Temple, construído por Aimee Semple McPherson e dedicado em 1° de Janeiro de 1923. O templo está defronte do Echo Park, próximo do centro de Los Angeles, California.
Em 31 de maio de 1988 o Dr. John R. Holland se tornou o terceiro presidente da Igreja, uma posição que ocupou até Julho de 1997.
Harold Helms serviu como presidente interino de julho de 1997 até julho de 1998, e foi seguido pelo Dr. Paul C. Risser, que se tornou presidente em 26 de abril de 1993, na 55.ª convenção anual da igreja.
Jack W. Hayford é o presidente da Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular desde 1° de outubro de 2004. Hayford é fundador de A Igreja no Caminho em Van Nuys, Califórnia e ministérios Caminho Vivo. Ele, junto com os pastores Roy Hicks, Jr em Eugene, Jerry Cook em Gresham, Ronald D. Mehl da Igreja Quadrangular de Beaverton, em Beaverton, e John Holland em Vancouver, Colúmbia Britânica, foram creditados pela igreja com o estabelecimento de um plano de crescimento da denominação.
A denominação Quadrangular, sob a liderança de Hayford, está em “conversas missionárias” com o movimento emergente, sendo parte de um esforço para a “Multiplicação da Igreja” . “Multiplicação da Igreja” também apoia o movimento de igrejas domésticas através de recursos que sustentam a expansão da “Rede Quadrangular de Igrejas Simples.” Atualmente a Igreja do Evangelho Quadrangular Internacional está presente em mais de 172 países, em todos os continentes.
www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto