Pular para o conteúdo principal

Anistia para Nonato dos Santos

Egídio Barreto, Raimundo Nonato dos Santos e Adriano Lima em Aracati (Foto Sandro Freitas)
A Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou (CEAWS), órgão colegiado vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), desembarcou em Aracati. Num ato simbólico, na Câmara Municipal de Aracati, o Governo do Ceará pediu desculpas oficiais pelos erros cometidos contra o cearense Raimundo Nonato dos Santos, seus amigos e familiares, na década de 1960.
O presidente da Comissão, Mário Albuquerque, também anunciou a reparação econômica por danos comprovados. Raimundo Nonato foi indenizado por perseguição política com o valor de R$ 20 mil. “Esse julgamento não tem só esse aspecto financeiro, até porque nenhum valor repara o que essas pessoas sofreram durante o regime militar. Mas busca, principalmente, levar ao conhecimento da sociedade a compreensão de que essa liberdade que hoje desfrutamos foi conquista às custas de prisões, sangues, torturas, perseguições e desaparecimento de pessoas”, afirma.
Depois de ter sua casa invadida por policias, livros apreendidos e destruídos, Raimundo Nonato dos Santos foi acusado de subversão pela repressão política nos primeiros meses que se seguiram ao golpe militar de 1964. ”Essa é uma reparação que eu esperei por anos, porque aquele episódio angustiante ainda está muito vivo na minha memória. Vivo, vivíssimo!”, declarou.
Quem também acompanhou a apreciação do requerimento foi o presidente da OAB – Subseção Aracati, Egídio Barreto, que destacou a relevância de assistir o Estado pedir desculpa a um cidadão e submeter-se a um julgamento, em uma época em que a sociedade está tão fragilizada com a desmoralização das instituições. “Hoje, quem estava no banco dos réus era o estado. Naquela época, ter a casa invadida por polícias era ter o medo de ser levado e não voltar mais. Raimundo Nonato não chegou a ser preso, mas a família passou aquele momento de medo. Uma invasão é um desrespeito à dignidade da pessoa humana, a individualidade, e tudo isso precisa ser reprimido”.
Cinema contra o golpe!
A sessão extraordinária aconteceu durante a realização da 12ª edição do Curta Canoa – Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada. Segundo Adriano Lima, idealizador e diretor do evento, que segue sua programação até terça-feira (12), a ideia surgiu de um esforço conjunto para construir e fortalecer a memória da população cearense para que episódios de repressão não voltem a se repetir.
“O fantasma da ditadura pareceu nos ameaçar ao longo de 2017. Não havia como ignorar o tema durante essa edição, e foi por isso que criamos a Mostra Cinema Contra o Golpe, que exibiu filmes fabulosos como ’Manoel Bernardino, o Lênin da Matta’, da cineasta Rose Panet. Mas nós queríamos fazer mais. E surgiu essa oportunidade durante uma conversa com o Mário Albuquerque, que deu início a um esforço nosso para achar as testemunhas e organizar este momento”, conclui Adriano Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...